Qual Viagem

ARRAIAL DO CABO O Paraíso do Atlântico

- Por Pedro teixeira

Cidade fluminense da Região dos Lagos, reúne dunas, restingas, lagoas, praias e costões pra lá de paradisíac­os. Vem daí o apelido de “Paraíso do Atlântico”. Embora interioran­o, o destino reserva belezas naturais e locais históricos surpreende­ntes

Arraial do Cabo: onde a lua cheia clareia o velho mar” - assim diz a placa de boas-vindas logo na entrada da cidade. O “velho mar”, em questão, chega todo transparen­te às areias brancas das praias, pronto para se tornar a principal atração turística da cidade. Suas lagoas e praias cristalina­s, dunas de areia branquíssi­ma e belos mirantes conquistam a preferênci­a de milhares de turistas há muitos anos. Localizada dentro da Região dos Lagos, a apenas 140 quilômetro­s do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo era distrito de Cabo Frio até 1985. O “Paraíso do Atlântico” tem visto a intensidad­e de turistas em busca de banho, pesca e prática de esportes náuticos aumentar muito nos últimos anos. Além do sol em qualquer época do ano, o clima quente e úmido tem temperatur­a média de 25 graus no verão e variação entre 17 e 23 graus no inverno.

A tranquilid­ade é outro ponto forte de Arraial do Cabo, mesmo durante a alta temporada. Por ter algumas das melhores praias do Brasil e o mar transparen­te, de cores “à la Caribe”, a cidade se tornou conhecida também como a “Capital do Mergulho”: são 200 pontos de mergulho, repletos da bela vida marinha, fendas e até naufrágios. Os passeios de barco também são bastante requisitad­os.

Praia do Farol

Um dos passeios imperdívei­s de barco é a Ilha do Farol. O embarque é feito na Praia dos Anjos e passa pelas prainhas do Atalaia e Gruta Azul. A praia do Farol, considerad­a uma das mais bonitas do município, só é acessível de barco. A Ilha do Farol tem cinco quilômetro­s de extensão e picos de até 390 metros de altitude. Nela se encontram as ruínas do Farol Velho (construído em 1833) e da casa do faroleiro. Desse ponto, avista-se toda a Região dos Lagos. A densa neblina no local, que motivou a desativaçã­o do farol, dá certo ar de mistério à paisagem. A praia é protegida pela marinha e o número de visitantes é controlado. Por isso mesmo, é aconselháv­el reservar o passeio com antecedênc­ia. O tempo de permanênci­a no local é de uma hora.

Prainha

A Prainha é uma das primeiras locais a se visitar ao chegar em Arraial do Cabo devido à facilidade de acesso. A praia é extensa, ideal para quem gosta de multidões, principalm­ente aos fins de semana e alta temporada. O canto esquerdo é o melhor ponto para fotos.

Pontal do Atalaia

As prainhas do Pontal do Atalaia se unem na maré baixa. O acesso se dá de carro, por dentro do Condomínio Pontal do Atalaia (a entrada é liberada mediante identifica­ção) localizado no alto do morro, ou de barco, a partir da praia dos Anjos. O visual é espetacula­r, ponto de reunião de muitos para assistir ao pôr do sol. Outro belo ponto para acompanhar o entardecer é na Praia Grande - uma das praias mais movimentad­as e extensas de Arraial.

Praia Grande

Como o próprio nome diz, Praia Grande é uma das praias mais extensas de Arraial do Cabo. Além de um dos belos pontos de referência para assistir ao por do sol, a praia é uma das mais centrais da cidade e tem boa estrutura de restaurant­es à beira -mar. Uma das atrações do local é a estátua da atriz Flávia Alessandra, que nasceu na cidade.

Praia dos Anjos

A Marina dos Pescadores, na Praia dos Anjos, é o ponto de partida dos passeios de barco. Talvez sua vocação para navegações venha de Américo Vespúcio, primeiro navegador a aportar no local, em 1503. Os passeios, em média, têm três horas de duração. Na praia dos Anjos também se encontram a Igreja Nossa Senhora dos Remédios, a Casa de Pietra e casarios históricos.

Praia do Forno

Bem ao lado da praia dos Anjos, a Praia do Forno - considerad­a uma das melhores para banho. O acesso é feito somente por trilha (cerca de 30 minutos) ou por barco.

Praia Brava

A Praia Brava fica dentro do Pontal do Atalaia e para chegar até ela é preciso caminhar durante 15 minutos por trilha. O local é tão desértico quanto belo, porém recomenda-se ir durante a maré baixa, a fim de evitar o mar violento. A dica, claro, não vale para surfistas.

 ??  ??
 ??  ?? Arraial do Cabo, a “Capital do Mergulho” brasileira. Águas transparen­tes e areias brancas proporcion­am aventuras incríveis e momentos inesquecív­eis.
Arraial do Cabo, a “Capital do Mergulho” brasileira. Águas transparen­tes e areias brancas proporcion­am aventuras incríveis e momentos inesquecív­eis.
 ??  ?? Incrível visual da Gruta do Amor, em Arraial do Cabo
Praia do Farol
Incrível visual da Gruta do Amor, em Arraial do Cabo Praia do Farol

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil