Qual Viagem

A PRAÇA DAS ARMAS

-

Ouro, poder e traição: os traços da breve história do Eldorado peruano estão presentes na bela Plaza de Armas de Lima. Um dos mais belos lugares da capital peruana, a Praça das Armas leva os turistas a redescobri­rem parte do que restou desse período na Catedral de Lima, onde se encontram (supostamen­te) os restos mortais de Francisco Pizarro, conquistad­or espanhol que chegou ao Peru em 1532 e tirou proveito da divisão de lideranças entre Atahualpa e seu meio irmão Huáscar pela sucessão do Império Inca. A estratégia de Pizarro se deu na aproximaçã­o do primeiro por meio da promessa de aliança. Depois, o executou, num dos episódios de traição mais famosos da história. O sanguinári­o conquistad­or também foi confundido com um deus por Huáscar e este também recebeu o mesmo fim.

Aos turistas, cabe ouvir, compreende­r e avaliar a magnitude dessa história. A catedral, erguida sobre um antigo templo de adoração Inca, guarda em seu interior inúmeras obras de arte do século XVII, os restos mortais atribuídos a Pizarro e catacumbas, na parte posterior da nave.

Do lado de fora, a praça é cercada de prédios amarelos, muitos com balcões de madeira que imitam os do período colonial. Também na praça se encontram o belo Palácio do Arcebispo e a Prefeitura. Ao centro, uma linda fonte convida os visitantes a belas fotos. A Plaza das Armas de Lima é um lugar feito para contemplar o mais rico tesouro do Peru: sua história. E levar parte dela, em forma de conhecimen­to, para a casa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil