Qual Viagem

Bordeaux

-

Localizada no departamen­to da Gironda, na região de Nova Aquitânia, Bordeaux é a porta de entrada para as mais belíssimas e prestigiad­as vinícolas da França. A quase 600 km de Paris, a cidadezinh­a rural, que por muito tempo foi chamada de “La belle endormie” (A bela adormecida), hoje também é um destino animado e cheio de vida, pronto para encantar seus visitantes.

SAINT-ÉMILION

O pequenino vilarejo medieval de Saint-émilion é rico em histórias, ruelas de pedras e muitos vinhedos. Considerad­o Patrimônio Mundial da Humanidade, foi a primeira paisagem vinícola do mundo a ser inscrita na lista da UNESCO. Além disso, a região também é famosa devido aos macarons, o doce típico que foi inventado pelas Irmãs Ursulinas em 1620.

A Igreja Monolítica de Saint-émilion é uma das atrações mais surpreende­ntes da cidade. A impression­ante edificação é de tirar o fôlego, principalm­ente por ser uma das maiores igrejas da Europa e ter sido totalmente construída em uma só rocha – apenas a torre do sino foi adicionada posteriorm­ente.

A comuna ainda abriga diversos passeios pelo subterrâne­o, onde é possível descobrir um pouco mais sobre a vida do monge beneditino Émilion, que batizou a cidade no século VIII.

SAINT-PIERRE

É o coração histórico de Bordeaux. O bairro de Saint Pierre abriga os mais diversos conjuntos arquitetôn­icos. A Pont de Pierre, por exemplo, é a ponte mais antiga da cidade, que data de meados de 1820.

São 500 metros de extensão que ficam sobre o belíssimo Rio Garone, que cruza a cidade. À noite, é possível ver como Bordeaux fica iluminada pelas luzes, enquanto caminha pela ponte.

LA CITÉ DU VIN

“A Cidade do Vinho” é na verdade o paraíso dos enófilos. O enorme edifício projetado por Anouk Legendre e Nicolas Desmazière­s se assemelha à forma que o vinho balança assim que é despejado na taça.

O gigantesco museu tem como propósito mostrar o vinho através de diversas culturas ao longo dos anos e ao redor do mundo. São várias exposições e muito material interativo, com espaços temáticos e didáticos, com direito a degustação de uma taça de vinho escolhida pelo próprio visitante.

Horário de funcioname­nto em 2018: até 02 de setembro, aberto diariament­e das 10h às 19h. De 03 de setembro a 31 de dezembro, nos dias de semana, exceto feriados: aberto todos os dias das 10h às 18h. No mesmo período, aos finais de semana, feriados e férias escolares: aberto diariament­e das 10h às 19h.

PLACE DE LA BOURSE

Cartão-postal e símbolo de Bordeaux, a Place de la Bourse fica defronte o Rio Garone e, além dos belíssimos conjuntos arquitetôn­icos que o cercam, como as fontes com querubins e o palácio, o que mais encanta no lugar é o “Espelho de Água”, ou “Miroir d’eau”.

O lago raso que fica no meio da praça foi inaugurado em 2006 e é um dos Patrimônio­s Contemporâ­neos da Humanidade. São 2 cm de água sobre o piso de granito, o que reflete os prédios ao redor e ainda cria um efeito de névoa de até 2 metros de altura.

Desde a inauguraçã­o, o gigantesco espelho d’água – o maior do mundo – atrai diversos turistas e também moradores que desejam ver o espetáculo criado e que querem se refrescar durante os dias de calor no verão. À noite, o reflexo do palácio, juntamente com as luzes, deixa o lugar mágico e romântico.

CITY PASS

Para conhecer Bordeaux, o visitante pode optar pela opção do City Pass, um ticket que dá acesso a uma quantidade de atrações pelo tempo que o turista for ficar na cidade – 24h, 48h ou 72h –, com direito a entrada em mais de 20 monumentos e acesso ilimitado ao transporte público (ônibus, bonde e balsa fluvial) e a passeios turísticos guiados, sejam eles de ônibus, trem turístico ou a pé.

 ??  ?? St. Andrew’s Cathedral é um dos monumentos mais importante­s de Bordeaux. Os 229 degraus até o topo da torre, fazem valer o esforço ao se deparar com a visão de tirar o fôlego que se tem da cidade
St. Andrew’s Cathedral é um dos monumentos mais importante­s de Bordeaux. Os 229 degraus até o topo da torre, fazem valer o esforço ao se deparar com a visão de tirar o fôlego que se tem da cidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil