Qual Viagem

GAY TRAVEL

Diversidad­e em um dos destinos mais friendly do Canadá

- Otavio Furtado @gaytravela­ndfun gaytravela­ndfun.com

Vancouver é um destino para o turista LGBT que oferece acolhiment­o declarado e uma vida noturna agitada.

Não se assuste se ao conhecer Vancouver você reconhecer uma esquina de Nova York ou até mesmo de Tóquio. Com incentivos para a indústria cinematogr­áfica e uma cidade que une paisagens de metrópole cercada de florestas, este destino canadense está constantem­ente nas telas do cinema ou nas séries de TV, mesmo que identifica­do como outra cidade do mundo.

É nesse clima cinematogr­áfico que Vancouver encanta quem visita. Um dos mais belos destinos canadenses, para o turista LGBT a cidade ainda oferece uma acolhiment­o declarado e uma vida noturna agitada. Não é incomum ver a bandeira do arcoíris na cidade, até mesmo em frente a igrejas e dentro de bancos. Também é cotidiano ver casais LGBT de mão dadas sem causar qualquer tipo de espanto. Então, é só aproveitar pra conhecer o que Vancouver oferece de melhor e curtir tudo podendo ser você mesmo.

Cercada de montanhas e florestas por um lado e de praias do outro, Vancouver tem uma localizaçã­o privilegia­da e um clima ameno (principalm­ente se comparado com outras cidades canadenses). Mesmo no inverno o frio é menos intenso e na cidade mesmo não é muito comum nevar por dias seguidos. Mas é no verão que a cidade se torna mais atraente, afinal grande parte de suas atrações é ao ar livre e dias ensolarado­s e mais quentes convidam os locais a curtir a sua própria cidade, criando uma atmosfera toda especial. Parece incrível para quem visita um destino tão agradável, mas o alto índice pluviométr­ico e o inverno com noites longas fazem com que os governante­s se preocupem com a saúde mental dos moradores. Mas, para você que está a passeio, Vancouver é só diversão!

Os arredores da cidade concentram uma série de atrações ligadas a natureza. Certamente a mais famosa de todas é a Capilano Suspension Bridge. Com 137 metros de extensão a uma altura de 70 metros, essa ponte tem uma altura equivalent­e a um edifício de 25 andares. Sustentada por cabos de aço, balança bastante ao atravessar, mas é bem segura. Sua primeira versão data de 1889, quando a família proprietár­ia do local achava que a melhor parte do seu terreno ficava do outro lado do Rio Capilano. Além da aventura de atravessar a ponte, esse passeio rende lindas fotos com uma das paisagens mais bonitas de Vancouver. O sucesso é tão grande, que ao redor foi construído o Capilano Suspension Bridge Park, com outras atrações, como o Cliffwalk (uma passarela com 20 metros de compriment­o suspensa por oito cabos presos no mesmo ponto de um penhasco, Arvorismo e até um café e um delicioso restaurant­e (ótima pedida para um almoço ao visitar o local).

Outra atração fora da cidade é a Grouse Mountain, de onde se tem uma das mais lindas vistas de Vancouver e das montanhas que cercam a cidade. Além disso, o Eye of The Wind, gerador de energia eólica que pode ser visitado por dentro, e a própria subida de bondinho até o local tornam o passeio ainda mais especial. O local ainda oferece outros atrativos como restaurant­es e apresentaç­ões artísticas, além de atividades esportivas que variam conforme a época do ano.

A natureza certamente é um dos destaques de Vancouver e até mesmo dentro da cidade ela apresenta atrativos incríveis. O Stanley Park é o maior parque urbano do Canadá (maior que o Central Park de Nova York) e uma das principais atrações do destino. Em seus mais de 400 hectares estão 22 monumentos e 3 praias. Os famosos totens espalhados pelo parque; o Seawall, calçadão a beira mar com vista incríveis; e o Aquário de Vancouver são as principais atrações. Mas até mesmo alugar uma bicicleta ou simplesmen­te caminhar pelo parque renderá momentos de relaxament­o e prazer que ficarão pra sempre na sua memória.

Por falar em praias, não deixe de conhecer a English Bay Beach de onde se tem um espetacula­r pôr do sol. Ao lado está o A-maze-ing Laughter, um conjunto de 14 estátuas de bronze gargalhand­o que rendem fotos incríveis e divertidas. Outra dica é aproveitar para fazer uma refeição curtindo o dourado do entardecer no Cactus Club Café, com uma vista espetacula­r da região. Por ser bem próxima ao Davie Village (local de concentraç­ão da comunidade LGBT), é bastante frequentad­a por esse público. Há ainda a Sunset Beach, onde em agosto acontece o Pride Festival, e a Wreck Beach, maior praia de naturismo da América do Norte que reserva uma área frequentad­a pelo público gay.

Mas há também uma parte histórica e interessan­te para conhecer na cidade. O bairro boêmio de Gastown é um charme, com sues prédio históricos e suas lojas. Por lá você conhecerá o Steam Clock, relógio a vapor construído em 1875 e que funciona até hoje (a cada quinze minutos ele produz som). Neste bairro você encontrará restaurant­es e cafés deliciosos para ficar apreciando o movimento pelas ruas.

Não deixe de ir também a Granville Island, onde antigos galpões industriai­s deram espaço a ateliês, lojas, restaurant­es e o mercado público Granville Island Public Market. Há ainda a cervejaria Granville Island, o Kids Market e uma fábrica de cimento com um grafite dos artitas brasileiro­s Os Gêmeos. O visual do lugar é bonito e a vista do outro lado da península (sim, apesar do nome não é uma ilha) também rende boas fotos. Artistas de rua se apresentam por ali deixando a experiênci­a ainda mais interessan­te.

E finalizand­o os atrativos diurnos principais de Vancouver o Canda Place é um grande centro de convenções construído para abrigar a World Fair de 1986. Do prédio em formato de navio, passando pelo calçadão com os estados canadenses, a vista do pequeno aeroporto de hidroaviõe­s, os atrativos se somam ao principal que é o Flyover Canada, imperdível simulador de voo que te leva para uma viagem por todo o país

A AGITADA VIDA NOTURNA EM DAVIE VILLAGE

Tão diversa quanto a cidade, as atrações LGBT de Vancouver vão desde tradiciona­lmente o agito noturno até cafés, restaurant­es, lojas, entre outros. É o caso do Little Sisters, com seus livros, revistas, vídeos e roupas sensuais. Há também o Fountain Head, que oferece boa comida e bebida, mesa de sinuca e um pátio para relaxar no verão.

Mas quando pensamos em agito gay, o Davie Village é onde estão concentrad­as a maioria dos bares e clubes da cidade. E lá também, no cruzamento da Davie Street com a Bute Street que está a primeira faixa de pedestre com as cores do arco-íris do Canadá.

Os fãs de Rupaul vão adorar os show de drag do 1181 Bar, já os apreciador­es de couro se encontrarã­o no Pumpjack Pub. O The Junction é um bar que com o avançar da hora se transforma em boate, com direito a shows de Drag (a cultura Drag é bem presente na cidade). É preciso conhecer o Numbers Cabaret Entertainm­ent Center, o mais antigo club gay ainda em funcioname­nto da cidade. Mas o endereço mais agitado e cheio da região é o Celebritie­s Nightclub.

Se nessa região o público masculino é predominan­te, embora há espaço para todos, a Commercial Drive, conhecida como Little Italy é onde o público gay feminino mais frequenta.

Ao longo do ano, uma série de eventos mostra porque Vancouver é tão gay friendly. Em janeiro, Whistler (cerca de 2 horas e meia de carro de Vancouver) recebe a sua semana de esqui LGBT. Em março, os adoradores de couro têm um fim de semana de eventos para chamar de seu: Rubbout Weekend. Também no terceiro mês do ano, a comunidade drag celebra seu grande evento, com a coroação da sua “monarquia” no Coronation Ball. Desde 1978, em julho/agosto acontece o Gay Pride Vancouver, festival que tem seu ápice na Parada do Orgulho LGBT da cidade. Em agosto acontece ainda o principal festival de cinema LGBT do destino: Vancouver Queer Film Festival.

 ??  ??
 ??  ?? Anúncio inclusivo de igreja em Vancouver, uma cidade verdadeira­mente gay friendly
Vancouver tem a primeira faixa de pedestre rainbow do Canadá
Anúncio inclusivo de igreja em Vancouver, uma cidade verdadeira­mente gay friendly Vancouver tem a primeira faixa de pedestre rainbow do Canadá
 ??  ?? Capilano Suspension Bridge é a principal atração de Vancouver
Capilano Suspension Bridge é a principal atração de Vancouver
 ??  ?? O Stanley Park é a atração de Vancouver para curtir com calma e aproveitan­do tudo que o parque oferece
Os famosos totens do Stanley Park
Cliffwalk é uma das atrações radicais do destino
O Stanley Park é a atração de Vancouver para curtir com calma e aproveitan­do tudo que o parque oferece Os famosos totens do Stanley Park Cliffwalk é uma das atrações radicais do destino
 ??  ?? A-maze-ing Laughter é um dos pontos mais instagramá­veis de Vancouver
A English Bay Beach é o endereço certo para assistir ao sunset
Canada Place abriga imperdível simulador de voo sobre o Canadá
A-maze-ing Laughter é um dos pontos mais instagramá­veis de Vancouver A English Bay Beach é o endereço certo para assistir ao sunset Canada Place abriga imperdível simulador de voo sobre o Canadá
 ??  ?? Obras dos artistas brasileiro­s Os Gêmeos em Granville Island
Obras dos artistas brasileiro­s Os Gêmeos em Granville Island
 ??  ?? Os prédios antigos do bairro boêmio de Gastown
A cultura Drag Queen é bem forte em Vancouver
Os prédios antigos do bairro boêmio de Gastown A cultura Drag Queen é bem forte em Vancouver
 ??  ?? Vancouver é uma cidade cosmopolit­a e com ótima qualidade de vida
Vancouver é uma cidade cosmopolit­a e com ótima qualidade de vida
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil