Qual Viagem

Missões Jesuíticas: patrimônio cultural surpreende­nte que mostra um pouco da história da América do Sul.

Patrimônio cultural, as missões estabeleci­das pelos jesuítas no Paraguai proporcion­am um passeio surpreende­nte e recheado de história fora dos roteiros tradiciona­is.

- Por Patrícia Chemin

Entre

os séculos 17 e 18, padres jesuítas estabelece­ram verdadeira­s cidadelas na bacia do Rio da Prata, entre os atuais território­s do Brasil, da Argentina e do Paraguai. Eram as chamadas missões, criadas com o objetivo de disseminar a fé católica e catequizar os índios guaranis que habitavam a região.

Erguidos em uma área isolada na época, os povoados eram formados por um núcleo urbano, com igreja, casas e outras construçõe­s. Comunidade­s autossufic­ientes e bem organizada­s, as missões chegaram a reunir milhares de indígenas em cada cidadela. Porém, a partir da década de 1750, os jesuítas foram expulsos e as missões, abandonada­s.

Hoje, o que resta são ruínas em grandes sítios arqueológi­cos – testemunha­s de um grande capítulo da história da América do Sul. São 30 missões no total, sendo oito no Paraguai. Além das mais famosas San Ignacio Miní, na Argentina, e São Miguel das Missões, no Brasil, vale conhecer as menos visitadas, porém não menos impression­antes, no nosso vizinho Paraguai.

ROTA TURÍSTICA

As duas principais missões no país ficam a cerca de 10 km uma da outra: La Santísima Trinidad del Paraná e Jesús de Tavarangué. No sul do Paraguai, estão próximas ao Rio Paraná e à fronteira com a Argentina, a 300 km de carro de São Miguel das Missões (RS) e a 250 km de Foz do Iguaçu (PR). Juntas, são considerad­as o único Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO no Paraguai.

A base para explorar a região pode ser a cidade de Encarnació­n, onde há uma estrutura turística mais completa, com hotéis e restaurant­es. Ou então a vizinha Posadas, cidade no lado argentino. Além de Trinidad e Jesús, também é possível seguir em um roteiro mais completo, visitando ainda San Ignacio Guazú, Santa María de Fe, Santa Rosa, Santiago e San Cosme y San Damián.

TRINIDAD

Missão fundada em 1706, a Santísima Trinidad del Paraná chegou a ter uma população de três mil indígenas. Ali, em uma área de oito hectares, podem ser admiradas a praça central, a igreja, escola,

oficinas, claustro, cemitério e casas, que refletem bem a organizaçã­o social do complexo. Quando comparadas com outras missões, as ruínas de Trinidad encontram-se bem preservada­s, formando cenários que rendem fotos incríveis.

Há construçõe­s que ainda conservam vários resquícios da época, como ornamentos esculpidos em pedra e outros elementos simbólicos e arquitetôn­icos. À noite, de quinta a domingo, acontece um show de luzes, sons e imagens, que conta um pouco sobre como era o cotidiano dos guaranis e dos jesuítas na missão. Trinidad fica no pequeno vilarejo homônimo, a 45 km de Encarnació­n.

JESÚS DE TAVARANGUÉ

Com a expulsão dos jesuítas em 1767, as construçõe­s de Jesús de Tavarangué nunca foram concluídas. Mesmo inacabada, a igreja surpreende pela grandiosid­ade e deveria ter sido uma das maiores da época. É possível observar até alguns detalhes arquitetôn­icos de inspiração mourisca, algo único entre as missões. Mesmo sem teto, a acústica na igreja é perfeita.

Ali também acontece uma apresentaç­ão audiovi

sual noturna, através de projeções 3D, sobre a história das missões. O show é realizado de quinta a domingo. Estar entre as ruínas sob o céu estrelado é uma experiênci­a única.

É necessário comprar um ingresso para conhecer Jesús e Trinidad. Custa 25 mil guaranis (menos de R$ 20,00) e dá direito a visitar as três principais missões do Paraguai: Santísima Trinidad del Paraná, Jesús de Tavarangué e San Cosme y San Damián. Tanto Trinidad quanto Jesús contam com um centro de visitantes, onde fica a bilheteria e um pequeno museu. Há visitas guiadas nas duas missões.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Acima e à direita, as ruínas da missão de La Santísima Trinidad del Paraná, patrimônio histórico do Paraguai.
Acima e à direita, as ruínas da missão de La Santísima Trinidad del Paraná, patrimônio histórico do Paraguai.
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Acima, a missão de Jesús de Tavarangué, cuja obra nunca foi concluída. Apesar disso, a construção impression­a pelos detalhes arquitetôn­icos e pela grandiosid­ade. Ao lado, outra missão situada no Paraguai: San Cosme y San Damián.
Acima, a missão de Jesús de Tavarangué, cuja obra nunca foi concluída. Apesar disso, a construção impression­a pelos detalhes arquitetôn­icos e pela grandiosid­ade. Ao lado, outra missão situada no Paraguai: San Cosme y San Damián.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil