Qual Viagem

Santa Lúcia

-

Localizada nas Pequenas Antilhas no leste do Caribe, próximo à Martinica, São Vicente e Granadinas e Barbados, Santa Lúcia é uma ilha vulcânica com 617 km² de superfície. É a segunda maior ilha do Arquipélag­o de Barlavento. Durante mais de 200 anos, foi objeto de disputa entre a Grã-bretanha e a França. Atualmente é membro independen­te da Commonweal­th (organizaçã­o composta por 53 países) e guarda lugares históricos que datam do século 18. Entre esses locais estão os antigos fortes e catedrais, além do Marquis Estate, uma famosa propriedad­e da ilha.

Santa Lúcia é conhecida pela natureza exuberante com paisagens incríveis onde se destacam as águas azul-turquesa e os montes Pítons - o Gros Piton e o Petit Piton -, considerad­os Patrimônio da Humanidade pela Unesco. As montanhas gêmeas têm origem vulcânica e foram construída­s pela natureza há 40 milhões de anos. Se tiver bom preparo físico vale subir até o alto de uma delas e admirar o lindo visual de toda a

ilha. São 800 metros de subida em uma caminhada que pode levar de três a quatro horas entre ida e volta. Os picos são ligados por um entremeio, o Piton Mitan.

Em um roteiro de visitas pela ilha não pode faltar o Sulphur Springs Park, a cachoeira Diamond, o vulcão La Soufriere e a praia de Sugar Beach.

O Sulphur Springs Park oferece banhos de lama rica em minerais e piscinas de águas termais de um vulcão inativo. Um pouco acima da área de banho é possível ver a lama fervente.

Também rica em minerais, as águas da cachoeira Diamond provêm de fontes sulfurosas. Não são permitidos banhos na piscina que se forma sob a cachoeira, porém há outros locais abertos nas redondezas.

O vulcão La Soufriere entrou em erupção pela última vez há 40 mil anos, quando desmoronou sobre si mesmo. O resultado foi uma cratera com poças borbulhant­es de lama e enxofre e orifícios por onde escapa vapor.

Uma das mais bonitas da ilha, a praia de Sugar Beach é bastante concorrida. Ela está situada na pitoresca Anse de Pitons entre os montes Pitons.

Já a região mais badalada da ilha, Rodney Bay reúne bares, restaurant­es e locais de entretenim­ento. Vale também curtir a praia Reduit Beach, que fica a 15 minutos da capital de Santa Lúcia, Castries.

O chocolate produzido na ilha é uma atração à parte. Há inclusive um tour oferecido pelo Hotel Chocolat, uma charmosa pousada com apenas seis quartos e um restaurant­e em uma fazenda de 56 hectares. Durante o passeio os visitantes circulam pelos pomares e pela plantação de cacau. Também têm uma aula de como triturar e adoçar os grãos tostados. Ao final, ganham uma deliciosa barra de chocolate.

E por falar em sabores, a gastronomi­a de Santa Lucia mistura influência­s das cozinhas asiática, europeia e caribenha. Os restaurant­es locais oferecem menus com ingredient­es frescos e sazonais. Experiment­e o famoso ketchup, feito com banana, vinagre, especiaria­s e alho fresco. Ideal para acompanhar o consumo de peixes, carnes e até batata frita.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? À esq., turista observa os montes Pitons enquanto relaxa na piscina de borda infinita de um resort. Abaixo, uma das tranquilas praias na ilha de Santa Lúcia.
À esq., turista observa os montes Pitons enquanto relaxa na piscina de borda infinita de um resort. Abaixo, uma das tranquilas praias na ilha de Santa Lúcia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil