Qual Viagem - Qual Viagem - Especial Superdicas

Polinésia

O REINO DE TONGA

-

Conheci esse país da Oceania, na Polinésia, durante uma viagem às ilhas do Pacífico Sul, em um roteiro que incluiu as paradisíac­as Fiji e Samoa. Escolhi Tonga porque é um dos poucos lugares no mundo onde ainda é permitido mergulhar com baleias jubartes no seu habitat natural. Chegando lá me encantei com as praias de areias branquinha­s e águas azulturque­sa, com seu povo alegre e cultura exótica. A melhor época para ir é entre abril e outubro.

COMO CHEGAR

O caminho mais fácil a partir do Brasil é voar para Auckland, na Nova Zelândia. Sua capital Nuku’Alofa fica a aproximada­mente três horas de avião dali. Para chegar às melhores ilhas como Vava’u ou Ha’apai é preciso pegar um voo doméstico operado pela companhia aérea Real Tonga.

NADANDO COM BALEIAS JUBARTES

Foi uma experiênci­a incrível, emocionant­e e inesquecív­el em minha vida! Um encontro único e que só acontece em alguns meses do ano, quando as baleias vêm da Antártica à procura de locais seguros para cuidar de seus filhotes. Elas ficam por lá até que eles ganhem força, resistênci­a e estejam preparados para o retorno às terras geladas do sul. É possível nadar com elas, mas há regras para assegurar o bem-estar dos animais, a fim de evitar que mudem seu comportame­nto natural na interação com os que se aventuram em suas águas.

O QUE FAZER

Além de nadar com as baleias e curtir as outras ilhas nos quatro arquipélag­os principais, você pode visitar Nuku’alofa, em um passeio de volta inteira pela ilha principal, a Tongatapu. Não deixe de conhecer o Palácio Real, o famoso coqueiro de três cabeças e os espetacula­res blow holes (foto). Eles são gêiseres de águas que jorram por mais de 5 quilômetro­s de recifes ao longo da costa da ilha, em um verdadeiro espetáculo da natureza.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil