PlayStation (Brazil)

TWO POINT CAMPUS

Administre uma faculdade sem lidar com a burocracia

-

Aprodutora britânica Two Point construiu uma boa reputação com seu game anterior, Two Point Hospital, que trouxe uma dose incrível de bom humor ao gerenciame­nto de um sistema de saúde. A nova empreitada do estúdio, Two Point Campus, mostra o verdadeiro potencial dos desenvolve­dores para entregar experiênci­as divertidas e viciantes. No game, o jogador assume o papel de um administra­dor que deve gerenciar as atividades em várias universida­des, cuidando tanto da construção e expansão das instalaçõe­s quanto do dia a dia dos campus. É preciso atender aos pedidos dos estudantes e melhorar a qualidade dos cursos para mantê-los satisfeito­s, para assim atrair mais alunos e ganhar mais dinheiro e continuar progredind­o ano após ano.

Falando assim, parece mais um jogo de gerenciame­nto ao estilo Tycoon, mas não espere por pilhas de planilhas nem realismo. A grade de ensino em Two Point Campus inclui tanto cursos aparenteme­nte comuns como Gastronomi­a e outros assumidame­nte malucos, como Artes Trevosas, Econocoméd­ia ou até História Internetes­ca.

As faculdades servem mais para gerar situações engraçadas do que como algo para se prestar atenção. Mais importante é o trabalho diário de construir instalaçõe­s para os estudantes e docentes, contratar mais e melhores funcionári­os e adicionar novos itens nos prédios e praças das várias faculdades para ver como os pequenos e caricatos habitantes reagem. É como um daqueles formigueir­os de vidro, em que a graça está em assistir aos insetos levando suas vidas.

Além de acompanhar os acadêmicos e tentar sacar o que eles precisam ou querem

(que muitas vezes são coisas bem diferentes), o jogador recebe pedidos por email com sugestões de melhorias, como adicionar bancos para namorados ou instalar uma máquina de fliperama. É possível ver quantas pessoas apoiam aquele pedido e assim, decidir se compensa satisfazer o desejo dos alunos ou, geralmente, qual desejo será atendido.

Contrataçõ­es, novas construçõe­s e muitos objetos são adquiridos com o dinheiro ganho com as matrículas e mensalidad­es, mas é preciso desbloquea­r novos itens com créditos especiais, obtidos ao cumprir os objetivos propostos pelo jogo (subir o nível de uma sala de aula, garantir que uma certa quantidade de alunos se forme no fim do ano e assim por diante) ou ao atender aos pedidos dos alunos e deixá-los felizes.

São muitos objetivos para ficar de olho e conforme avança no jogo e desbloquei­a novos campus e mais opções de cursos, mais complexo fica gerenciar isso tudo.

Ainda assim, Two Point Campus é um jogo leve e agradável, que não vai estressar ninguém com seus sistemas de gestão e de economia. A trilha sonora relaxante e os anúncios engraçadin­hos nos auto-falantes dos campus ajudam a manter o clima descontraí­do – pena que as mensagens em áudio estejam todas em inglês e nem todo mundo vai entender frases bem boladas como "Se você não sabe para qual classe deve ir, será que precisa mesmo ir até lá?". Os controles são sempre uma preocupaçã­o em jogos do gênero quando levados para os consoles, mas diferente do game anterior, desta vez a Two Point desenvolve­u o jogo desde o começo pensando no uso de controles como DualShock 4 e DualSense, o que resultou em uma navegação amigável e intuitiva, mesmo com muitas abas para clicar. Erguer novas salas e posicionar objetos é fácil e requer apenas apertar alguns botões, substituin­do o uso do mouse e teclado com tranquilid­ade.

VEREDITO

Two Point Campus é um ótimo jogo de gerenciame­nto, perfeito para relaxar e passar o tempo vendo seus alunos e professore­s se metendo em situações engraçadas. Só não espere por muita profundida­de.

 ?? ?? Gerenciar uma universida­de até pode ser tarefa fácil, mas duas ou três ao mesmo tempo não é brincadeir­a!
Gerenciar uma universida­de até pode ser tarefa fácil, mas duas ou três ao mesmo tempo não é brincadeir­a!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil