PlayStation (Brazil)

KLONOA: PHANTASY REVERIE SERIES

O retorno de um mascote que não devia ter sido esquecido

-

Há um ponto de convergênc­ia entre a imensa maioria dos jogos de mascotes do PS1: os mascotes são horríveis e sem carisma algum. Croc, Gex, Blasto, Jersey Devil, Glover, Rascal, Sir Daniel Fortesque, Spyro (oh sim, isso mesmo). As únicas exceções, os que exalam carisma, eram Crash, PaRappa e Klonoa. E quase ninguém se lembra de Klonoa.

Os poucos que se lembram vão chorar de emoção ao verem apenas a tela inicial das versões remasteriz­adas de Klonoa: Door to Phantomile (1997, PS1) e Klonoa: Lunatea’s Veil (2001, PS2), que estão nesse lançamento (nada do jogo de vôlei de praia). Classifica­r como remaster ou remake fica por sua conta. As fases são exatamente iguais às originais, mas o visual foi totalmente refeito e uma ou outra facilidade foi acrescenta­da na jogabilida­de. É como a Crash Bandicoot N.Sane Trilogy, só que bem mais modesta no orçamento.

Quem não conhece só precisa saber que esses são jogos de plataforma 2.5D, em que você puxa inimigos com sua arma de vento e joga em outros para que eles sumam, ou então os usa como impulso para um pulo duplo ou para quebrar objetos. É simples do jeito que tudo era 25 anos atrás. Os personagen­s são legais e os jogos contam historinha­s boas que parecem fofinhas, mas vão ficando tensas e chegam a finais de cortar o coração de qualquer um. Quem gosta de games de plataforma retrô vai curtir a arte, a boa trilha sonora e vai querer pegar tudo em cada fase.

Em teoria, Door to Phantomile é o mais diferente em relação ao antigo, que usava elementos 2D em cenários tridimensi­onais. Porém, ao jogar, nada parece estranho – pelo contrário, essa é uma adaptação que consegue ser muitíssimo fiel ao material de origem mesmo colocando mais detalhes nos cenários e mudando cores e texturas. Quem chegou a ver o remake feito para o Wii vai reparar que os cenários parecem ter vindo diretament­e de lá, com resolução maior e algo extra que dá uma cara menos moderna. Aliás, dá para ativar um filtro que deixa os gráficos meio pixelados no estilo PS1 e até que alcança o efeito desejado. Os controles de Door to Phantomile não são perfeitos quando há desníveis nos terrenos da fase, mas fora isso eles respondem muito bem.

Confesso que não conhecia muito de Lunatea’s Veil, a não ser que é considerad­o tão bom quanto, senão melhor que seu antecessor. Dá para ver que a sequência de fato tenta fazer mais sem perder o estilo de antes e, mesmo que ambas compartilh­em o mesmo visual em Phantasy Reverie, o jogo de PS2 naturalmen­te fica mais detalhado na geometria das fases. Ele é o mais agradável de jogar pelos padrões atuais.

HUMILDE HOMENAGEM

Mesmo com todo o belo trabalho por terem praticamen­te refeito os jogos, fica faltando algo mais em Phantasy Reverie. O final de Door to Phantomile, que era uma CG muito bem feita e impactante no PS1, se tornou uma cena comum que não passa um pingo da emoção da versão velha. Poderia talvez estar em um menu de extras, porém não há muito nesse quesito, a não ser uns chapéus diferentes – nada de documentos de produção ou algo que festeje mais o ressurgime­nto de uma série cult tão simpática.

Essa coleção é bem indicada para quem quer um jogo para os filhos pequenos jogarem (só que ele vai ter que jogar como você quando era jovem, porque não tem menus em português).

Quem já conhecia vai adorar reviver esses jogos, mas ficará a impressão no fundo da sua mente de que poderiam ter feito um pouquinho mais, tanto para agradar quem é fã quanto para atiçar a curiosidad­e de quem quer dar uma chance para Klonoa.

VEREDITO

Simples e diretas, as aventuras de Klonoa surpreende­m com muitos desafios para superar e boas batalhas de chefes.

 ?? ?? Esse carinha merecia uma carreira mais longa como mascote
Esse carinha merecia uma carreira mais longa como mascote
 ?? ?? FICHA
• PS4, PS5
• AVENTURA
• MONEYCRAFT,
BANDAI NAMCO GAMES
• INGLÊS (TEXTO)
• MÍDIA DIGITAL
FICHA • PS4, PS5 • AVENTURA • MONEYCRAFT, BANDAI NAMCO GAMES • INGLÊS (TEXTO) • MÍDIA DIGITAL
 ?? ?? A série Klonoa ficou famosa pela rotação dos cenários 2.5D e pela forma com que eles se cruzam
A série Klonoa ficou famosa pela rotação dos cenários 2.5D e pela forma com que eles se cruzam
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil