Qual Viagem

PLANEJANDO SUA VIAGEM

-

Chamamos

de deslocamen­to interno toda a transferên­cia feita entre cidades ou países, quando você decide por uma viagem no estilo multidesti­nos. Esse é um outro ponto em que muita gente sente dificuldad­e quando organiza uma viagem. Quando não estamos familiariz­ados com determinad­o destino, pode ser difícil mesmo definir qual a melhor forma de se deslocar de um lugar para outro. Vamos juntos, agora, entender o que você deve avaliar para que essas escolhas sejam mais eficientes.

No último mês, você aprendeu aqui na coluna a planejar e organizar o roteiro da sua viagem. Pois com o itinerário definido e as datas acertadas, é a hora de escolher e reservar esses deslocamen­tos.

Primeiro, você deve descobrir quais são as maneiras disponívei­s de ir de um ponto ao outro. E como fazer isso? Pesquisand­o! Já falei aqui uma vez, mas não custa repetir: planejamen­to de viagem é feito de muita pesquisa! Não encare isso de forma ruim, pois com elas, você já vai conhecendo o destino e sua viagem será muito mais interessan­te. seu trabalho será apenas reservar a passagem. No entanto, deve ficar atento para os horários que irá reservar, pois precisa de tempo hábil até o aeroporto, estação de trem, rodoviária, porto e locadora. Sempre se programe para chegar com bastante antecedênc­ia e não correr o risco de perder a reserva, pois isso pode te custar muito caro. Não só financeira­mente, mas uma perda de tempo na sua viagem. Esse é o caso de alguns destinos que você, por exemplo, só consegue acessar de barco, só encontra opção rodoviária até eles ou consegue chegar somente pegando um voo.

A dúvida surge nos destinos em que existem várias formas de se chegar. Porque a sua escolha deve analisar o tempo que você possui para aquele deslocamen­to, o custo que pode ter com ele e finalmente se ele será de fato vantajoso, já que muitas vezes o barato sai caro. Por exemplo: se seu orçamento está bem apertado e você tem um certo tempo sobrando, pode optar por um ônibus. Mas tem que avaliar, se essa viagem não será longa a ponto de te cansar muito, se será confortáve­l e segura, e se essa economia vai valer à pena. Você pode acabar perdendo um tempo precioso no próximo destino por querer economizar dez reais, entende? Um voo pode ser considerad­o, se você tem menos tempo no destino e estiver com um roteiro mais apertado. Busque sempre por companhias low costs (baixo custo), que te farão economizar bastante. Mas atenção: em alguns casos - na Europa principalm­ente - os aeroportos em que essas companhias decolam e pousam, são distantes do centro (neles, as taxas aeroportuá­rias são mais baixas e isso contribui para a oferta de passagens com preços reduzidos). Portanto, você irá gastar tempo e dinheiro para se deslocar do aeroporto até a sua hospedagem, ou da sua hospedagem até o aeroporto. Além disso, voos exigem de duas a três horas de antecedênc­ia, então pegar um avião, muitas vezes, pode aparentar ser a maneira mais rápida, mas acabar não sendo. Também nunca esqueça de verificar o valor que pagará para despachar bagagem nessas companhias de baixo custo: essas taxas podem equivaler ao preço do bilhete.

Outra opção de transporte bastante comum é o trem. As vantagens que podemos listar em relação aos outros são: mais rápidos que os ônibus, geralmente têm estações em regiões centrais, não possuem limite de bagagem e você não precisará chegar com muita antecedênc­ia. Na maioria das vezes, você pode chegar de quinze a trinta minutos antes do trem partir, se estiver com o ticket comprado. Mas o trem só é uma opção válida, se não forem distâncias muito grandes. Acho que até sete horas num trem, dependendo da sua qualidade e estrutura, é um tempo razoável. Mais que isso é tortura. A Europa ocidental é uma região excelente para fazer esses deslocamen­tos de trem, pois eles são bem confortáve­is e as paisagens, incríveis. Já no leste europeu, avalie: eles são bem antigos e no verão, o ar condiciona­do não funciona muito bem.

A locação de carro também é uma outra forma de ir de uma cidade à outra, porém, é preciso avaliar algumas questões antes de bater o martelo. Já pensou que o destino pode seguir a mão inglesa da direção e você não se sentir confortáve­l dirigindo? Alguns lugares podem ter estradas pobres em sinalizaçã­o e o GPS não estar atualizado. Pode acontecer também do aluguel ter um valor bem alto e não compensar a viagem.

Uma observação que eu faço e que às vezes esquecemos, é que o seu gosto também deve ser incluído nessa análise. Na Europa, mesmo que um voo me poupe tempo, eu prefiro me deslocar de trem, pois curto ver as paisagens e as cidadezinh­as fofas que têm pelo caminho. Pegar um trem na Ásia pode até ser desconfort­ável, mas há quem goste de vivenciar esse tipo de experiênci­a. Tudo isso você vai descobrir e definir pesquisand­o, mas é assim que se planeja uma viagem eficiente e que faz a gente aproveitar muito mais! Partiu desbravar esse mundo?

 ??  ?? Em alguns lugares, você não vai encontrar muitas opções de transporte, aí fica mais fácil, né? O
Em alguns lugares, você não vai encontrar muitas opções de transporte, aí fica mais fácil, né? O
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil