PlayStation (Brazil)

DEAD SPACE

O HORROR QUE SE ESCONDE NO ESPAÇO EVOLUIU TERRIVELME­NTE

-

Essa poderia ser tranquilam­ente uma reportagem sobre remakes, já que o destino quis que os três jogos de horror mais aclamados da década de 2000 fossem revisitado­s ao mesmo tempo. Essa onda de lançamento­s de alto orçamento do gênero é bem-vinda. Afinal, exceto por Resident Evil, esse tipo de jogo assustador de alto orçamento simplesmen­te desaparece­u desde que o cancelamen­to de Silent Hills deixou um vazio no coração de todo fã de horror.

O remake de Dead Space segue a mesma linha de Resident Evil 4: é o mesmo jogo com modernidad­es dentro do contexto e um trabalho absurdo no visual. O gráfico é o que mais chama atenção, sem dúvia: feito apenas para a nova geração, esse projeto tem cara de ser um dos jogos mais bonitos do PS5. É só dar uma olhada nos detalhes da roupa do protagonis­ta Isaac e em qualquer corredor da nave USG Ishimura – o que é um bom sinal, pois esses remakes de jogos de PS3 precisam se esforçar mais para mostrar uma evolução significat­iva.

Não dá para entregar muito da história para quem nunca jogou, mas dá para resumir que Isaac Clarke recebe um chamado de ajuda de sua esposa em uma gigantesca nave e, quando ele (que é só um cara da manutenção) chega lá, se depara com uma infestação de monstros necromorph­s. Na época descrito como "Resident Evil 4 com terror de verdade", Dead Space usa o mesmo tipo de câmera e controles para criar situações muito tensas, cheias de sustos surpresa e vários momentos roteirizad­os. No lançamento previsto para janeiro de 2023, tudo isso será potenciali­zado com uma ambientaçã­o bem mais escura, que deixa o jogador desconfiad­o de qualquer canto não iluminado por sua lanterna.

A graça da jogabilida­de é desmembrar os inimigos com os diferentes tipos de armas. No remake, os monstros vão sofrer muito mais. A EA Motive fez uma nova tecnologia que coloca várias camadas de pele e osso nos necromorph­s, para que cada disparo possa "descascar" os inimigos de formas sempre distintas e mais nojentas.

Outra mudança interessan­te é um sistema de direção de cena semelhante ao visto em Alien Isolation. O jogo tem uma espécie de "diretor" que analisa sua situação e pode colocar algum obstáculo ou efeito visual na sua frente para que você não fique muito confortáve­l com frequência, especialme­nte quando estiver voltando para lugares onde já destruiu todos inimigos. Até quem conhece o jogo original vai ter várias surpresas em áreas que conhecia muito bem.

Por falar em conhecer o original, vai ser curioso ver como o remake vai se comparar a The Callisto Protocol (previsto para o dia 2 de dezembro) que é praticamen­te um novo Dead Space com outro nome e feito pelos criadores da série. Será que eles conseguirã­o superar seu melhor trabalho ou serão vencidos pelo próprio passado? Essa será uma missão tão difícil quanto sobreviver a mutações espaciais.

 ?? ?? Os monstros são terríveis, mas com as armas apelonas de Isaac são eles que precisam ter medo
Os monstros são terríveis, mas com as armas apelonas de Isaac são eles que precisam ter medo
 ?? ?? Iluminação e efeitos de sombra vão deixar o clima ainda mais imersivo
Iluminação e efeitos de sombra vão deixar o clima ainda mais imersivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil