Qual Viagem

EL CALAFATE, a Patagônia como cenário

-

Localizada­na Patagônia argentina, El Calafate é a capital nacional dos glaciares, que fica situada às margens do Lago Argentino. Para quem curte lugares um pouco mais fora do comum, a cidade é o destino ideal para fazer programas mais inusitados.

O nome El Calafate provém de uma planta regional, um arbusto chamado Berberis microphyll­a, conhecido também como calafate da patagônia. O local, assim como Bariloche, é para aqueles que curtem um frio de gelar os ossinhos – mas fique tranquilo, é só se agasalhar bem! – já que as médias oscilam entre 7° e 13°, sendo que as negativas podem chegar a – 10°.

O meio mais fácil de chegar até El Calafate é de avião, já que as estradas nessa região são um pouco mais difíceis. Saindo de Buenos Aires são mais de 2 mil quilômetro­s de distância, no entanto, há voos diretos que saem diariament­e, além disso, há voos diretos do Brasil para El Calafate. Do aeroporto até o centro da cidade são cerca de 20 quilômetro­s de distância.

É a cidade mais próxima do Parque Nacional los Glaciares, ao sudoeste da província de Santa Cruz. A reserva foi criada com o intuito de preservar uma área de gelo continenta­l e geleiras, a floresta Andino-patagônico Sul e amostras da estepe patagônica.

A atração mais procurada é o glaciar de Perito Moreno. O gigante de gelo encanta não somente pelo tamanho surpreende­nte, mas também por desafiar totalmente o aqueciment­o global. Diferente de outros glaciares que infelizmen­te estão desgelando e desaparece­ndo aos poucos, Perito Moreno cresce cada vez

mais, o que faz dela uma das poucas geleiras estáveis no mundo. Diariament­e na parte central, o gelo cresce cerca de 2 metros, já nas partes que estão nas montanhas, mais ou menos 2 centímetro­s. Apesar do continuo cresciment­o, Perito Moreno possui o mesmo tamanho, 60 metros de altura e 5 quilômetro­s de extensão, isso acontece devido aos enormes pedaços de blocos da geleira se desprendem a caem.

O gelo de desprende em função do movimento e da pressão das águas, e é um fenômeno natural que mantem o equilíbrio das suas dimensões. Esse evento ocorre mais ou menos a cada dois ou quatro anos, e o ultimo rompimento aconteceu em março deste ano. Infelizmen­te no momento não tinha nenhuma testemunha para presenciar, já que foi durante um temporal à meia-noite, quando o parque já estava fechado.

Existem várias atividades para fazer entorno de Perito Moreno e três formas de conhecê-lo de ângulos

diferentes. A primeira é no mirante, onde as pessoas se juntam nas passarelas e ficam no aguardo para ver algum bloco caindo.

Outra alternativ­a é o passeio de barco, onde o visitante pode ficar bem pertinho da geleira e vê-la de cima para baixo. Quem sabe você não pode ver um bloco de gelo caindo bem de pertinho?

E para aqueles que quiserem e tiverem boa disposição física, existe a caminhada sob o glaciar. São duas opções de passeio: o Mini Trekking, onde os visitantes podem fazer uma caminhada pela geleira por 1h30, e o Big Ice, que tem um tempo maior de duração no gelo, e ao final o turista pode tomar um copo de whisky do gelo do glaciar.

Além de Perito Moreno, os glaciares de Upsala e Spegazzini valem muito a visita. Outro ponto muito visitado é a Estância Cristina, que beleza tão incrível quanto Perito Moreno.

O visitante pode fazer um tour pelas fazendas da Patagônia e conhecer os tradiciona­is gaúchos argentinos, e outras atividades ao longo do caminho. Por exemplo, é possível começar o itinerário por Porto Punta Bandera e embarcar no barco pelo Lago Argentino para conhecer os glaciares de Upsala e Cristina.

Na Estância Cristina existem três opções de tour: o regular, o com trilha e o 4x4. O regular é um passeio guiado a pé pela propriedad­e até o rio Caterina, famoso por ser local de pesca de trutas típicas da Patagônia. Inclui também uma visita ao Museu Histórico Gaúcho e a Capela.

O tour com trilha tem dificuldad­e moderada, em uma viagem por cerca de 10 quilômetro­s. A subida pela montanha é feita com carros 4x4, e quando chegar no pico o visitante pode ver o lado leste de Upsala, os Andes e o Lago Guilhermo. A descida é feita a pé, até o Cañadón de los Fosiles, um desfiladei­ro cheio de fósseis marinhos antigos.

E o ultimo tour acaba englobando um pouco de tudo. Visita ao Museu Costumbris­ta, subida pela montanha, tour guiado para explorar os arredores das geleiras da Patagônia, terminando em Estância Cristina, antes de voltar de barco para Porto Punta Bandera e a El Calafate.

Esses passeios acontecem entre os meses de outubro e maio, na época do inverno. O passeio inclui guia bilíngue, passeio de barco, as atividades ao livre e os ingressos do Parque. É possível optar pelo almoço no local e pelo translado do seu hotel, pagando taxas extras.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Ao lado vista panoramica de El Calafate é a capital nacional dos glaciares na Patagônia argentina, à esquerda El Calafate oferece um bom roteiro de compras, principalm­ente voltado para doces, vinhos e itens de perfumaria, abaixo à direita Perito Moreno, o glaciar mais famoso da Argetina.
Ao lado vista panoramica de El Calafate é a capital nacional dos glaciares na Patagônia argentina, à esquerda El Calafate oferece um bom roteiro de compras, principalm­ente voltado para doces, vinhos e itens de perfumaria, abaixo à direita Perito Moreno, o glaciar mais famoso da Argetina.
 ??  ?? À direita, existem diversos passeios para o conhecer de pertinho Perito Moreno, o mais procurado é o trekking pela geleira, e acima o glaciar de Upsala é uma das opções de visita dentro do Parque Nacional dos Glaciares
À direita, existem diversos passeios para o conhecer de pertinho Perito Moreno, o mais procurado é o trekking pela geleira, e acima o glaciar de Upsala é uma das opções de visita dentro do Parque Nacional dos Glaciares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil