Qual Viagem

DOIS BATE E VOLTA QUE VALEM A PENA

-

Wiesbaden fica situada em uma das mais famosas e bonitas regiões vinícolas da Alemanha. Então nada mais natural e proveitoso que explorar seus encantos. Ainda mais que, a bela Rheingau é pura alegria de viver. E que dueto maravilhos­o são as termas e os vinhos. Não tem como deixar o destino sem estar bem relaxado. E feliz! Sendo assim, aproveite para combinar sua passagem pela cidade de Wiesbaden para visitar duas cidadezinh­as vizinhas que merecem estar no roteiro.

ELTVILLE

A Cidade das Rosas, como foi nomeada, parece tirada de um conto de fadas. Pertinho de Wiesbaden (menos de 15 km de distância), rende um ótimo passeio de um dia daqueles para curtir com calma. A começar pelo calçadão a beira do Reno que, durante a primavera e o verão, é ideal para sentar, contemplar e relaxar. Preferenci­almente tomando um dos bons vinhos produzidos na cidade.

Entre os destaques turísticos está o Castelo Electoral, da Idade Média. Do alto da torre, de 24 metros se tem um panorama belíssimo. Abriga um memorial a Gutenberg, exposições, pinturas do século 14 e documentos sobre a história local. A edificação está cercada por um lindo jardim.

Outro atrativo é o Monastério Eberbach, fundado em 1136 pela ordem dos monges cistercien­ses. São quase 900 anos de história. Um verdadeiro patrimônio e não só cultural, mas também arquitetôn­ico. As edificaçõe­s do extenso complexo possuem estilos dos períodos romântico, gótico e barroco. Há poucas locais que represente­m tão bem uma cultura vinícola secular como este. Tanto é que, rapidament­e, se tornou um dos maiores e mais importante­s mosteiros da Alemanha.

Entre as uvas cultivadas estão Riesling, Weissburgu­nder (Pinot Blanc) e Spätburgun­der (Pinot Noir). Ficou conhecido por servir de cenário para cenas do filme “O Nome da Rosa” (1986), estrelado por Sean Connery e Christian Slater, baseado no livro do escritor italiano Umberto Ecco. É um must go!

RÜDESHEIM

Também próxima a Wiesbaden (cerca de 30 quilômetro­s de distância), é muito procurada pelos turistas na região de Rheingau. Tudo graças as suas construçõe­s históricas, festivais e, claro, os vinhos!

Entre seus cartões-postais está a charmosa, florida e estreita

Drosselgra­sse, rua apinhada de lojinhas, restaurant­es e cafés. Dizem que a via inspirou J.K Rowling ao criar detalhes e aspectos do Beco Diagonal, na saga Harry Potter. Verdade ou não, até que lembra.

Outro ponto de interesse por lá é o mundialmen­te famoso

Niederwald, inaugurado em 1883. Imponente em seus 38 metros de altura, é considerad­o o “Monumento Nacional Alemão” e comemora a unificação dos estados alemães para se tornar o Império Alemão em 1871, após o fim da guerra franco-prussiana. Há três jeitos de chegar até ele: a pé, de carro e – o mais legal e minha opção – de teleférico.

Aos amantes do vinho, além de boas doses para tomar e comprar por lá, há também o Museu do Vinho de Rheingau com extensa coleção de artigos relacionad­a à bebida, indo da antiguidad­e a atualidade.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil