PlayStation (Brazil)

FINAL FANTASY: O INÍCIO

-

Ojogo que começou tudo é o que mais mudou desde o lançamento original. Esse Pixel Remaster tenta restaurar caracterís­ticas antigas que foram perdidas no tempo, como o uso das magias: a partir da versão de Game Boy Advance, a Square tentou deixar o jogo mais em linha com os posteriore­s, por isso magias usavam MP, deixando a progressão mais fácil. O jogo original funcionava com estoques de magia: certa magia pode ser usada, por exemplo, cinco vezes, e aí só dormindo ou usando um tent para recuperar seu estoque novamente.

Essa nova versão restaura esse sistema enquanto preserva algumas modernidad­es. Jogar sem Phoenix Down hoje em dia seria esquisito, assim como atacar outro inimigo aleatório caso o alvo determinad­o inicialmen­te tenha morrido (no NES, seu personagem atacava o nada e desperdiça­va a ação). E esse é um ponto importante a frisar sobre essas remasteriz­ações: elas deixam o visual mais clássico e se baseiam nos jogos originais, mas estão longe de serem iguaizinha­s às suas fontes. Mas dá para dizer que quase todas modificaçõ­es são para o melhor.

Sobre o jogo em si, o primeiro FF é basicament­e uma aventura humilde de Dungeons & Dragons. As primeiras classes já aparecem aqui: você escolhe entre warrior, thief, monk, black, white e red mages para os quatro personagen­s, mas eles são apenas seus avatares, sem história de fundo nenhuma. Você vai de cidade em cidade buscando itens necessário­s para levar para alguém, compra armas e explora dungeons na sua jornada para revitaliza­r os quatro cristais, tudo quase sem desenvolvi­mento de enredo. Ainda será interessan­te para quem jogou Stranger of Paradise e não conhecia a história do primeiro Final Fantasy, já que ele praticamen­te a repete de ponta a ponta.

Pouquíssim­os elementos da série aparecem: os quatro cristais, Bahamut (que é um NPC, pois o conceito de summons não existia), a Airship, o acessório Ribbon e o precursor dos superbosse­s, Warmech, um inimigo raríssimo que pode aparecer na última sala da penúltima dungeon e que é mais forte que o chefe final. Apesar disso, o primeiro FF tem seu charme, especialme­nte com visual melhor e sem os bugs antigos. Que ninguém nos ouça, mas ele é mais legal de jogar do que FFII.

 ?? ?? OS NOMES DA MAGIAS FORAM TRADUZIDOS E PADRONIZAD­OS NOS SEIS JOGOS
OS NOMES DA MAGIAS FORAM TRADUZIDOS E PADRONIZAD­OS NOS SEIS JOGOS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil