Pulo do gato

Vamos para a prática?

-

A seguir, veja quatro dicas de ouro para ter um felino bem resolvido com a água do ambiente em que vive:

1

Adaptação gradual

Como tudo na vida de um bichano, para que o gato aprecie tomar banho e brincar com água, a adaptação deve ser gradual. De acordo com o professor Carlos C. Alberts, o ideal é começar logo após o primeiro mês de vida do felino. “Comece deixando-o em uma bacia sem água, para que brinque. Em seguida, coloque um pouco de água morna e vá aumentando, de forma gradual, a quantidade”, ensina.

2

Água no ambiente

Permita que seu felino entre no box quando você estiver tomando banho, se ele desejar. Não impeça que seu gato brinque com água por medo dele sujar a casa. “Deixe que ele siga sua vontade e interaja com água corrente, da torneira, do chuveiro, onde ele bem entender”, aconselha Carlos.

3

Crie uma rotina

Gatos gostam de rotina. Por isso, inclua o contato com a água no dia a dia do animal. “Todos os meus gatos que acostumei desde cedo a ter contato com a água gostam de tomar banho”, relata o especialis­ta.

4

Banho bom

Ao acostumar o gato com a água, atente-se a secar bem o animal após o banho e evite usar produtos com odores fortes. “Até produtos químicos presentes na própria água da torneira, como cloro e flúor, podem afastar os gatos”, aponta Carlos. “Alguns gatos tendem a se esfregar na areia ou na terra logo depois do banho. Isso acontece porque os materiais em pó ajudam a secar os pelos. Assim, para evitar esse comportame­nto, seque o animal com toalha. Limitar o acesso ao ambiente com terra também pode ajudar”, aconselha.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil