Qual Viagem

CHAPADA DIAMANTINA

- POR CLÁUDIO LACERDA OLIVA

Oásis no sertão nordestino, possui uma quantidade incrível de montanhas, chapadões, rios, cachoeiras e grutas.

Principal destino de ecoturismo do Brasil, a Chapada Diamantina é um oásis em pleno sertão nordestino, fica no coração do estado da Bahia e possui temperatur­as amenas. A área de preservaçã­o é só uma pequena parte de um território que guarda uma quantidade incrível de montanhas, chapadões, rios, cachoeiras e grutas. Formada por vários municípios, a Chapada tem aproximada­mente 40 mil km². A região foi desenhada ao longo de bilhões de anos, quando as chuvas, os ventos e o rios esculpiram as rochas, criando vales e montanhas de tamanhos e formas impression­antes e oferecendo um cardápio diversific­ado de belezas cênicas. Como o parque ainda não possui um completo plano de manejo implementa­do, a maioria das atrações não tem estrutura adequada para visitas, nem boa sinalizaçã­o - portanto é preciso contratar um guia na maioria dos casos. Muitos lugares interessan­tes estão fora do domínio do parque.

Cultura Garimpeira dominou a região

A cultura garimpeira deixou o seu legado e, junto com tantas outras, deu sentimento, sabor e identidade à Chapada. Com uma rica arquitetur­a, em grande parte, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o lugar é um reduto para o intercâmbi­o cultural entre nativos e turistas.

O destino recebe milhares de visitantes a cada ano, ávidos por experiment­ar os diferentes atrativos que compõem a região, com direito a uma boa dose de adrenalina, afinal, não é à toa que a região é referência no turismo de aventura no Brasil. Devido à dimensão do território e às grandes distâncias existentes entre os principais atrativos naturais e as cidades turísticas, programar uma viagem para a região requer uma atenção especial.

Escolha da cidade

O Parque tem como cenário principal as cidades de Lençóis - considerad­a a capital - Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Palmeiras, Rio de Contas e as vilas de Igatu e Vale do Capão.

Lençõis possui a maior quantidade de hospedagen­s e também as mais confortáve­is. Os quartos com as melhores vistas estão nas pousadas do Vale do Capão. Nas demais localidade­s, a maioria dos hotéis é mais simples e com pouca estrutura. Portanto a partir daí dá para se organizar para conhecer os principais atrativos, espalhados de norte a sul do território.

As agências de turismo oferecem diversas opções de roteiros que variam de um a oito dias. São visitados pontos turísticos localizado­s no entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Os passeios possuem diferentes níveis de esforço físico e ainda podem ser adequados ao perfil de cada pessoa. Os guias garantem que quem decide o ritmo da caminhada é o turista e, para facilitar, nas trilhas mais longas são oferecidos serviços como a contrataçã­o de uma pessoa para levar as bagagens.

A Chapada Diamantina possui uma enorme área silvestre. Por isso, é imprescind­ível que você esteja acompanhad­o por alguém que conheça bem cada lugar e que tenha treinament­o em primeiros socorros. Além disso, o guia poderá enriquecer sua viagem com informaçõe­s sobre a fauna, flora, geologia e história.

Guardiã de centenas de quedas d’água, sitios arqueológi­cos e uma geologia suntuosa, esta unidade de conservaçã­o ocupa 152 mil hectares, agraciando nativos e turistas com sua beleza cênica e esplendor. Foi no ano de 1985 que nasceu o parque com o intuito de preservar os ecossistem­as da Serra do Sincorá e conservar suas nascentes, com destaque para o principal rio baiano, o Paraguaçu.

Esta unidade de conservaçã­o guarda um banco genético importantí­ssimo para a pesquisa. A cada ano, diversas novas espécies de plantas endêmicas e animais são descoberta­s na região.

Administra­do pelo Instituto Chico Mendes de

Conservaçã­o da Biodiversi­dade (ICMBio), a sua área representa apenas uma pequena parte de toda a Chapada Diamantina, região que engloba dezenas de municípios. Com sede na cidade de Palmeiras, o Parque abrange seis municípios (Andaraí, Lençóis, Mucugê, Palmeiras, Ibicoara e Itaetê), contribuin­do para a preservaçã­o de lugares de relevância histórica e cultural.

Onde começar a sua Visita

Você deve iniciar o seu roteiro visitando a Cachoeira da Fumaça. É possível conhecer os principais atrativos do Parque Nacional da Chapada Diamantina a partir de localidade­s como Lençóis, Mucugê, Andaraí e do Vale do Capão. O acesso se dá, na maioria das vezes, por meio de caminhada. Muitos lugares famosos estão localizado­s ao seu redor, como os Poços Azul e Encantado, o famoso Morro do Pai Inácio e diversas grutas, a exemplo da Lapa Doce.

Lençóis é o portal da Chapada Diamantina,

graças à sua infraestru­tura hoteleira, com mais de dois mil leitos, restaurant­es de alto nível e voos regulares. Ao longo dos anos, o município vem ganhando ares cosmopolit­as, com residentes dos quatro cantos do mundo.

Os seus principais atrativos são os casarios do século XIX; a história e cultura herdadas do garimpo; a Serra do Sincorá e os atrativos naturais de fácil acesso como os poços do Serrano.

A cidade também concentra o maior número de agências de turismo, que organizam passeios por toda a Chapada Diamantina. O lugar ainda oferece uma agenda cultural diversific­ada, com opções que variam de festas tradiciona­is, como o São João, a shows de MPB, com destaque para o Festival de Lençóis.

O Vale do Capão é uma atração por si só. Ele é mais do que um santuário ecológico: é um lugar fascinante! O clima de esoterismo e paz está presente no dia a dia da comunidade e foi trazido por jovens ainda embalados pelos sonhos dos anos 70.

Hoje, muitas pessoas continuam chegando dos grandes centros urbanos e até de outros países, à procura de autoconhec­imento, espiritual­idade, contemplaç­ão e uma vida mais sustentáve­l.

É possível fazer os tradiciona­is passeios de ecoturismo no Capão e ainda provar delícias locais, como o pastel de palmito de jaca e a pizza integral, além de boas opções para vegetarian­os. Por lá, o turista poderá ter acesso a práticas terapêutic­as e tratamento­s holísticos. Há acesso para alguns dos lugares mais famosos da região, como a Cachoeira da Fumaça e o Morrão. O evento cultural que mais chama a atenção dos turistas é o Festival de Jazz, com shows de artistas consagrado­s da música instrument­al. Foi neste município que apareceram os primeiros diamantes da Chapada Diamantina, em 1844. Uma das atrações mais interessan­tes é o cemitério de estilo bizantino, único do Brasil, que chama a atenção pela sua singularid­ade. Composto por jazidas em forma de igreja, todas pintadas de branco, remetem ao

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Ao lado, a cidade de Lençóis, que preserva no centro histórico, o maior conjunto de casario colonial da região. No centro, abaixo, as trilhas entre morros, montanhas e grutas são os destaques do parque da Chapada.
Ao lado, a cidade de Lençóis, que preserva no centro histórico, o maior conjunto de casario colonial da região. No centro, abaixo, as trilhas entre morros, montanhas e grutas são os destaques do parque da Chapada.
 ??  ??
 ??  ?? A esquerda, a Cachoeira da Fumaça é um dos atrativos mais visitados da Chapada. Abaixo, águas cristalina­s e geladas na Gruta da Lapa Doce. E à direita, o Morro do Pai Inácio, paisagem ícone desta região baiana.
A esquerda, a Cachoeira da Fumaça é um dos atrativos mais visitados da Chapada. Abaixo, águas cristalina­s e geladas na Gruta da Lapa Doce. E à direita, o Morro do Pai Inácio, paisagem ícone desta região baiana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil