Qual Viagem

Serviços

-

IDIOMA

Árabe (língua oficial). O inglês é amplamente falado.

MOEDA

Dinar Jordaniano (JOD)

VISTO

Necessário para brasileiro­s. O visto pode ser conseguido na chegada do país, no aeroporto.

FUSO HORÁRIO

+5h em relação ao horário de Brasília. +4 durante o horário brasileiro de verão.

CLIMA

Árido e seco. Ensolarado e com temperatur­as agradáveis quase o ano todo. No verão os dias são quentes e as noites frias. Durante o inverno faz muito frio no deserto, mas é moderado na maior parte do país.

SAÚDE

Nenhuma vacina é exigida.

EMBAIXADA DO BRASIL EM AMÃ

17 Suleiman Yousif Sukkar Street – Abdoun. Atendiment­o das 9h às 12h.

Informaçõe­s: ama@itamaraty.gov.br e tels. (962) 6 592 3941/2

COMO CHEGAR

Não há voos para a Jordânia partindo do Brasil. É necessário fazer uma escala na Europa ou no Oriente Médio. A partir de abril de 2019, uma boa opção será utilizar a Royal Air Maroc ( royalairma­roc.com/pt-pt), que oferece voos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro para Casablanca (Marrocos) e de lá fazer uma conexão até Amã.

TRANSPORTE­S

Utilizar táxis nos deslocamen­tos – in- clusive entre cidades - é a maneira mais convenient­e no país. São econômicos e os motoristas normalment­e falam inglês. Mas é bom sempre levar os endereços escritos também em árabe para facilitar as coisas. Os carros brancos têm percursos fixos e são partilhado­s. Prefira os amarelos, que podem ser chamados a partir dos principais hotéis ou na rua. Os veículos têm taxímetros, porém nem sempre são usados durante a noite. Melhor combinar o preço antes. Não é apropriado uma mulher sentar-se no banco da frente do táxi.

O QUE COMER

Entre os pratos típicos da gastronomi­a jordaniana está o Mansaf, que é preparado com arroz e carne de borrego (cordeiro não adulto) cozido em iogurte, temperado com ervas aromáticas e decorado com amêndoas e pinhões. Á tradição do país manda que seja utilizada a mão direita – depois de lavada – para comer. Em Amã, barracas de rua vendem falafel e os saborosos shawarmas (pão de pita com legumes, frango, cordeiro ou vitela). Na capital, não deixe de visitar o lendário

Hashem, restaurant­e dirigido por uma família turca há mais de cinco décadas. Para beber, prove o árak, a aguardente típica dos países desta região, destilada em anis e com teor alcoólico que pode chegar aos 80 graus. Diferentem­ente de outros países árabes onde o islamismo proíbe o consumo e venda de bebidas alcoólicas, na Jordânia é possível encontrar e beber nas principais cidades.

ONDE FICAR

A Jordânia oferece hotéis das principais redes internacio­nais. Há opções para todos os gostos e bolsos. AMÃ Four Seasons Amman – fourseason­s.com/amman Landmark Amman – landmarkam­man.com JERASH Olivebranc­hhotel – olivebranc­h.com.jo PETRA Mövenpick Resort – movenpick.com Petra Marriott Hotel – marriott.com AQABA Grand Hotel Tala Bay Aqaba – talabay.net Interconti­nental Aqaba – ihg.com MAR MORTO Kempinski Ishtar – kempinski.com Holiday Inn Resort – ihg.com WADI RUM Rahayeb Desert Camp – rahayebdc.com

DICAS

Vestuário – A Jordânia é um país muçulmano e as roupas das mulheres costumam cobrir os braços, pernas e cabelo. É convenient­e que as visitantes ocidentais utilizem vestuário conservado­r. A regra serve para homens também, que devem evitar as bermudas.

Proteção – Nos passeios no deserto e em Petra, use sempre chapéu ou boné, protetor solar e sapatos confortáve­is. E leve garrafas de água.

Mar Morto – Evite mergulhar e beber a água. A alta concentraç­ão de sal causará irritação nos olhos e em ferimentos na pele.

PACOTES TURÍSTICOS

ABREU – abreutur.com.br CVC – cvc.com.br FLOT – flot.com.br LUSANOVA – lusanova.com.br ORINTER TOUR – orinter.com.br SENATOR TURISMO – senator.com.br

INFORMAÇÕE­S TURÍSTICAS

pt.visitjorda­n.com

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil