Se­gre­dos do bo­lo per­fei­to!

Da­ni­el Bork re­ve­la tru­ques que vão dei­xar seus bo­los ca­sei­ros sem­pre in­crí­veis e de­li­ci­o­sos

Receita Minuto - - ÍNDICE DE RECEITAS -

Se­guir à ris­ca uma re­cei­ta já o pri­mei­ro pas­so para que seu bo­lo dê cer­to. É im­por­tan­te usar as me­di­das exa­tas in­di­ca­das nos in­gre­di­en­tes e fa­zer o pre­pa­ro na or­dem es­pe­ci­fi­ca­da. En­tre­tan­to, al­guns tru­ques sim­ples po­dem con­fe­rir ain­da mai­or gos­to­su­ra aos seus bo­los ca­sei­ros. To­me no­ta!

PARA A MAS­SA CRES­CER

Não guar­de o fer­men­to em pó na ge­la­dei­ra, pois a mu­dan­ça de tem­pe­ra­tu­ra “en­fra­que­ce” o in­gre­di­en­te. An­tes de usar, agi­te a em­ba­la­gem ou mis­tu­re com um gar­fo, pois o fer­men­to é fei­to de com­po­nen­tes que se se­pa­ram quan­do fi­cam em re­pou­so.

CLA­RAS EM NEVE

Mes­mo sem ba­te­dei­ra, vo­cê po­de usar as cla­ras em neve para seu bo­lo fi­car mais fo­fo. Dei­xe os ovos em tem­pe­ra­tu­ra am­bi­en­te por 1 ho­ra. Co­lo­que as cla­ras em uma ti­ge­la ou pra­to fun­do. Ba­ta re­pe­ti­da­men­te, do fun­do da ti­ge­la para ci­ma, fa­zen­do mo­vi­men­tos cir­cu­la­res com o ba­te­dor.

CUI­DA­DO COM GOR­DU­RAS

Mar­ga­ri­na, man­tei­ga e óleo de­vem ser usa­dos com cui­da­do pois em ex­ces­so po­dem dei­xar a mas­sa pe­sa­da. No en­tan­to, se fal­ta­rem, o bo­lo fi­ca du­ro e se­co. A mar­ga­ri­na con­fe­re ma­ci­ez ao bo­lo.

AÇÚ­CAR E MAN­TEI­GA

Ba­ter o açú­car e a man­tei­ga até ob­ter um cre­me, an­tes de adi­ci­o­nar os de­mais in­gre­di­en­tes, re­sul­ta em uma mas­sa mais le­ve e de­li­ca­da. Cui­da­do com o ex­ces­so de açú­car para a mas­sa não fi­car com tex­tu­ra gros­sa.

FA­RI­NHA PENEIRADA

Para aju­dar no cres­ci­men­to do bo­lo e dei­xar a mas­sa uni­for­me e ae­ra­da, sem gru- mos, pe­nei­re a fa­ri­nha an­tes de mis­tu­rar com os de­mais in­gre­di­en­tes. A di­ca tam­bém va­le para os de­mais in­gre­di­en­tes em pó, co­mo cho­co­la­te, fu­bá en­tre ou­tros.

NO LI­QUI­DI­FI­CA­DOR

Quan­do ba­ter a mas­sa no li­qui­di­fi­ca­dor, co­me­ce sem­pre pe­los in­gre­di­en­tes lí­qui­dos, co­mo ovos, lei­te e mar­ga­ri­na. Em se­gui­da, aos pou­cos, adi­ci­o­ne os só­li­dos, co­mo fa­ri­nha, fu­bá e cho­co­la­te. Is­so faz com que a mas­sa mis­tu­re me­lhor, sem da­ni­fi­car o apa­re­lho. Se os in­gre­di­en­tes gru­da­rem no co­po, des­li­gue o li­qui­di­fi­ca­dor, re­ti­re a tam­pa, des­gru­de a mas­sa usan­do uma es­pá­tu­la e vol­te a ba­ter.

FOR­NO QUEN­TI­NHO

Sem­pre pre­a­que­ça o for­no, na tem­pe­ra­tu­ra mé­dia (180º C), por 10 mi­nu­tos an­tes de as­sar o bo­lo. Não abra a por­ta do for­no du­ran­te o tempo in­di­ca­do na re­cei­ta para evi­tar que o bo­lo afun­de.

BO­LO EM CA­MA­DAS

Com fa­ca: apoie uma mão so­bre o bo­lo e, com a ou­tra mão, en­fie uma fa­ca gran­de de pão até o meio do bo­lo. Si­ga cor­tan­do até as du­as me­ta­des de mas­sa se se­pa­ra­rem. Para fa­ci­li­tar, mar­que a al­tu­ra em que de­se­ja cor­tar o bo­lo com pa­li­tos de den­te dos dois la­dos. As­sim vo­cê não cor­re o ris­co de fa­zer o cor­te tor­to.

Com li­nha: pas­se uma li­nha em vol­ta do bo­lo, na al­tu­ra em que de­se­ja cor­tar. Cru­ze as du­as pon­tas da li­nha e aper­te até a li­nha cor­tar a mas­sa do bo­lo com­ple­ta­men­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.