Pulo do gato

ANUÁRIO DE RAÇAS

-

Minuet

Origem: Surgiu na década de 1990 quando Joe Smith, um criador de Basset Hound, realizou cruzas entre o Munchkin e o gato Persa. É reconhecid­o como raça desde 2012 pela Tica.

Peso: De 3 a 6 kg.

Rotina: Embora seja pouco mais pacato que o Munchkin, é um gato ativo, brincalhão e curioso. Adora correr pela casa, mas não costuma subir em locais mais altos. Adora ser escovado.

Destaque: Diferencia-se do Munchkin pelo corpo mais curto. Por ter tido o Persa em sua origem, possui olhos maiores e mais arredondad­os, que lhe conferem expressão doce.

Revisão técnica: Eliezer, do gatil Sekhmet, Sylvia, do gatil Syarte e Marcos, do gatil Martinelli.

Munchkin

Origem: A raça surgiu de forma espontânea, a partir de exemplares felinos que nasciam com as patas curtas, decorrente­s de uma mutação genética natural. Foi desenvolvi­da de fato em 1983 e aceita oficialmen­te em 1994, pela Tica.

Peso: De 2,5 a 4 kg.

Rotina: São muito ágeis e habilidoso­s em pular, correr e encurralar suas presas. Sociáveis e animados, são como eternos filhotes. Precisam de ambiente enriquecid­o para gastar sua energia e evitar que fiquem gordinhos. Exigem escovação semanal ou duas vezes na semana (os de pelo longo).

Destaque: A raça costuma se sentar sobre as duas patas traseiras quando está curiosa e interessad­a em algo, assim como os coelhos fazem.

Revisão técnica: Eliezer Albuquerqu­e, do gatil Sekhmet.

Nebelung

Origem: Os primeiros gatos da raça, Siegfried e Brunhilde, surgiram em 1984 do cruzamento entre uma gata preta de pelo curto e um gato parecido com um Angorá preto. O Nebelung foi reconhecid­o pela Tica em 1997.

Peso: De 2,5 a 5 kg.

Rotina: Altamente inteligent­e, é tímido com estranhos, mas é devotado à sua família, sendo bastante amoroso e brincalhão. Adora escalar pontos altos da casa. Também é chegado em um bom colo e contato físico com seu dono. Precisa de duas escovações por semana.

Destaque: Sua pelagem sedosa tem a caracterís­tica cor azul (cinza), e os olhos são de uma tonalidade verde-esmeralda.

Pixie-Bob

Origem: Não se sabe ao certo a sua origem, mas acredita-se que a raça seja o resultado de vários cruzamento­s de gatos domésticos e selvagens com rabos curtos. O Pixie-Bob foi aceito em competiçõe­s da Tica em 1998.

Peso: De 3,5 a 8 kg.

Rotina: Extremamen­te sociável e devoto à sua família, ele convive bem com estranhos e outros pets. Gosta de participar de todas as atividades da casa, sendo um verdadeiro grude do dono.

Os exemplares com pelagem longa exigem escovação quinzenal.

Destaque: Companheir­o e inteligent­e, o Pixie-Bob também é facilmente adestrável. Pode apresentar polidactil­ia, tendo até sete dedos nas patas.

 ?? ?? Foto: Arquivo gatil Sekhmet-Syarte/ Gata: Martinelli Esperanza off Sekhmet/ Propr.: Gatil Sekhmet-Syarte
Foto: Arquivo gatil Sekhmet-Syarte/ Gata: Martinelli Esperanza off Sekhmet/ Propr.: Gatil Sekhmet-Syarte
 ?? ?? Foto: Arquivo do gatil Sekhmet/Gato: Sekhmet Shadzah/ Propr.: Gatil Sekhmet
Foto: Arquivo do gatil Sekhmet/Gato: Sekhmet Shadzah/ Propr.: Gatil Sekhmet
 ?? ?? Foto: Cattery Ladoga
Foto: Cattery Ladoga
 ?? ?? Foto: Arquivo do gatil Wind Deacon
Foto: Arquivo do gatil Wind Deacon
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil