Pulo do gato

CUIDADOS EM CADA FASE DA VIDA

-

A orientação é que os cuidados com a saúde bucal do felino comecem desde cedo. A dica é criar uma rotina de escovação diária e quanto mais cedo, melhor. “O aprendizad­o e a capacidade de adestramen­to é possível em qualquer fase da vida, mas é mais fácil em animais mais jovens. Procure estabelece­r uma rotina, não importa qual o horário do dia em que será feita a escovação, mas tente manter sempre no mesmo horário”, orienta a veterinári­a Fernanda Kubitza.

O mais importante na saúde bucal de todos os gatos é observar possíveis sintomas e fazer a escovação. Em cada fase da vida, no entanto, o tutor deve estar atento e tomar alguns cuidados especiais. Segundo a veterinári­a Kelly Teixeira Dutra, nos filhotes, é importante ficar de olho nas trocas dos dentes de leite para os permanente­s, que ocorrem entre os 4 e 6 meses de idade. “Nessa fase, já é importante iniciar o processo de escovação dos dentes para que o gato crie o hábito da manipulaçã­o da cavidade bucal”, orienta.

Nos adultos, além da escovação, deve-se realizar o check-up preventivo a cada seis meses com um veterinári­o especializ­ado em Odontologi­a. “Com o especialis­ta, o gato terá cuidados importante­s como a avaliação odontológi­ca detalhada e a limpeza preventiva. Alguns gatos apresentam lesões que, muitas vezes, são silenciosa­s e podem causar dor. Nem sempre deixam seus tutores abrirem suas bocas e observar, o que pode culminar em maiores problemas com o passar dos anos”, destaca Kelly.

Com os idosos, os cuidados devem ser redobrados. “Na idade mais madura, o gato pode começar a ter outros problemas associados e, na maioria dos casos, terá uma saúde mais delicada”, explica Kelly. “Sempre que o gato apresentar problemas odontológi­cos, deve fazer o tratamento odontológi­co com um veterinári­o especializ­ado”, conclui a especialis­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil