Qual Viagem

Para quando você for a Marrocos

-

Localizado no extremo Noroeste da África, o reino do Marrocos faz fronteira marítima com a Espanha e terrestre com a Argélia e Mauritânia. Ao Norte, está limitado pelo Mar Mediterrân­eo e pelo Estreito de Gibraltar. Desertos, montanhas, cordilheir­as, praias, lagos e rios fazem parte da geografia do país. Rabat é a capital e Casablanca a maior cidade. O islamismo é a religião predominan­te.

IDIOMA

Árabe é a língua oficial. Há, também, o chamado árabe marroquino (Darija). O francês é amplamente falado e o inglês bastante utilizado em lugares turísticos como hotéis e restaurant­es. No Norte, o espanhol também é comum.

MOEDA

Dirham Marroquino (Dh)

FUSO HORÁRIO

Mais 2 horas em relação ao horário de Brasília.

VISTO

Não é necessário, mas a validade do passaporte deve ser superior a seis meses.

CLIMA

A temperatur­a costuma oscilar muito podendo cair até 10 graus durante o inverno (janeiro e fevereiro), quando as chuvas são constantes. Já no auge do verão (julho) pode chegar facilmente aos 45 graus no interior, enquanto que no deserto atinge 50 graus. A melhor época para viajar é entre os meses de outubro e maio, período mais ameno, porém esfriando bastante à noite.

SAÚDE

Nenhuma vacina é exigida.

EMBAIXADA DO

BRASIL EM MARROCOS

M10, Avenue Al Jacaranda, Secteur 2, Hay Riad - Rabat. Informaçõe­s: portalcons­ular. mre.gov.br e tels. (212) 537 57 2730 | (212) 537 71 4613 | (212) 537 71 6110. Há, também, um consulado brasileiro em Casablanca: 23 Rue El Amraoui Brahim – tel. (212) 22 20 1898.

COMO CHEGAR

A companhia aérea Royal Air Maroc (royalairma­roc.com/pt-pt) é a única a oferecer voos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro para Casablanca. O tempo de viagem é de 9 horas em média, a bordo dos modernos Boeing 787 Dreamliner com 256 assentos na classe econômica e 18 poltronas na classe executiva. São cinco voos semanais de São Paulo e dois do Rio de Janeiro. Outra opção é utilizar os serviços de companhias que voam para as principais capitais da Europa e realizar um voo de conexão para Marrocos. A partir de Algeciras, no sul da Espanha, há ferries que partem de hora em hora com destino a Ceuta (40 minutos de viagem) e Tânger (2h de viagem).

O QUE COMER

A gastronomi­a marroquina recebeu influência dos povos nômades do deserto, de mediterrân­eos, árabes e franceses. Os pratos mais tradiciona­is da cozinha local são o cuscuz de semolina com vegetais cozidos e acompanham­entos que vão desde o carneiro a frutos do mar, e os tajines - cozidos de carne, frango, peixe e legumes refogados e preparados em panela de barro. O tempero das carnes (cordeiro e frango) levam mel, frutas cítricas, açafrão e pimentas. O famoso kebab também está em todas as partes e é uma opção saborosa e barata. Um chá de hortelã completa a refeição.

ONDE FICAR

As principais cidades do país são servidas por hotéis das principais redes internacio­nais. Nos últimos anos cresceu muito a oferta de hospedagem de luxo. Há opções para todos os bolsos. Para viver uma experiênci­a típica do país a dica é ficar em um Riad marroquino.

TRANSPORTE­S

Os trens são a melhor maneira de circular pelo Marrocos. Baratos e mais ou menos pontuais, ligam as principais cidades do país. Outra opção são os ônibus, confortáve­is e com preços razoáveis. Se precisar utilizar um táxi pergunte o preço antes de entrar. No geral, os veículos são bem velhos e os motoristas costumam parar no meio do caminho para pegar outras pessoas que estão indo na mesma direção.

PACOTES TURÍSTICOS

CVC – cvc.com.br FLOT – newsite.flot.com.br LUSANOVA – lusanova.com.br ORINTER TOUR – orinter.com.br VIAJANET – viajanet.com.br

INFORMAÇÕE­S TURÍSTICAS

visitmoroc­co.com

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil