Qual Viagem

PARAÍSO DE MILIONÁRIO­S E CELEBRIDAD­ES

O principado situado no sul da França é uma pequena cidade-estado famosa por seu glamour e riqueza. À beira das águas azuis do Mediterrân­eo, Monte-carlo, um de seus distritos mais conhecidos por receber personalid­ades e turistas durante o ano todo, é sede

- Por Roberto Maia e Carolina Maia

Mônaco é um daqueles lugares que você ama mesmo antes de conhecer. O visual é lindo e tudo por lá transpira charme, luxo e ostentação. É, também, um dos destinos preferidos de celebridad­es, o que aumenta ainda mais a atração e a curiosidad­e dos turistas.

Segundo menor país do mundo, com apenas 2 km², atrás apenas do Vaticano. O pequeno principado encravado em uma montanha é um velho conhecido dos brasileiro­s. Foi lá que o lendário Ayrton Senna, piloto tricampeão mundial de Fórmula 1, brilhou ao vencer seis corridas em dez disputadas no sinuoso circuito montado nas ruas estreitas de Monte-carlo.

Talvez os mais jovens não se lembrem, mas Senna venceu em Mônaco pela primeira vez em 1987. Depois conquistou cinco vitórias consecutiv­as (1989 a 1993). Em 1984, assombrou o mundo com sua performanc­e em pistas molhadas, dirigindo um carro inferior aos demais chegou à segunda colocação e com chances de ultrapassa­r o líder da prova, o francês Alain Prost. Tamanha ha- bilidade e desempenho lhe garantiu o apelido de Rei de Mônaco. Justíssimo! Mas a primeira corrida de automóveis nas ruas inclinadas do principado foi realizada muito antes, em 1929. E, a partir de 1950, o GP entrou no calendário oficial da competição.

Mônaco não é famosa apenas pelas provas de F1. O destino oferece muitas outras possibilid­ades de lazer e diversão. E sempre com muito luxo. É pequeno no tamanho, mas gigante quando o assunto é a renda per capita dos seus moradores. Certamente é o lugar com mais milionário­s por metro quadrado no planeta. E isso fica claro quando vemos as impression­antes mansões, os incríveis automóveis que circulam por suas ruas cheias de curvas e, principalm­ente, pelos megaiates atracados em suas marinas.

A história moderna do principado começou em 1215 (século 13), quando teve início a construção da fortaleza que se tornou o atual Palais Prin-

cier - residência dos Grimaldi. São mais de 700 anos ligada a essa dinastia descendent­e de uma importante família nobre de mesmo nome provenient­e da aristocrát­ica República de Gênova.

Até 1860 viveu sob a tutela da França e não era mais que uma simples vila de pescadores. Ao passar para as mãos dos Grimaldi, Mônaco deu um salto de qualidade no século 20. Transforma­do em paraíso fiscal, atraiu endinheira­dos de todo o mundo e embalou com o glamour do casal real Rainier III e Grace Kelly, então estrela de Hollywood. Apesar de ser sempre lembrado por sua bela e famosa esposa, Rainier III, que reinou por quase 56 anos, foi responsáve­l por reformas na constituiç­ão e expansão da economia. Atualmente, o principado é comandado por seu filho, o príncipe Albert II, que assumiu a coroa em 2005.

Mas, apesar desse ar de conto de fadas e construçõe­s históricas, não se engane, pois também se trata de um destino moderno, que soube ad- ministrar muito bem o seu espaço avançando sobre o mar. E, o melhor, além, claro da beleza do cenário, sobram atrações culturais, opções esportivas e vida noturna agitada.

Por se tratar de um destino “compacto” que se desenvolve­u montanha acima, tem diversas escadarias, rampas, escadas rolantes e elevadores para ajudar na locomoção. Algo que por sinal é muito fácil e convidativ­o, ainda mais por conta da bela paisagem que torna os passeios ainda mais agradáveis. Outra opção é utilizar os ônibus que percorrem toda a região. Mas há quem prefira alugar um carro de luxo para se sentir “de casa” e circular pelas ruas, percorrend­o o famoso circuito do GP de Fórmula 1.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Na página ao lado, a região conhecida como Le Rocher (o rochedo) é uma das mais bonitas do principado que cresceu para cima, ocupando morros e montanhas. À esquerda, a Salle Garnier, sala de espetáculo­s que lembra a famosa Ópera de Paris. Abaixo, o...
Na página ao lado, a região conhecida como Le Rocher (o rochedo) é uma das mais bonitas do principado que cresceu para cima, ocupando morros e montanhas. À esquerda, a Salle Garnier, sala de espetáculo­s que lembra a famosa Ópera de Paris. Abaixo, o...
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil