Qual Viagem

MONTE VERDE

O distrito do sul de Minas Gerais começa sua abertura gradual para o turismo em junho, bem no período em que se torna ainda mais charmosa pelo inverno.

- Por Patrícia de Campos

Destino na Serra da Mantiqueir­a é muito procurado por casais apaixonado­s principalm­ente no inverno.

Na divisa de São Paulo com Minas Gerais, no topo da Serra da Mantiqueir­a, um pequeno povoado com ares europeus se destaca como um dos destinos mais procurados por casais enamorados, em qualquer época do ano, tendo seu auge de ocupação no inverno; é o distrito de Monte Verde, que faz parte da cidade de Camanducai­a (MG). O lugar foi fundado pela família Grinberg, que veio da Letônia, e encontrou nessas terras os “ares” de sua terra natal que haviam deixado para trás.

Durante as décadas de 1970 e1990, o difícil acesso (a estrada era de terra batida, com muitas curvas e bastante íngreme) fez com que essa “pequena Suíça” fosse um destino quase restrito, onde só chegam veículos 4x4 ou pequenos aviões, já que a pista de aterrissag­em foi uma das primeiras “construçõe­s” do local e que é hoje o aeroporto mais alto do Brasil, com 1560 metros de altitude.

No alto de seus 1600 metros de altitude, cercada por uma cadeia de montanhas e com rica fauna e flora, Monte Verde já recebeu diversos títulos como melhor destino de inverno do Brasil, lugar mais romântico e, recentemen­te, eleito como um dos 10 destinos mais acolhedore­s do mundo, pela premiação do Traveller Review Awards.

Com temperatur­as que chegam a sete graus negativos durante os meses de junho e julho, as várias pousadas e hotéis oferecem chalés com lareiras e hidromassa­gens com vista para a exuberante natureza.

Os restaurant­es são uma atração à parte, com gastronomi­a internacio­nal e delícias típicas dos alpes, como fondues, trutas e receitas alemãs. Para quem gosta de doces, imperdívei­s chocolates de fabricação caseira local e as geleias.

Embora todo o cenário pareça montado para momento a dois, Monte Verde é também “destino natureza”, muito procurada pelos amantes de cavalgadas e off road e por famílias nos períodos de férias e feriados.

Estradas de terra cortam a serra, levando à paisagens que valem ser fotografad­as. Os adeptos do trekking encontram trilhas que levam às grandes pedras, que são proteção natural dos fortes ventos, um passeio imperdível pelo topo das montanhas. Esses caminhos levam à Pedra Redonda, Platô, Pedra Partida, Chapéu do Bispo e Pico Selado, esse último restrito a escaladore­s que podem deixar mensagem no livro do cume.

Os ipês, carvalhos, cedros e araucárias se destacam na paisagem onde esquilos passeiam e pequenos pássaros multicolor­idos são hóspedes permanente­s.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Na charmosa vila, a avenida principal, acima, abriga os principais bares e restaurant­es locais. Ao lado, o termômetro registra as baixas temperatur­as que marcam o inverno.
Na charmosa vila, a avenida principal, acima, abriga os principais bares e restaurant­es locais. Ao lado, o termômetro registra as baixas temperatur­as que marcam o inverno.
 ??  ?? As trilhas de Monte Verde permitem muito contato com a natureza nesse período pós-isolamento.
As trilhas de Monte Verde permitem muito contato com a natureza nesse período pós-isolamento.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil