Qual Viagem

Da arquitetur­a ao vinho: um roteiro pelos encantos da cidade.

- Por Patrícia Chemin

Principal destino do norte de Portugal, o Porto tem um rico patrimônio histórico. Cidade acessível e hospitalei­ra, é cada vez mais cosmopolit­a, mas sem deixar de lado as tradições. Conheça esse destino que tem encantado turistas do mundo todo.

Erguida sobre colinas junto à foz do Rio Douro, a cidade do Porto é sem dúvida um dos destinos mais bonitos e charmosos de Portugal. Com uma história que data desde o período do Império Romano, há mais de dois mil anos, o Porto deu nome ao país e a um dos vinhos mais prestigiad­os do mundo.

Seu rico conjunto arquitetôn­ico forma cenários de extrema beleza, e o centro histórico foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Entre igrejas barrocas e edifícios contemporâ­neos, avenidas imponentes e ruelas sinuosas, o Porto revela uma cidade animada e um destino inesquecív­el em um roteiro por Portugal.

A Baixa

Uma das áreas centrais da cidade, a Baixa do Porto se concentra em torno da Avenida dos Alia- dos, ladeada por suntuosos prédios de granito. É um bom ponto de partida para conhecer a cidade a pé. A partir da Praça da Liberdade, siga para a estação de trem de São Bento, cujo interior é coberto por 20 mil azulejos portuguese­s, e a Torre dos Clérigos, campanário barroco com 76 metros de altura. Vale enfrentar os 225 degraus até o topo para admirar a incrível vista panorâmica.

Além de reunir belas construçõe­s em art nouveau, a Baixa é uma região bem animada, principalm­ente à noite, e repleta de cafés, lojas descoladas e wine bars. Para compras, confira a Rua de Santa Catarina e o tradiciona­l Mercado do Bolhão. Ali também fica o Majestic, luxuoso café ao estilo Belle Époque, considerad­o um dos mais bonitos do mundo. Outro estabeleci­mento que virou ponto turístico imperdível é a Livraria Lello. Com suas icônicas escadarias vermelhas, serviu de inspiração para alguns cenários de Harry Potter.

Sé e Ribeira

O roteiro pelo Porto continua em direção ao Douro, com uma visita à Sé. Tesouro da Idade Média, a catedral data do século XII e conta com um amplo terraço com vista privilegia­da para a cidade. Para seguir até a margem do rio, é uma boa descida – por isso, a dica é embarcar no Funicular dos Guindais.

O tradiciona­l transporte vai da Batalha até a Ribeira, junto à Ponte D. Luís I, icônica estrutura de ferro sobre o Douro, projetada por alunos de Gustave Eiffel. Uma vez na Ribeira do Porto, passeie pelo simpático cais, onde sobrados coloridos enfileirad­os abrigam uma infinidade de restaurant­es, bares e cafés, sempre com mesinhas ao ar livre.

Entre as opções nos cardápios, peça algum prato típico, como o bacalhau à Gomes de Sá, mariscos frescos ou tripas à moda do Porto (um guisado de carnes e miúdos com feijão branco). Outro prato obrigatóri­o para quem visita o Porto é a francesinh­a. Trata-se de um sanduíche muito bem recheado com carnes e embutidos e coberto com queijo derretido, um ovo frito e molho de tomate, geralmente acompanhad­o de batatas fritas.

Do cais, partem passeios de barco pelo Douro – muitos deles são de curta duração, podem ser feitos em poucas horas. Depois, se aventure pelo labirinto de ruas estreitas da Ribeira até a Igreja de São Francisco, um verdadeiro esplendor barroco revestido de talha dourada. Ao lado fica o Palácio da Bolsa, em estilo neoclássic­o. Na visita guiada, você vai descobrir espaços belíssimos, com destaque para o Salão Árabe.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? À esquerda, o Cais da Ribeira, com seus sobrados coloridos e restaurant­es na margem do Rio Douro. Acima, a Sé do Porto, parte importante do patrimônio cultural da cidade.
À esquerda, o Cais da Ribeira, com seus sobrados coloridos e restaurant­es na margem do Rio Douro. Acima, a Sé do Porto, parte importante do patrimônio cultural da cidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil