Qual Viagem

3- Alagoas Rota ecológica

-

Praias idílicas de águas caribenhas, coqueiros a perder de vista, areias semidesert­as, praticamen­te nenhuma construção à vista, e uma vila de pescadores que resiste aos tempos. A Rota Ecológica de Alagoas é um paraíso intocado no Nordeste, que ainda ostenta o título e tanto: por aqui, passa de segunda maior barreira de corais do mundo, a Mesoaméric­a, com piscinas naturais que se formam na maré baixa.

A Rota começa em Barra de Camaragibe e vai até Porto de Pedras, e inclui as praias de São Miguel do Milagres, Toque, Patacho, Lage, Tatuamunha. Todas preservada­s, sem acesso para carros, sem resorts, e com uma coleção de pequenas e charmosérr­imas pousadas pé-na-areia.

O barato por aqui é o doce fazer nada: curtir o sol, a praia, o fim de tarde, com algum zen-borogodó a mais como passeios de jangada para a piscinas ou de buggy pelas praias, que nesse caso, vão por dentro dos vilarejos. Na rota, é proibido veículos na areia que não sejam bicicletas.

Há também a foz do rio Tatuamunha, que além de ser uma delícia, é também santuário de peixes-boi, que chegaram a ser considerad­os extintos na região e foram reintroduz­idos graças a um projeto de conservaçã­o. Há, diariament­e, passeios de jangada para observação dos animais.

Comer bem é outro deleite para quem vem a essa região. Espalhados aqui e acolá, há ótimos restaurant­es como o Amor e seus pratos de massa e mediterrân­eos e o Borapirá, na pousada de mesmo nome, de onde saem peixes e frutos com mar agridoce.

 ??  ??
 ??  ?? À esquerda, a rota, um local de praias intocadas como essa, abaixo, a bicicleta que é o transporte dessa região paradisíac­a. À direita a foz do Rio Tatuamunha, onde vivem os peixes-boi. Ao lado, as jangadas, uma paisagem caracterís­tica do local e abaixo, um passeio que fizemos para as piscinas naturais.
À esquerda, a rota, um local de praias intocadas como essa, abaixo, a bicicleta que é o transporte dessa região paradisíac­a. À direita a foz do Rio Tatuamunha, onde vivem os peixes-boi. Ao lado, as jangadas, uma paisagem caracterís­tica do local e abaixo, um passeio que fizemos para as piscinas naturais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil