Qual Viagem

ZANZIBAR

- POR TINO SIMÕES

O arquipélag­o africano na costa tanzaniana, onde nasceu o vocalista da banda Queen, oferece belezas naturais incríveis com praias que até lembram as do Caribe.

O arquipélag­o africano na costa tanzaniana, onde nasceu o vocalista da banda Queen, oferece belezas naturais incríveis com praias que até lembram as do Caribe. Antigas construçõe­s revelam séculos de história e a influência dos vários povos dominadore­s. Mistura que pode ser sentida nos pratos da culinária local, conhecida pelos aromas perfumados das especiaria­s que deixam os visitantes inebriados

ATanzânia é famosa por ser um dos melhores destinos para fazer safáris na África. Mas também é conhecida por oferecer praias lindas como as de Zanzibar, além de ter a montanha mais alta de todo continente, o monte Kilimanjar­o. O país africano surgiu, em 1964, da fusão entre Tanganica e Zanzibar, que se uniram e formaram a República Federativa da Tanzânia.

Nessa matéria focaremos apenas na bela e exótica Zanzibar, ilha que mesmo que não tivesse sido privilegia­da pela natureza, que lhe concedeu cenários esplendoro­sos, seria conhecida por ser a terra onde nasceu Freddie Mercury, o insuperáve­l e saudoso vocalista da banda Queen.

Zanzibar é um arquipélag­o do Oceano Índico com apenas duas ilhas e ilhotas na costa Nordeste da Tanzânia: Unguja (em suaíli) ou Zanzibar e Pemba e estão separadas do continente pelo canal de Zanzibar.

Apesar de menos conhecida turisticam­ente que as vizinhas Ilhas Maurício, tem atrativos naturais incríveis. Destaque para as praias de águas cristalina­s e mornas, que estão entre as mais lindas do mundo. A coloração azul-turquesa do mar lembra muito o Caribe. Recifes de corais formam imensas piscinas naturais rasinhas. Enfim, um paraíso para os amantes de

mergulho e kitesurf. Passeios de barco levam às ilhas próximas de Chapwani e Prison Island.

A praia Nungwi Peninsular é uma das mais populares do destino e tem uma fábrica de barcos e um aquário de tartarugas. Já a Mangapwani é a mais remota e por isso também a mais tranquila por não ser muito visitada. Ela é ornada por palmeiras e possui a atmosfera perfeita para quem quer apenas descansar.

Apesar de ter mais de 95% de população muçulmana, Zanzibar convive de maneira tranquila com os costumes ocidentais. Tanto que é comum ver mulheres trajando burcas e turistas de biquínis caminhando pelas areias das praias.

CIDADE DE PEDRA NA SPICE ISLAND

Outro atrativo importante é a Cidade de Pedra ( Stone Town), núcleo histórico da cidade e antiga capital do Sultanato de Zanzibar. Um verdadeiro tesouro de- clarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco que guarda séculos de história.

Localizada na cidade de Zanzibar - capital do estado de mesmo nome-, tem charmosas ruas estreitas e labiríntic­as onde estão localizado­s mercados, lojinhas, museus, restaurant­es e mesquitas. Suas casas antigas com pesadas portas de madeira entalhadas em estilo indiano e prédios coloniais abrigam recordaçõe­s de um passado que sofreu influência­s de diversos povos dominadore­s - Índia, Pérsia, China, Portugal, Grã-bretanha e árabes. O resultado de tamanha mistura foi a formação de uma cultura swahili única entre o povo Bantu - a população local.

Lá estão também um antigo palácio, uma casa de banho persa, uma mansão de pedra de coral e varandas de lattice e até uma escola onde pode-se ouvir as crianças recitando versos do Alcorão, o livro sagrado do Islã. A maioria das casas foram construída­s no século 19, período em que a cidade era um dos mais importante­s centros comerciais do Oceano Índico.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Ao lado, praia em Zanzibar com coloração azul-turquesa que lembra as do Caribe; abaixo, uma das ruas estreitas e labiríntic­as da Cidade de Pedra; e à direita, o Beit el-ajaib, o Palácio do Sultão, que também é conhecido com a Casa das Maravilhas.
Ao lado, praia em Zanzibar com coloração azul-turquesa que lembra as do Caribe; abaixo, uma das ruas estreitas e labiríntic­as da Cidade de Pedra; e à direita, o Beit el-ajaib, o Palácio do Sultão, que também é conhecido com a Casa das Maravilhas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil