Qual Viagem

Religiao e historia

-

takiya. O acervo não é tão grande, mas a preciosa coleção reúne artefatos que remontam a história local desde o tempo em que era apenas uma pequena e arenosa vila de pescadores, no início do século 20. São objetos e peças de cerâmica, joias, referência­s aos souks e itens sobre os animais usados pelos povos nômades do deserto. Outra opção interessan­te é o Heritage and Di

ving Village, que propicia uma visão geral sobre as práticas culturais, o cultivo de tâmaras, o mergulho para procurar pérolas e a vida diária antes da descoberta do petróleo. Ele está instalado no histórico bairro de Al Shindagha, onde viveu um dos antigos governante­s de Dubai, o xeque Saeed Al Maktoum. A exposição mostra a história marítima de Dubai e a sua indústria de pérolas. Artesãos, tecelões, ceramistas desenvolve­m seus ofícios no local, que reproduz, inclusive, uma vila de beduínos.

A religião oficial é o Islamismo, porém, há templos hindus e cristãos. Os seguidores do Islã rezam para Alá cinco vezes por dia e várias mesquitas da cidade chamam os fiéis para orar através de altofalant­es. Algumas são exclusivas para mulheres e até os shoppings têm salas de oração. A sexta-feira é considerad­a sagrada e os horários de funcioname­nto do comércio e dos restaurant­es se alteram.

As mesquitas de Dubai não permitem a entrada de não-muçulmanos e visitantes de outras culturas. A única exceção é a Mesquita Jumeirah, oportunida­de para os visitantes conhecerem a verdadeira face do islamismo no emirado. Durante a visita guiada os turistas podem, excepciona­lmente, fotografar a parte interna da mesquita. Porém, é proibida a entrada de pessoas com roupas que exponham o corpo em demasia, tais como saias curtas, shorts, bermudas, tops e camisetas regatas. As mulheres têm que cobrir a cabeça com véu para entrar.

Quem estiver interessad­o em conhecer as origens de Dubai, bem como as tradições e cultura tem que reservar tempo para visitar alguns museus do destino. São muitos, entre eles o Museu de Dubai, o Heritage and Diving Village, o Museu da Mulher, o Museu das Encruzilha­das das Civilizaçõ­es, o Museu da Pérola, O Museu Etihad e a Biblioteca Pública Al Ras, a mais antiga nos EAU, Mas se o tempo for curto, visite ao menos o Mu

seu de Dubai, que está instalado no Forte de Al Fahidi - construído em 1787 -, no bairro de Bas-

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil