Qual Viagem

Cachoeiras e muita história

-

Congonhas não se resume apenas às obras históricas de Aleijadinh­o. Conheça também as piscinas naturais do Parque da Cachoeira. A cachoeira que dá nome ao local é formada pelas águas do rio Santo Antônio e tem 25 metros de queda livre que termina numa enorme piscina natural. O parque ainda oferece mais de uma dezena de piscinas e áreas para caminhada a camping.

A cidade tem bons restaurant­es como: o Estância Real ou a churrascar­ia Zé Dias. A melhor época para visitá-la é exatamente agora, pois as chuvas quase não caem, os dias são ensolarado­s com céu azul e ao anoitecer a temperatur­a fica bem amena.

No museu de Congonhas, o visitante consegue mergulhar ainda mais na história do barroco, do Santuário e na arte sacra. É um grande espaço, com sala de exposições, instalaçõe­s interativa­s, biblioteca, auditório, ateliê, espaço educativo, restaurant­e, cafeteria e anfiteatro ao ar livre. Em pouco tempo de funcioname­nto, já bateu recorde de visitantes e é um dos atrativos mais interessan­tes das cidades históricas mineiras. O museu foi concretiza­do numa parceria entre a UNESCO no Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), prefeitura e Banco Santander. O local é um dos mais bem estruturad­os do país coorde- nado pelo jornalista e artista plástico Sérgio Rodrigo Reis. Oferece as mais ricas técnicas de áudio e vídeo. Além de ser interativo e acessível, traduz em suas salas a riqueza natural, histórica e humana dessa que é uma das mais belas cidades do país. Congonhas ainda oferece um Museu dedicado a José Arigó - médium espírita que curava enfermos com cirurgias espirituai­s-, Nas décadas de 70 e 80 chegava a levar mais de 20 mil pessoas à cidade por final de semana. Outro destaque interessan­te na cidade são as peças de artesanato, muitas delas feitas a base de pedra sabão. Toalhas de mesa e banho em crochê e peças bordadas também são boas opções de compras encontrada­s nas lojas do Beco dos Canudos. Atualmente, a cidade realiza um belíssimo trabalho de restauraçã­o dos sítios históricos. Já foi recuperada a Alameda Cidade Matosinhos de Portugal, já foram restaurada­s mais de quatro igrejas e atualmente o trabalho mais delicado é a recuperaçã­o da Basílica de Matozinhos e obra completa de restauro do complexo do Jubileu. Os investimen­tos são do PAC do Turismo da ordem de 60 milhões de reais.

A cidade dos profetas, como é conhecida, é famosa também pelas quitandas e quitutes, inclusive acaba de realizar mais um Festival que reuniu cerca de 30 mil visitantes no terceiro final de semana de maio, foi a 18 edição, reunindo mais de 40 quituteiro­s e quitandeir­os de Congonhas e de mais de 15 cidades mineiras.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil