Pulo do gato

Ásia e Oceania

-

Todos os gatos que fazem parte do grupo seleto que listaremos a seguir têm uma caracterís­tica que é inerente a todo felino, mas que, em alguns, é muito mais acentuada: a elegância. Os gatos do tipo oriental a têm de sobra. Além disso, nesse grupo, encontramo­s alguns dos felinos mais antigos e tradiciona­is da gatofilia, como o Siamês e o Oriental (fotos acima) e o Angorá Turco – este, inclusive, tem o apelido de bailarino da gatofilia, tamanha é a sua elegância ao se movimentar. Não é à toa que os asiáticos são apaixonado­s por felinos, sendo pioneiros em empreendim­entos como os cat cafés.

Nesse grupo foram incorporad­as também as raças russas, que têm em sua lista gatos peludos e com um visual de tirar o fôlego, como Siberiano, Neva Masquerade e Kurilian Bobtail, além do famoso Azul Russo (Russian Blue) e o Don Sphynx, outro gatinho pelado da gatofilia. Temos aqui também alguns exemplos de gato da sorte, que eram tidos como amuletos na Antiguidad­e como o Khaomanee, o Korat e o Japonese Bobtail - este considerad­o um gato da sorte até hoje no Japão. Outro felino que merece destaque nessa lista é o Burmês, dotado de uma pelagem diferencia­da, brilhante e em degradê, que é única.

Representa­ndo o único integrante australian­o dessa lista, o Australian Mist (por isso a menção à Oceania no título) deriva justamente do Burmês e do Abissínio (listado neste Anuário de Raças na parte da África).

A seguir, você confere algumas opções de raças criadas no Brasil, como os felinos em destaque (com fichas maiores), além do Singapura, Burmês, Angorá Turco, Peterbald e Don Sphynx. Aprecie sem moderação!

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil