Qual Viagem

CALENDÁRIO CHEIO

-

Por isso um de seus fortes é oferecer uma infinidade de opções quando o assunto é música, mas apesar da multiplici­dade, a clássica, sem sombra de dúvidas, é a que mais se destaca. E assistir um concerto em um de seus cartões-postais, a Staatsoper – a imponente Ópera de Viena –, é algo que vale a pena, claro, se você gostar do gênero. Caso não seja sua praia, opte então pelo baile sediado anualmente lá.

Eis uma chance de conhecer de um jeito único essa bela edificação que foi inaugurada em 1869, com Don Giovanni, de Mozart. E que, por ter sido muito afetada durante a Segunda Guerra Mundial foi restaurada posteriorm­ente. Para sua volta à ativa, em 1955, a escolha foi Fidelio, de Beethoven.

O da próxima temporada de bailes está marcado para 28 de fevereiro de 2019. E se trata de um dos principais, se não o grande baile de todos. São 5 mil pessoas fazendo a festa por uma longa e divertida noite. E com direito muitas vezes a presença de personalid­ades internacio­nais do mundo da cultura, negócios, política e esportes.

Um evento social de alto nível, tenha a absoluta certeza. Por isso, o Opera Ball é o que costuma ter os ingressos mais caros, especialme­nte os que dão direito a camarote (pequenos boxes com mesa e cadeiras). E, mesmo apesar dos preços, ainda é dos mais procurados.

Outros bailes de prestígio da cidade ocorrem no palácio de Hofburg, e são considerav­elmente mais em conta. Isso porque os ingressos para admissão geral são mais acessíveis do que as reservas de mesa.

Apesar de óbvio, é preciso ressaltar que eventos como estes pedem vestimenta adequada. Ou seja, damas com vestidos longos, de gala (há quem use inclusive luvas) e cavalheiro­s devem usar fraque, smoking ou terno com gravata borboleta. Mas vale ficar atento ao código de cada baile, no Opera Ball, por exemplo, homens devem usar fraque. Além de outras consideraç­ões.

E, para além da roupa elegante, é preciso também manter a postura, e seguir o cerimonial e toda a formalidad­e da ocasião. Conforme falei logo no começo desta matéria, não é preciso ser nenhum Fred Astaire ou Ginger Rogers. Mesmo sem saber dançar dá sim para aproveitar. Mas, quem quiser encarar a pista de dança com mais confiança, há inúmeras instituiçõ­es de dança em Viena, preparadas desde cursos intensivos até aulas básicas voltadas aos leigos no quesito bailes vienenses.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil