Qual Viagem

OS SEGREDOS DO MONASTÉRIO DE SANTA CATALINA

-

Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o Convento de Santa Catalina é uma espécie de cidadela fundada em 1579. O belíssimo museu guarda memórias da cultura espanhola em Arequipa. Mais do que paredes coloridas e corredores estreitos, por onde filhas de famílias nobres do século XVI eram entregues para a vida religiosa, a área de 20 mil metros quadrados do Convento de Santa Catalina conduz o visitante aos aos cômodos que resistiram ao tempo e aos terremotos da cidade. Dentro do Monastério, que durante séculos manteve infraestru­tura para abrigar até 175 monjas e mais cerca de 300 mulheres serviçais, o turista tem acesso às antigas instalaçõe­s, divididas internamen­te por ruas com nome de cidades da Espanha. Em cada área, há sempre algo a se revelar da rotina diária das monjas: onde dormiam, oravam e se interagiam como religiosas. Impedidas de contato direto até mesmo com os próprios familiares, o monastério, transforma­do em museu a partir de 1970, mostra ao público as salas de visitas, cujas grades duplas evitavam o contato corporal com os parentes, a capela, os diferentes tipos de quartos e os utensílios de época, além de quadros centenário­s de pintores espanhóis. O complexo também já serviu de abrigo durante levantes populares e de colégio, onde muitas moças estudavam e se preparavam para o casamento. O visitante poderá adquirir souvenires ou doces feitos pelas próprias religiosas dominicana­s, atualmente em 20, instaladas em outro edifício ao fundo do museu. Parte do dinheiro arrecadado é destinada a projetos sociais. A abertura ao público se deu duas décadas depois de um intenso terremoto entre os anos de 1958 e 1960. Ao contrário da fé dessas religiosas, as colunas e as estruturas do complexo foram abaladas, motivo que obrigou o convento a ser transforma­do em museu e revelar aos visitantes suas instalaçõe­s e a rotina da vida em clausura.

Há serviços de guia para grupos de quatro a 20 pessoas. Os portões do monastério se abrem diariament­e das 9h às 17h. As terças e quartas feiras, das 9h às 20h.

 ??  ?? Transforma­do em museu, o monastério de Santa Catalina atrai turistas diariament­e pela força secular de sua história religiosa.
Transforma­do em museu, o monastério de Santa Catalina atrai turistas diariament­e pela força secular de sua história religiosa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil