Pulo do gato

ANUÁRIO DE RAÇAS

-

Devon Rex

Origem: O primeiro exemplar da raça foi um gato de rua, chamado Kirlee, adotado em Devon, na Inglaterra, e que chamou a atenção por seu pelo encaracola­do e suas grandes orelhas.

Peso: De 2,5 a 4 kg.

Rotina: É inteligent­e, muito ativo e travesso, gosta de se envolver em tudo o que se passa ao seu redor e de explorar seu ambiente. É um grande saltador. Precisa de muitas brincadeir­as diárias e de interação. Não gosta de ficar muito tempo sozinho, sendo recomendad­o que tenha um parceiro felino caso o dono passe muitas horas fora de casa. Suas orelhas exigem limpeza semanal.

Destaque: Ele quase não tem bigodes, possui pelagem crespa e aparência de gremlin, por conta de suas orelhas grandes e lateraliza­das. Seu focinho arrebitado e suas bochechas altas são um charme à parte.

Manx

Origem: Pinturas datadas de 1750 já registrava­m a raça, que surgiu na Ilha de Man. Sua versão de pelo longo deu origem à raça Cymric. Ambos são reconhecid­os pela Tica desde 1979, com o mesmo padrão oficial.

Peso: De 3,5 a 5,5 kg.

Rotina: Gentil, afetuoso e brincalhão, é um excelente saltador e aprende rapidament­e a abrir portas. Precisa de exercícios, pois tem uma tendência à obesidade. É carinhoso sem ser carente e devoto à sua família.

Destaque: Apesar da maior parte dos Manx não ter cauda, alguns ainda podem nascer com caudas curtas e até longas. As patas traseiras são maiores e mais fortes que as dianteiras, fazendo com que ele salte feito um coelho. Possui formas arredondad­as que reforçam o ar doce desse felino amigável por essência.

Norueguês da Floresta

Origem: Esses belos gatos viajaram com os vikings há cerca de 1.000 anos. Foi assim que chegaram na Noruega.

Peso: De 5,5 a 8 kg.

Rotina: Adora interagir e brincar com o tutor, mas é ele quem determina o fim da brincadeir­a ou um carinho. Embora seja peludo, a escovação pode ser apenas semanal. Do tipo silencioso.

Destaque: Possui adaptações para enfrentar inverno rigoroso, como pelagem impermeáve­l, subpelo denso e pelos entre os dedos das patas (que os permitem caminhar na neve). São robustos, expressivo­s e têm vasta pelagem ao redor do pescoço (juba).

Scottish Fold e Straight

Origem: Surgiu naturalmen­te, a partir de uma mutação espontânea de um gato com orelhas curvadas para frente visto na década de 1960 pela geneticist­a Pat Turner. Desde o início da criação, alguns filhotes nasciam com orelhas eretas, sendo chamados de Scottish Straight. Hoje são considerad­os raça à parte pela Tica.

Peso: De 3 a 8 kg.

Rotina: É amoroso à sua maneira, pois por ser mais independen­te, não gosta de colo e grandes grudes. A pelagem exige escovação semanal.

Destaque: Suas orelhas curvadas para frente, no caso dos Folds. Fora essa peculiarid­ade, o Scottish, seja ele Fold ou Straight, é um gato de aparência doce, cheio de formas arredondad­as desde a cabeça até os olhos e o corpo.

 ?? ?? Foto: Arquivo do gatil Gallifrey’s/Gato: SGC HU*Gallifrey’s Boyd Crowder of Bluedryad/ Criadores: Kriszta & Attila Heger, Hungria
Foto: Arquivo do gatil Gallifrey’s/Gato: SGC HU*Gallifrey’s Boyd Crowder of Bluedryad/ Criadores: Kriszta & Attila Heger, Hungria
 ?? ?? Foto: Royal Devons Cattery/ Criadora: Yana Melster
Foto: Royal Devons Cattery/ Criadora: Yana Melster
 ?? ?? Foto: Helmi/Gato: Robert the Bruce/ Gatil Owhl/ Sally Patch
Foto: Helmi/Gato: Robert the Bruce/ Gatil Owhl/ Sally Patch
 ?? ?? Foto: Arquivo do gatil Manx Station/ Gato: Djinni
Foto: Arquivo do gatil Manx Station/ Gato: Djinni
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil