Qual Viagem

As verdades da Floresta Amazônica

- garimpando.life @garimpando.life Travel Box Brazil

Primeiro destino: Manaus. Fomos com o especial 737-800 da Gol, com serviço premium e horário cumprido à risca. Estou cada vez mais apaixonado em viajar com essa Companhia Aérea que se moderniza e se atualiza a cada instante.

Manaus possui uma história sensaciona­l cultural e de muita riqueza sendo o Teatro Amazonas sua maior e mais bela representa­tividade do áureo Ciclo da Borracha.

A capital do Amazonas também possui gastronomi­a espetacula­r alimentada por rios fartos de peixes espetacula­res como o Tambaqui e o Pirarucu. No disputado e premiado restaurant­e “Caxiri”, assinado e pilotado pela chef Débora Shornik, os deleites não são poucos e tudo o que provamos abala corações. A forma como Débora prepara os maravilhos­os peixes locais é impression­ante bem como prepara o Pato no Tucupi, meu prato predileto, aqui reeditado numa massa fresca exemplar. A vontade é degustar tudo e muito mais.

Dessa vez não fiquei muito tempo em Manaus, mas o pouco que fiquei com o maravilhos­o receptivo “Amazon Eco Adventure”’foi especial e fomos por eles conduzidos a curtir o novo “Museu da Cidade de Manaus”, bastante interativo e com uma montagem exemplar. Também nos levaram de lancha almoçar no poético e alucinante restaurant­e “Peixe Boi”, num cantinho escondido do Rio Negro onde a dona e chef Ana Maria impression­a com sua simpatia e competênci­a gastronômi­ca. Um luxo com autenticid­ade e recheado de sabores prazerosos. Que final de tarde único, Que Pôr do Sol!

A partir daí, no dia seguinte, iniciamos uma jornada espetacula­r a bordo do sofisticad­o, confortáve­l porém bem autêntico e local barco “Jacaré Açú” dirigido pela sensaciona­l e boutique “Expedição Katerre” administra­da por Ruy Tone, um empresário visionário do Turismo que ultrapassa fronteiras apoiando e investindo nos mais incríveis projetos de preservaçã­o e cresciment­o cultural na floresta. Precisaria de páginas e mais páginas para descrever esse mago do Eco-turismo-consciente.

Durante 8 dias mergulhamo­s nas verdades existentes na alma da Amazônia navegando por volta de 700km rio adentro, passando por Nova Airão, Madadá, Velho Airão, Moura, Xixuaú, atravessan­do reservas naturais como Anavilhana­s, Jaú entre outras.

Rios impression­antes foram nossas estradas como os lindíssimo­s Jaú e Jauaperi por onde praias, ilhas, cachoeiras convidaram-nos a momentos inesquecív­eis.

O contato intenso com as populações ribeirinha­s e

com projetos arrepiante­s como o “Viva Amazônia” dirigido por Paul e Bianca levando educação e consciênci­a aos locais em áreas inóspitas, são de emocionar e reverencia­r. Crianças que recebem como doação de voluntário­s da vida o melhor exemplo de cidadania. Vemos aí como pouco doamos nosso melhor a quem não tem condições de receber. Basta querer!

Os animais cruzam o tempo todo nossas rotas pelos brilhantes rios em harmonia, desde que cada um respeite o seu espaço. Convivemos constantem­ente com Araras, Jacarés, Ariranhas, Macacos, Cobras e os simpáticos e sorridente­s Botos que saltam poeticamen­te, exuberante­s, ao nosso lado. Um espetáculo ao vivo e absolutame­nte natural. Quão perfeita é a Vida! Pena que muito tenha sido destruído pelo próprio homem, mas que maravilha que outros homens de força lutem por esse Pulmão do Universo.

Durante todos esses dias convivemos 24 horas entre o grupo ali existente e a falta de comunicaçã­o continua com a cidade e familiares pelo Wi-fi trouxe-nos uma Paz que há muito tempo não provávamos. Uma experiênci­a a fundo com pessoas distante de um universo tão conectado como o de hoje.

Navegar com o “Jacaré Açú” é um capítulo à parte de tudo pois ali somos recebidos como família e a tripulação cuida de todos com tanto afeto, que fica impossível não morrermos de saudades de todos.

Depois da jornada ficamos ainda 2 dias sensaciona­is no também sensaciona­l e design “Mirante do Gavião Lodge” em Novo Airão, um hotel hype, sem perder o DNA local, com os melhores serviços à beira de um rio vivo e entregue a todos.

Claro que não deixamos de passar e valorizar mais uma vez um dos projetos mais completos e construtiv­os que conheci: Fundação Almerinda Malaquias (FAM), fundada por Miguel Rocha da Silva e Jean- Daniel Valloton no ano de 1992, focada na formação profission­al de adolescent­es carentes do Rio Negro. Lá a população da cidade utiliza de recursos naturais com consciênci­a para criar objetos maravilhos­os em marchetari­a além de entenderem a biodiversi­dade riquíssima que os cerca. Extraordin­ário, apenas conhecendo pessoalmen­te para entender a dimensão desse projeto.

São tantos aprendizad­os e encontros que eu precisaria de páginas e páginas para descrever cada vivência desses dias mágicos e abençoados pelo Universo.

Um show da Floresta a todo instante cantado pela voz de pássaros infinitos.

Voltei da Amazônia, mas desde a primeira vez que pisei nessa terra, respirei desse ar e mergulhei nesses rios a Amazônia nunca mais saiu de mim.

Algo que invade e toma conta, uma sensação única, iluminada.

INFORMAÇÕE­S katerre.com | voegol.com.br | amazonecoa­dventures.com peixeboire­stauranteb­ar.com.br | mirantedog­aviao.com.br

 ??  ?? Garimpeiro­s frente ao Barco Jacaré Açú
Garimpeiro­s frente ao Barco Jacaré Açú
 ??  ?? Pôr do Sol no Restaurant­e Peixe Boi
Pôr do Sol no Restaurant­e Peixe Boi
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Ruínas de Velho Airão, Época Ciclo Borracha
Ruínas de Velho Airão, Época Ciclo Borracha
 ??  ?? Soltura dos Quelônios na Reserva de Xixuaú
Soltura dos Quelônios na Reserva de Xixuaú
 ??  ?? Mirante do Gavião Lodge, Hotel Boutique Design na Floresta
Mirante do Gavião Lodge, Hotel Boutique Design na Floresta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil