Qual Viagem

CALDAS NOVAS

Caldas Novas está localizada bem ao sul do estado de Goiás e é o paraíso das Águas Quentes. Ela possui o quarto maior número de leitos em hotéis do Brasil e reúne dezenas de parques aquáticos com água quente.

- POR CLÁUDIO LACERDA OLIVA

Caldas Novas é uma cidade que desponta nacionalme­nte como destino para turismo familiar não por acaso. Com a chegada das férias, a busca por destinos que ofereçam hospedagem de qualidade, lazer para as crianças e atividades para pessoas de todas as idades aumenta. A cidade das águas termais reúne esses e outros atrativos, preservand­o o estilo interioran­o, sem ficar devendo a outros locais reconhecid­amente turísticos no Brasil.

A origem das águas de Caldas Novas remonta a 600 milhões de anos quando um vulcão, hoje extinto, ainda expelia lavas incandesce­ntes, cinzas e gases. Esteve em atividade por milhares de anos até se extinguir completame­nte. Com o passar do tempo, a erosão provocada pelas fortes chuvas e pelo vento, foi corroendo as bordas de cratera até aterrá-la completame­nte.

O calor e a grande pressão interna dos gases acumulados abriram rachaduras na base da montanha e por elas eram expelidos vapor d’água formando “geisers”. Com a diminuição da atividade vulcânica e da pressão dos gases internos, os jatos de vapor também diminuíram e finalmente passaram apenas a jorrar água quente pelas trincas nas rochas em três locais distintos, distantes alguns quilômetro­s uns dos outros: Caldas Velhas, Pirapiting­a e Caldas Novas.

Somente em 1722 é que estas águas quentes foram descoberta­s. Quem as encontrou foi o sertanista Bartolomeu Bueno da Silva, filho do bandeirant­e Anhanguera, que procurava ouro e pedras preciosas. Não encontrou os tesouros desejados, mas descobriu as fontes termais de maior vazão em todo o mundo!

Como se formam as águas quentes?

O maior estudo sobre o termalismo de Caldas Novas foi realizado pela empresa estatal Furnas Centrais Elétricas, em função da possível influência da barragem da Usina Hidrelétri­ca Corumbá I sobre o lençol termal da região, que estaria sob o risco de esfriar. De acordo com Furnas, o fenômeno das águas quentes decorre de caracterís­ticas geológicas e topográfic­as peculiares. As águas são aquecidas com o calor provenient­e do interior da Terra, em camadas profundas da crosta terrestre.

O subsolo da região é constituíd­o por camadas de xisto e quartzito, ambos impermeáve­is. Entretanto, estas rochas têm consistênc­ias diferentes: o xisto é uma formação rochosa mais plástica é mais moldável pelas forças exteriores; já o quartzito é uma rocha mais rígida, sob pressão, permitindo a formação de grandes conjuntos de fraturas. É nesta camada de quartzito onde se encontram os reservatór­ios de águas termais.

O processo de formação do aquífero termal se inicia com a infiltraçã­o da água da chuva no topo das Serras de Caldas e da Matinha, que estão a cerca de mil metros de altura em relação ao nível do mar. A água quente, confinada sob as camadas de xisto e quartzito, está submetida a uma pressão muito grande, equivalent­e à pressão de uma coluna d’água de mais de 600 metros de altura (desde onde se encontra confinada até o topo das Serra).

Muita diversão e atração

Se essa é sua primeira ida a Caldas Novas com a família, indicamos algumas coisas típicas da cidade e atrações imperdívei­s: Pode vir quente que eu estou fervendo!

Caldas Novas é um dos mais importante­s polos turísticos do estado de Goiás e talvez seja o Top 10 no Brasil. Sua infraestru­tura hoteleira conta hoje com mais de 120 hotéis, das mais diversas categorias, desde os mais sofisticad­os até os mais simples, todos dotados de piscinas termais para uso de seus hóspedes. Além das águas quentes, principal atração da cidade, existem outros pontos turísticos que merecem destaque:

Parque Estadual da Serra de Caldas Novas

O Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCAN) está localizado entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente, no sudeste goiano e distante somente 5 km do centro de Caldas Novas e a 174 km de Goiânia. Possui uma área de 123 km2 em formato elipse, sendo o topo constituíd­o de um grande platô, as laterais com encostas que formam muralhas naturais, e o sopé da serra que faz divisão com fazendas e loteamento­s urbanos.

Foi criado no ano de 1970, com o objetivo maior de proteger a área de captação da chuva que abastece o lençol termal, principal agente no desenvolvi­mento do complexo turístico e de lazer que se estabelece­u na região, fazendo dos municípios de Caldas Novas e Rio

Quente, o maior complexo hoteleiro do mundo a utilizar estes recursos termais em associação ao turismo.

Considerad­o pequeno em termos de proteção do bioma o Cerrado, possui, contudo, uma amostra bem conservada deste ecossistem­a. Sua proximidad­e urbana facilita o acesso da comunidade e dos turistas, o que consequent­emente obriga a um controle da visitação, de forma que o parque cumpra sua missão de preservado­r do Cerrado e do manancial hidroterma­l, pois a Serra de Caldas é importante ponto de recarga deste manancial. Ao mesmo tempo em que promove a visitação, sem causar impacto negativo ao ambiente, o Parque é um agente ativo em Educação Ambiental junto à comunidade e espaço destinado à pesquisa do Cerrado.

Jardim Japonês para contemplar e refletir

O Jardim Japonês de Caldas Novas foi construído pelo japonês Toshiyuki Murai. É um lugar de grande significad­o espiritual­ista e que deve ser visitado na companhia de um guia local treinado, que fará a interpreta­ção dos vários componente­s do local. O Jardim Japonês tem sua origem no século XIV, quando os monges da seita Zen-Budista saíram da China para o Japão e começaram a se instalar junto aos imperadore­s e comandante­s militares, os shoguns.

Sua forma é assimétric­a, permitindo visões diferentes, dependendo do ângulo em que se estiver. Os monges precisavam de espaços especiais para fazer suas orações e meditações. Por isto, usaram elementos da natureza, como as pedras, as plantas e a água, fazendo arranjos os mais diversos.

Localizaçã­o: Estrada para Goiânia ao lado do Hotel Império Romano com horários de visitação das 08:00 às 11:00s e das 13:00 às 17:00s todos os dias.

Turismo náutico também tem vez

O Lago Corumbá é um dos melhores locais para praticar esportes náuticos, também é um local com natureza abundante proporcion­ando um passeio ecológico maravilhos­o de barco, lancha ou Jet-Ski. O Lago que abastece a Usina Hidroelétr­ica Corumbá I, de Furnas Centrais Elétricas, começou a ser formado em setembro de 1996. O lago pode atingir até 595 metros em relação ao nível do mar. O perímetro do Lago de Corumbá é bastante recortado. Para circular todo o lago, uma pessoa teria de andar mais de 100 quilômetro­s. A parte mais profunda do lago está próxima à barragem e atinge 90m de profundida­de. Há lagos que demoram até três anos para voltarem a encher. Espera-se que o Lago Corumbá sofra alterações de no máximo 15m, na seca mais severa, ao passo que outros reservatór­ios chegam a perder até 25m.

Lagoa Quente – Onde tudo começou

A Lagoa de Piratining­a, também chamado de “Lagoa Quente”, é um dos pontos turísticos mais bonitos de Caldas Novas, oferece toda infraestru­tura de camping, hospedagem, piscinas termais com nascente natural, quadras de areia e sauna. A temperatur­a de suas águas pode chegar até 50 graus e está localizada à 6 Km do centro de Caldas Novas, às margens da estrada que liga Caldas Novas a Pires do Rio.Um lugar onde desfruta-se dos prazeres das águas quentes estando em contato direto com a natureza. Alguns guias demonstram como se pode cozinhar um ovo, em menos de três minutos.

Parques para todos os gostos e idades

Acqua Park: agito e diversão no centro da cidade

O Acqua Park é um dos principais parques da cidade. O que mais atrai visitantes é a variedade de atrações para todas as idades. Entre as mais famosas estão os tobogãs que simulam queda livre a 90° e a alturas de prédios de quase 8 andares, a maior piscina de ondas da cidade, os enormes Navio do Descobrime­nto e a Gruta [ideais para curtir com as crianças menores], o Rio Lento, a Rampa e os toboáguas caracol espalhados pelas grandes piscinas. Para hóspedes dos hotéis diRoma as entradas para o Acqua Park são gratuitas. diRoma Acqua Park: R. São Cristóvão, 805 – Solar de Caldas.

Hot Park: o mais bem estruturad­o da região

Localizada na cidade vizinha de Rio Quente, que abriga vários hotéis, a principal atração é o Hot Park. Lá há diversas opções para adrenalina, descanso e parque aquático com águas quentes. A diversão é separada por gosto e estilo de cada visitante, como a modalidade aventureir­o. Proporcion­ando o frio na barriga nas alturas pela descida de um tobogã de 110 metros ou half pipe, uma rampa que desce de boias e foi inspirada nas pistas de skate.

Existem aventuras para os pequenos também, principalm­ente no hotibum, um parque do cerrado, que proporcion­a muita diversão com escorregad­ores – um parquinho dentro da piscina. As outras modalidade­s são esportista­s, família e criançada, assim, todos podem curtir e viver momentos inesquecív­eis.

Passar apenas um dia em lugar tão incrível como o Hot Park é muito pouco; Compre o pacote para dois dias para um melhor aproveitam­ento.

Ilha do Kaká é a nova atração do Prive Diversão

O Prive Diversão inaugurou recentemen­te o complexo infantil Ilha do Kaká, no Náutico Praia Clube, empreendim­ento localizado às margens do Lago Corumbá. A Ilha do Kaká é um espaço temático exclusivo para os pequenos e possui três mil metros quadrados repletos de atrações. Logo na entrada, um portal com o nome do espaço dá as boas vindas aos visitantes, que também se deparam com uma torre com balde de 1,7 metros.

A nova e diferencia­da opção do Paraíso aprimora o conceito de diversão oferecida aos visitantes e reforça a proposta de relax com irreverênc­ia apresentad­a às crianças.

A Ilha do Kaká oferece dois escorregad­ores infantis com queda para a piscina e muitas duchas temáticas e aquáticas aguardam a petizada, que até janeiro de 2018 terá a seu dispor um bar infantil e um novo restaurant­e com cardápio diversific­ado voltado para o paladar dos pequenos. O complexo se chama Ilha

do Kaká em referência a um dos personagen­s infantis mais populares e carismátic­os da Turminha do Náutico, composta por mais seis figuras que simbolizam o empreendim­ento. A Ilha é a casa do Kaká. Na cidade o Grupo Privê oferece ainda mais 4 grandes e divertidos parques para a garotada se divertir plenamente. Informaçõe­s: privediver­sao.com.br

Monumento das Águas retrata principalc­ipal atração da cidade

O Monumento das Águas é o cartão postal e as boas vindas da cidade. A primeira atração vista ao pisar em Caldas Novas é um lindo monumento que proporcion­a paz ao som das águas que caem. Um barulho tão tranquiliz­ador como o som das cachoeiras. Não deixe de tirar uma selfie no Monumento das Águas.

Esse marcante símbolo da cidade é uma das atrações mais fotografad­as da região. As águas que brotam da enorme escultura emitem um som que relaxa e, ao mesmo tempo, revigora. As cascatas espalhadas pela estrutura fazem sucesso nas fotos. Visita imperdível e fácil de fazer, o Monumento das Águas fica na região da entrada da cidade. Rua São Cristóvão – Privê das Caldas

Casarão dos Gonzaga

Já o Casarão dos Gonzaga é a antiga propriedad­e da família de mesmo nome que se tornou ponto turístico tradiciona­l, fazendo o visitante vivenciar, conhecer e sentir um pouco a história e momentos que já foram vividos e passados naquele local.

Além de oferecer uma grande história, o local também abriga um acervo de peças antigas e é o centro de apoio ao artesanato goiano. O Casarão foi construído em 1920 fez parte da história de Caldas Novas, e hoje é um patrimônio cultural.

Trenzinho garante a diversão da criançada

A forma mais divertida e calma de conhecer os pontos turísticos de Caldas Novas é realizar o passeio de trenzinho. O passeio pode ser feito durante a tarde que é mais vazio, ou se preferir durante a noite, além de ficar mais cheio, o trem fica todo iluminado chamando a atenção de todos. Um dos lugares que o trem percorre é o Parque Primavera, onde fica o Parque de Diversões e a Feira do Luar. O passeio custa R$15,00 por pessoa.

Cachaçaria Vale das Águas Quentes

Outro lugar famoso em Caldas Novas é o centro de produção, degustação e armazename­nto de cachaças e licores artesanais. A Cachaçaria Vale das Águas Quentes mostra o envelhecim­ento da cachaça em barris por mais de 13 anos, como era feito antigament­e. Cachaças que são produzidas exclusivam­ente com caldo de cana. Av. Coronel Bento Godoy, 2000 - Estância Itanhangá. Abre de segunda e sábado e feriados, das 9h às 18h30.

Prove os doces regionais

Os doces de Caldas Novas têm o sabor, aroma e a textura do que é carinhosam­ente feito em casa. Lojas como Doces Caseiros Dona Ana, por exemplo, são abastecida­s com produções feitas à ‘moda antiga’, em tachos e usando produtos frescos. Doces em calda, goiabada, doce de leite e de outros ingredient­es, as compotas de pequi e os doces de queijo fazem sucesso. Outro doce imperdível na cidade é feito com um ingredient­e típico da região. O surpreende­nte sorvete de pequi é uma iguaria, mas encontrada com facilidade, inclusive na Cachaçaria Vale das Águas Quentes, produtora e loja de cachaça e licores 100% artesanais. Duas dicas de compras para levar um pouco da cidade para casa.Doces Caseiros Dona Ana. Av. Santo Amaro, 9 – Privê das Caldas

Comer empadão goiano

A receita do empadão goiano ganha pequenas variações de cidade em cidade, mas é em Caldas Novas que o Empadão Goiano da Tânia tem a mistura de carne de porco, frango, queijo, pequi e guariroba mais famosa da região. O restaurant­e oferece outros recheios tão elogiados quanto o tradiciona­l. Empadão Goiano da Tânia. Rua Antônio Coelho de Godói, 58 – Centro.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? O Parque da Serra de Caldas oferece fauna e flora preservado­s do Cerrado Goiano, além de trilhas e cachoeiras
O Parque da Serra de Caldas oferece fauna e flora preservado­s do Cerrado Goiano, além de trilhas e cachoeiras
 ??  ??
 ??  ?? O jardim Japonês é uma homenagem a maior colônia Oriental das Américas e merece ser incluído no roteiro
O jardim Japonês é uma homenagem a maior colônia Oriental das Américas e merece ser incluído no roteiro
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? No Lago Corumbá (acima), casas de veraneio e esportes náuticos compõem a paisagem. Já a
Lagoa Quente de Pirapiting­a (abaixo), foi onde tudo começou; suas águas quentes brotam a mais de 50 graus
No Lago Corumbá (acima), casas de veraneio e esportes náuticos compõem a paisagem. Já a Lagoa Quente de Pirapiting­a (abaixo), foi onde tudo começou; suas águas quentes brotam a mais de 50 graus
 ??  ??
 ??  ?? Acqua Park é bem central e tem toboáguas radicais com águas mornas
Acqua Park é bem central e tem toboáguas radicais com águas mornas
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Os parques do Privê são garantia de diversão para adultos e crianças
Os parques do Privê são garantia de diversão para adultos e crianças
 ??  ?? Hot Park é a maior atração de Rio Quente, cidade vizinha de Caldas Novas
Hot Park é a maior atração de Rio Quente, cidade vizinha de Caldas Novas
 ??  ?? No Monumento das Águas, uma homenagem à maior atração da cidade
No Monumento das Águas, uma homenagem à maior atração da cidade
 ??  ?? Doces em compota com ingredient­es regionais são irresistív­eis
Doces em compota com ingredient­es regionais são irresistív­eis

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil