Ser­vi­ços

Qual Viagem - - JORDÂNIA -

IDIOMA

Ára­be (lín­gua ofi­ci­al). O in­glês é am­pla­men­te fa­la­do.

MO­E­DA

Di­nar Jor­da­ni­a­no (JOD)

VIS­TO

Ne­ces­sá­rio pa­ra bra­si­lei­ros. O vis­to po­de ser con­se­gui­do na che­ga­da do país, no ae­ro­por­to.

FUSO HO­RÁ­RIO

+5h em re­la­ção ao ho­rá­rio de Bra­sí­lia. +4 du­ran­te o ho­rá­rio bra­si­lei­ro de ve­rão.

CLIMA

Ári­do e se­co. En­so­la­ra­do e com tem­pe­ra­tu­ras agra­dá­veis qua­se o ano to­do. No ve­rão os di­as são quen­tes e as noi­tes fri­as. Du­ran­te o in­ver­no faz mui­to frio no de­ser­to, mas é mo­de­ra­do na mai­or par­te do país.

SAÚ­DE

Ne­nhu­ma va­ci­na é exi­gi­da.

EM­BAI­XA­DA DO BRA­SIL EM AMÃ

17 Su­lei­man You­sif Suk­kar Stre­et – Ab­doun. Aten­di­men­to das 9h às 12h.

In­for­ma­ções: [email protected]­ma­raty.gov.br e tels. (962) 6 592 3941/2

CO­MO CHE­GAR

Não há vo­os pa­ra a Jor­dâ­nia par­tin­do do Bra­sil. É ne­ces­sá­rio fa­zer uma es­ca­la na Eu­ro­pa ou no Ori­en­te Mé­dio. A par­tir de abril de 2019, uma boa op­ção se­rá uti­li­zar a Royal Air Ma­roc ( roya­lair­ma­roc.com/pt-pt), que ofe­re­ce vo­os di­re­tos de São Pau­lo e Rio de Ja­nei­ro pa­ra Ca­sa­blan­ca (Mar­ro­cos) e de lá fa­zer uma co­ne­xão até Amã.

TRANS­POR­TES

Uti­li­zar tá­xis nos des­lo­ca­men­tos – in- clu­si­ve en­tre ci­da­des - é a ma­nei­ra mais con­ve­ni­en­te no país. São econô­mi­cos e os mo­to­ris­tas nor­mal­men­te fa­lam in­glês. Mas é bom sem­pre le­var os endereços es­cri­tos tam­bém em ára­be pa­ra fa­ci­li­tar as coi­sas. Os car­ros bran­cos têm per­cur­sos fi­xos e são par­ti­lha­dos. Pre­fi­ra os ama­re­los, que po­dem ser cha­ma­dos a par­tir dos prin­ci­pais ho­téis ou na rua. Os veí­cu­los têm ta­xí­me­tros, po­rém nem sem­pre são usa­dos du­ran­te a noi­te. Me­lhor com­bi­nar o pre­ço an­tes. Não é apro­pri­a­do uma mu­lher sen­tar-se no ban­co da fren­te do tá­xi.

O QUE CO­MER

En­tre os pra­tos tí­pi­cos da gas­tro­no­mia jor­da­ni­a­na es­tá o Man­saf, que é pre­pa­ra­do com ar­roz e car­ne de bor­re­go (cor­dei­ro não adul­to) co­zi­do em io­gur­te, tem­pe­ra­do com ervas aro­má­ti­cas e de­co­ra­do com amên­do­as e pi­nhões. Á tra­di­ção do país man­da que se­ja uti­li­za­da a mão di­rei­ta – de­pois de la­va­da – pa­ra co­mer. Em Amã, bar­ra­cas de rua ven­dem fa­la­fel e os sa­bo­ro­sos shawar­mas (pão de pi­ta com le­gu­mes, fran­go, cor­dei­ro ou vi­te­la). Na ca­pi­tal, não dei­xe de vi­si­tar o len­dá­rio

Hashem, res­tau­ran­te di­ri­gi­do por uma família tur­ca há mais de cin­co dé­ca­das. Pa­ra be­ber, pro­ve o árak, a aguar­den­te tí­pi­ca dos paí­ses des­ta re­gião, des­ti­la­da em anis e com te­or al­coó­li­co que po­de che­gar aos 80 graus. Di­fe­ren­te­men­te de ou­tros paí­ses ára­bes on­de o is­la­mis­mo proí­be o con­su­mo e ven­da de be­bi­das al­coó­li­cas, na Jor­dâ­nia é pos­sí­vel en­con­trar e be­ber nas prin­ci­pais ci­da­des.

ON­DE FI­CAR

A Jor­dâ­nia ofe­re­ce ho­téis das prin­ci­pais re­des in­ter­na­ci­o­nais. Há op­ções pa­ra to­dos os gos­tos e bol­sos. AMÃ Four Se­a­sons Am­man – four­se­a­sons.com/am­man Land­mark Am­man – land­mar­kam­man.com JE­RASH Oli­ve­bran­chho­tel – oli­ve­bran­ch.com.jo PE­TRA Mö­ven­pick Re­sort – mo­ven­pick.com Pe­tra Mar­ri­ott Ho­tel – mar­ri­ott.com AQA­BA Grand Ho­tel Ta­la Bay Aqa­ba – ta­la­bay.net In­ter­con­ti­nen­tal Aqa­ba – ihg.com MAR MOR­TO Kem­pins­ki Ish­tar – kem­pins­ki.com Ho­li­day Inn Re­sort – ihg.com WA­DI RUM Rahayeb De­sert Camp – rahayebdc.com

DI­CAS

Ves­tuá­rio – A Jor­dâ­nia é um país mu­çul­ma­no e as rou­pas das mulheres cos­tu­mam co­brir os bra­ços, per­nas e ca­be­lo. É con­ve­ni­en­te que as vi­si­tan­tes oci­den­tais uti­li­zem ves­tuá­rio con­ser­va­dor. A re­gra ser­ve pa­ra ho­mens tam­bém, que de­vem evi­tar as ber­mu­das.

Pro­te­ção – Nos pas­sei­os no de­ser­to e em Pe­tra, use sem­pre cha­péu ou bo­né, pro­te­tor so­lar e sa­pa­tos con­for­tá­veis. E le­ve gar­ra­fas de água.

Mar Mor­to – Evi­te mer­gu­lhar e be­ber a água. A al­ta con­cen­tra­ção de sal cau­sa­rá ir­ri­ta­ção nos olhos e em fe­ri­men­tos na pe­le.

PA­CO­TES TU­RÍS­TI­COS

ABREU – abreu­tur.com.br CVC – cvc.com.br FLOT – flot.com.br LUSANOVA – lusanova.com.br ORINTER TOUR – orinter.com.br SENATOR TURISMO – senator.com.br

IN­FOR­MA­ÇÕES TU­RÍS­TI­CAS

pt.vi­sit­jor­dan.com

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.