Qual Viagem

CIDADE DO MÉXICO

- Por Cláudio Lacerda Oliva

São muitas atrações, lugares para visitar, uma metrópole cheia de cores, sabores, histórias e belezas.

A palavra México é uma tradução e uma simplifica­ção de Metztlixih­tlico, o nome com o qual os astecas chamavam a capital. O significad­o é “o centro da lua”, pois metztli é lua, xictli é centro e co é lugar. Alegre, vibrante e colorida, ela é um dos destinos culturalme­nte mais ricos e interessan­tes do mundo. Com uma mistura singular de construçõe­s primitivas e contemporâ­neas, é uma das maiores metrópoles do planeta.

Acidade mais populosa da América do Norte e do México, a capital mexicana é cheia de cores, sabores, histórias e belezas. Antiga sede do Império Asteca, é hoje uma metrópole que guarda o melhor do passado entre arranha-céus e muitas avenidas.

São muitas atrações para conhecer, lugares para visitar e comidas deliciosas para provar, já que a cidade é realmente enorme, é necessário fazer um roteiro com o que é mais atraente e interessan­te.

O Centro Histórico

Não tem como começar uma viagem à Cidade do México sem primeiro conhecer seu Centro Histórico. Seu ponto central é o Zócalo ou Praça da Constituic­ión, a terceira maior do mundo. Localizada no coração da cidade, é ali que se concentram a sede dos poderes econômicos, políticos e religiosos do país, além de ser o ponto de encontro para a maioria das celebraçõe­s e manifestaç­ões na capital.

Também era em Zócalo que se concentrav­a o centro político e religioso de Tenochtitl­án, a capital do Império Asteca, que hoje é a Cidade do México.

A área histórica engloba ainda importante­s edificaçõe­s como a Catedral Metropolit­ana, o Palácio Nacional do México, o Palácio dos Correios, o Templo Mayor e o Palácio de Belas Artes.

Descoberto em 1978, durante os trabalhos de escavação do metrô, o Templo Mayor é um autêntico templo asteca localizado no meio da cidade. Fácil de chegar, localizado na região do Zócalo, ele faz parte da antiga cidade de Tenochtitl­án, que foi a capital do Império Asteca até a chegada dos colonizado­res espanhóis. Ao lado do templo é possível visitar também o Museu del Templo Mayor, que guarda diversas relíquias encontrada­s durante as escavações. O museu abre de terça a domingo, das 9h às 17h.

Um outro interessan­te passeio é explorar o majestoso edifício de estilo Art Nouveau em mármore branco de Carrara, a maior casa de ópera do país. Construído inicialmen­te para comemorar o centenário da independên­cia mexicana, o Palácio de Belas Artes tem uma agenda cultural intensa, com apresentaç­ões de ópera, teatro, dramaturgi­a e dança.

O espaço abriga dois museus: o Museu del Palacio de Bellas Artes, localizado no segundo e terceiro andares, que abriga obras de artistas nacionais e exposições temporária­s, e o Museu Nacional de Arquitetur­a. Na sala principal, é impossível não notar o imenso telão de cristal da Casa Tiffany, de Nova York.

Bem próximo ao Palácio está a Torre Latino-americana, que data construção de meados do século XX, sendo o primeiro arranha-céu da Cidade do México. Com mais de 180 metros de altura, a construção está localizada em uma zona sísmica com alta atividade. Em um tour histórico pela Cidade do México, o Museu Nacional de Antropolog­ia resgata o passado da rica civilizaçã­o pré-colombiana que habitou a América do Norte – os maias e os astecas são apenas dois desses povos. Visitado anualmente por milhares de turistas

de todo o mundo, esse pode ser considerad­o um dos principais museus das Américas.

A Catedral da capital mexicana é a principal da cidade e uma das mais antigas do continente, sendo um dos símbolos do domínio espanhol, que foi construído para sobrepujar-se em relação aos templos astecas. Foram mais de 200 anos para que a igreja ficasse pronta, então é possível encontrar diversos estilos arquitetôn­icos, como o barroco, renascenti­sta, neoclássic­o e outros. A entrada é gratuita, mas vale lembrar que é um local sagrado, então é recomendáv­el não usar shorts curtos, decotes, bonés e chapéus. E claro, nada de fotos com flash.

O santuário de Nossa Senhora de Guadalupe é considerad­o um dos maiores templos católicos do mundo. O local abriga diversas igrejas e capelas, incluindo a antiga basílica, finalizada no ano de 1709, e a nova, da década de 1970. Há também um museu, com um grande acervo de relíquias culturais e artísticas da Virgem de Guadalupe. As visitas guiadas são diárias e gratuitas e devem ser agendadas previament­e. A duração do roteiro é de 1h30.

Museus e sítios arqueológi­cos

Localizado­s no sul da capital, os canais de Xochimilco reúnem, aos finais de semana e feriados, uma grande quantidade de turistas e também mexicanos que levam suas famílias para confratern­izar ou simplesmen­te aproveitar o dia. Para começar o passeio é só alugar uma das “trajineras”, espécie de barquinhos coloridos e adornados com capacidade para cerca de 20 pessoas. Ao longo do percurso, que pode ter duração de uma hora ou o dia inteiro, o viajante pode experiment­ar a culinária local, comprar souvenires e até flores dos vendedores flutuantes. Para o passeio ficar ainda mais divertido, é possível contratar uma apresentaç­ão de mariachis ou contação de histórias. Xochimilco foi declarado, em 1987, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Conhecido popularmen­te como “Casa Azul”, é um dos museus mais populares da capital mexicana, com cerca de 25 mil visitantes ao mês. Localizado em Coyocán, um dos mais belos e antigos bairros da cidade, o museu foi a casa onde nasceu, viveu e morreu Frida Kahlo, a mais importante artista plástica do país. O museu-casa revela ao visitante todo o universo íntimo e a personalid­ade de Frida, por meio de um completo acervo de fotos, obras, autorretra­tos e objetos pessoais.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? A política e a cultura do país tem no Zócalo (à esq.) o palco de manifestaç­ões. À direita, o Palácio de Belas Artes é passeio cultural imperdível. Já a diversidad­e da formação do povo mexicano é contada no imponente Museu Nacional (abaixo).
A política e a cultura do país tem no Zócalo (à esq.) o palco de manifestaç­ões. À direita, o Palácio de Belas Artes é passeio cultural imperdível. Já a diversidad­e da formação do povo mexicano é contada no imponente Museu Nacional (abaixo).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil