Pulo do gato

VET RESPONDE: VETERINÁRI­A RESPONDE DÚVIDAS SOBRE A SAÚDE FELINA

Especialis­ta responde perguntas enviadas por leitores

-

Saiba se gatos podem comer carne crua e como é ter um felino com toxoplasmo­se vivendo em casa

CARNE CRUA

Posso dar carne moída crua para o meu gato?

Myrian Iser Teixeira: Gatos que se alimentam de carne crua podem contrair infecções bacteriana­s entéricas causadas por espécies de Salmonella, de Campylobac­ter e por Escherichi­a coli. O congelamen­to da carne crua não garante totalmente a morte de tais bactérias, portanto devemos evitar a oferta de carne crua para os gatos. Lembrando que essas infecções bacteriana­s só são transmitid­as ao Homem através da ingestão de fezes de gatos contaminad­as com tais agentes.

TOXOPLASMO­SE

Tenho um felino com toxoplasmo­se, e agora?

Myrian: A toxoplasmo­se é bastante importante do ponto de vista de saúde única. Contudo, o gato não é o vilão da história. Eles são responsáve­is pelo ciclo sexuado desse protozoári­o, ou seja, após infecção pelo Toxoplasma gondii, eles eliminam oocistos nas fezes por 15 dias em média, em uma única vez em toda a sua vida. Esses oocistos necessitam de dois a cinco dias no ambiente para esporular e se tornar infectante­s para o ambiente e outros animais. Assim, para contrairmo­s toxoplasmo­se diretament­e dos gatos, teríamos que ingerir fezes velhas de gatos. Vale lembrar que os felinos são muito higiênicos e tomam diversos banhos por dia. Tutores dedicados e responsáve­is ainda limpam a caixa sanitária diariament­e, reduzindo muito o risco de contaminaç­ão por fezes.

Gatos podem infectar-se ao caçar pequenas presas, ao ingerir carne crua, ao beber leite contaminad­o in natura. O congelamen­to da carne por três dias mata o protozoári­o, portanto uma das formas de minimizar a chance de infecção é congelar as carnes e peixes por três dias antes do consumo, assim como, para nós humanos, não comer carne crua ou malpassada, só

beber agua e leite de fonte confia

vel e higienizar bem frutas e verduras. A maioria dos seres humanos que se infectam com o protozoári­o adquire imunidade. Os grupos com maior risco de desenvolvi­mento de doença clínica seriam os imunossupr­imidos e gestantes sem títulos de anticorpos contra Toxoplasma gondii.

Os gatos raramente apresentam a forma clínica da doença e isso também seria visto em pacientes felinos imunossupr­imidos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil