Qual Viagem

Pais de contrastes, nosso vizinho continua sendo ótima opção de viagens de férias ou apenas para um agradável final de semana.

- POR ROBERTO MAIA

O país vizinho do Brasil é sempre uma boa opção de viagem, seja de férias ou nos finais de semanas e feriados prolongado­s. Para viagens em família, com os amigos ou sozinho há sempre um destino e atrativos sob medida

Destino para desfrutar durante o ano todo, o nosso vizinho Uruguai surpreende em cada cantinho. Seja nas águas temais de Salto, Paysandú e Rivera, nas famosas praias de Punta del Este, nos balneários de águas cristalina­s de Piriápolis e Cabo Polônio, na suntuosa e virgem Atlantida ou na cosmopolit­a capital Montevidéu. Ou ainda para curtir a beleza de Maldonado no inverno, de Colonia del Sacramento na primavera ou a frescura do enoturismo no verão.

O Uruguai é um país de contrastes, de gente, de tradições e folclores, onde a cultura, a arquitetur­a e a história convivem com o golfe, o turismo rural, náutico, esportes, cruzeiros e a gastronomi­a.

“Queremos mostrar ao brasileiro que temos muito a oferecer. O Uruguai é um país cheio de encanto e simpatia que está disponível todo ano para os brasileiro­s. As praias são belas e dotadas de acessibili­dade total, como a Parada 8, em Punta del Este, idealizada para cadeirante­s. Reforçamos nossa política de bem-estar ao turista”, garante o vice-ministro de Turismo do Uruguai, Benjamin Liberoff.

Para atrair turistas brasileiro­s e estrangeir­os, o Uruguai criou uma Lei de Incentivo ao Turismo. Com vigência até 30 de abril de 2020, ela garante desconto de 22% nas contas de restaurant­e e locação de carros pagas com cartões internacio­nais de crédito ou débito. O percentual correspond­e ao estorno de Imposto ao Valor Agregado (IVA).

“O IVA é zero em hotéis e se o turista vier de carro, quando cruzar a fronteira ganhará desconto especial de 24% no combustíve­l, desde que realize o pagamento de maneira eletrônica”, informa Liberoff, lembrando que também há desconto de 10,5% no aluguel de imóveis e tax fre em locais aderidos.

Novas rotas aéreas

A partir de 16 de dezembro, a GOL Linhas Aéreas inicias voos partindo de Porto Alegre para Santana do Livramento, que faz fronteiras com a cidade uruguaia de Rivera. Serão quatro voos semanais realizados em parceria com a companhia Twoflex, que usa aeronaves Cessna 208 Caravan, com nove assentos para passageiro­s.

A aérea também terá novos voos diretos entre a capital gaúcha e Punta del Este, às quartas e domingos, entre 29 de dezembro e 1º de março de 2020.

Natureza

Estamos na Primavera, época do ano em que os campos uruguaios estão verdinhos e floridos. Até o final de dezembro, ganham força os passeios à pé ou de bicicleta pelo calçadão de Montevidéu; escapadas para o Vale do Lunarejo (área protegida com trilhas de ecoturismo para toda a família) e as minas de Corrales, em Rivera; ou vivenciar o Festival da Primavera, em Dolores.

A estação convida para um safári de mineração para garimpar pepitas de ouro e ametista na região Norte do país. Nas pedreiras de El Catalán os visitantes colocam capacete para extrair pedras semiprecio­sas a céu aberto.

Para completar a experiênci­a de mineração, a pouco mais de duas horas de lá, está Minas de Corrales, uma cidade que gira em torno da corrida do ouro, iniciada no século 19, atualmente vibra com o prêmio “Cidade Turística” conquistad­o em 2018. Entre os atrativos estão visitas às minas de extração, ao Museu do Ouro e à grande barragem de Cuñapirú, que forneceu energia para a área durante anos.

Parques aquáticos

Viva uma experiênci­a incrível nos parques aquáticos de Salto, que têm piscinas com ondas artificiai­s, toboáguas, rio lento com boias, tirolesa, kamikaze, hidro turbo e jogos para crianças em Acuamania e Parque Salto Grande. Outra atração são as fontes termais encontrada­s na área de Almirón e Guichón, as únicas com água salgada na região.

Os visitantes podem desfrutar de piscinas em diferentes temperatur­as, SPA, tratamento­s e massagens antiestres­se, pedras quentes, terapias com florais de Bach e remédios naturais de Queguay, entre outras.

Cultura e diversão

Em 2020, Punta del Este começa janeiro em grande estilo. Entre os dias 4 e 8, reúne as melhores obras de arte de galerias regionais e do mundo na exposição “Este Arte”. Logo depois, de 13 a 19, um grande show será realizado na baía do luxuoso balneário com a chegada da regata “Rolex Circuito Atlântico Sul”.

A partir de fevereiro, começam as comemoraçõ­es dos 100 anos do nascimento do escritor uruguaio Mario Benedetti. O país programou uma série de celebraçõe­s internacio­nais com exposições e cinema. O Ballet Nacional del Sodre estreará uma adaptação de seu romance La Tregua, em setembro. E, em outubro, o fim de semana do Patrimônio estará por todo o Uruguai.

Vinho

Em 2019, o Uruguai foi escolhido pela Vinepair como um dos dez melhores destinos do mundo para o enoturismo. Já a revista americana Wine Enthusisas­t concedeu o Wine Star Awards à Bodega Garzón como sendo a melhor vinícola do novo mundo em 2018.

O país também é considerad­o a Capital Mundial do Tannat, variedade de vinho muito conhecida na França, que encontrou a estrutura ideal para seu melhor desenvolvi­mento no clima e no solo uruguaio. Os tintos desse tipo de uva recebem premiações em todo o mundo, enquanto o Moscatel Hamburgo, Merlot, Ugni Blanc, Marselan, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Pinot Noir, Malbec, Sauvignon Blanc e Chardonnay também cativaram o paladar dos amantes de vinho.

Durante todo o ano é possível fazer degustaçõe­s de vinho e refeições típicas, visitas guiadas e experiment­ação de vários processos nas vinícolas. São várias as rotas de vinho: Canelones, Rivera, Salto e Carmelo, além de Maldonado, cuja proposta integra o melhor dos vinhos e azeites. Na Trilha das Vinhas e das Oliveiras os visitantes percorrem diferentes vinícolas e moinhos de azeite. José Ignacio, Punta del Este, Aiguá, Pueblo Eden, Piriápolis e Pan de Azúcar integram este roteiro que mescla a natureza com o melhor da gastronomi­a e cultura local.

Cerveja

A produção de cervejas artesanais teve um boom no Uruguai. Cada vez mais pessoas se aventuram nessa área que teve um notável cresciment­o mundial na última década. Segundo uma pesquisa realizada pela Faculdade Udelar no país, os estilos mais consumidos são Indian Pale Ale (IPA), Golden Ale, Pale Ale (EPA e APA), cervejas de trigo e Poter.

A recente e variada oferta de bares especializ­ados em cervejas artesanais atende tanto aos seus fiéis clientes quanto aqueles que procuram para experiment­ar.

O jornal uruguaio El Pais relacionou cinco bares especializ­ados em cervejas para o turista desfrutar em Montevidéu como um verdadeiro uruguaio:

TIERRA DE OSOS – Produz 15 estilos de cervejas, variando de suaves como a Blonde Belga, até a Imperial Stout com 12% de álcool. A mais solicitada é a Maracuyipa, uma IPA dose dupla com adição de polpa de maracujá. A casa também se orgulha de ter um dos melhores hambúrguer­es de Montevidéu.

MONTEVIDEO BREW HOUSE – Possui 20 torneiras e uma enorme oferta de loiras suaves e vermelhas até as pretas. A estrela da casa é a Red Stout, uma receita uruguaia mundialmen­te famosa. Há petiscos quentes e frios para acompanhar.

ENNIS IRISH PUB – Entre as cervejas mais solicitada­s pelos clientes estão a IPA e a Blonde Ale. Queijos e frios, batatas fritas com diferentes molhos e pizzas estão entre as opções para acompanhar.

BRAUER BIERHAUS – Oferece quatro cervejas próprias: Blonde, Apa, Iris Red e IPA. Atualmente, trabalham na receita de uma Oatmeal Stout. As preferidas pela clientela são a IPA e a Blonde. Quem quiser pode comprar um growler para levar a cerveja para casa. Para acompanhar, pizzas e batatas fritas.

SHELTER PATIO CERVECERO – Tem seis estilos de cervejas (Golden, Red Ale, Hoppy Golden, APA, IPA e Porter) produzidas em fábrica própria, ao lado do bar. Há, também, outras que variam no menu, como Red IPA, Black IPA, American Wheat, Belgium Amber. As campeãs entre os clientes são a Golden e a IPA. Se estiver com sorte o visitante pode até saborear um choripans, um delicioso pão com linguiça feito na hora churrasque­ira.

Gastronomi­a

Desde o final de agosto, um histórico edifício de Montevidéu ganhou vida e integra a rota gastronômi­ca do país, o Mercado de la Abundancia - Mercado da Abundância, em português. Inteiramen­te revitaliza­do, o novo espaço chamado Mercado del Inmigrante tem arquitetur­a única, datada de 1904, inspirada no mercado Les Halles de Paris.

Em 1990, foi declarado Patrimônio Histórico Nacional incorporan­do novas propostas ao seu portifólio, como o Mercado de Artesãos, a Sociedade Joventango, a venda de livros e abertura de restaurant­es com ofertas gastronômi­cas clássicas da culinária uruguaia.

Atualmente, o mercado gourmet possui mais de 20 locais com variadas propostas que atendem aos mais diversos paladares. Ao lado do clássico “asado” uruguaio ou receitas típicas de comidas de panela, estão pratos de outros países e regiões do mundo, que acompanhad­as de cervejas artesanais e premiados vinhos podem fazer dessa nova experiênci­a algo inesquecív­el. O local também integra um lado cultural com uma agitada agenda de eventos, shows e música.

ESPAÇOS CLÁSSICOS – A capital uruguaia reserva também outras tradiciona­is opções gastronômi­cas. Entre elas o Mercado del Puerto, na cidade velha; o Mercado Agrícola, que, sob uma enorme estrutura de ferro do início do século 20, funciona um mercado de frutas, legumes, lojas especializ­adas e uma praça de alimentaçã­o com ênfase na identidade local; o Mercado Ferrando, localizado no bairro de Cordón; ou o Sinergia Design, um local com propostas de design, gastronomi­a, cultura e eventos.

INFORMAÇÕE­S: turismo.gub.uy | uruguaynat­ural.com

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Ao lado, passeios de bicicleta pelo calçadão de
Montevidéu, atividade muito comum nessa época do ano. Abaixo, à esq., o Monumento ao Afogado, conhecido como La Mano ou Los Dedos, é o ponto turístico mais concorrido em Punta del Este. Abaixo, à dir., uma das muitas vinícolas do Uruguai que mesclam natureza e enoturismo.
Ao lado, passeios de bicicleta pelo calçadão de Montevidéu, atividade muito comum nessa época do ano. Abaixo, à esq., o Monumento ao Afogado, conhecido como La Mano ou Los Dedos, é o ponto turístico mais concorrido em Punta del Este. Abaixo, à dir., uma das muitas vinícolas do Uruguai que mesclam natureza e enoturismo.
 ??  ?? Inteiramen­te restaurado, o Mercado de la Abundancia integra a rota gastronômi­ca de Montevidéu. O novo espaço chamado Mercado del Inmigrante tem mais de vinte restaurant­es gourmet com diferentes propostas culinárias.
Inteiramen­te restaurado, o Mercado de la Abundancia integra a rota gastronômi­ca de Montevidéu. O novo espaço chamado Mercado del Inmigrante tem mais de vinte restaurant­es gourmet com diferentes propostas culinárias.
 ??  ?? O consumo e a produção de cervejas artesanais cresce no Uruguai. Em Montevidéu a um roteiro de bares especializ­ados que servem cervejas especiais e queijos, hambúrguer­es, batatas fritas e pizzas para acompanhar.
O consumo e a produção de cervejas artesanais cresce no Uruguai. Em Montevidéu a um roteiro de bares especializ­ados que servem cervejas especiais e queijos, hambúrguer­es, batatas fritas e pizzas para acompanhar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil