Revista da Cerveja

Reutilizan­do latas e garrafas

-

Familiariz­ada com o mundo cervejeiro desde cedo, acompanhan­do as produções caseiras da sua avó, Ângela, Janaina deu origem aos seus projetos profission­ais no final de 2017, quando passou a comerciali­zar brincos com design de lúpulo, feitos por ela, de forma artesanal. O trabalho, que no início levava cerca de seis horas para ser produzido, hoje é fabricado pela artesã em cinco minutos. “Sempre gostei de fazer terapia. Era uma forma eficaz de encontrar equilíbrio e colocar as ideias no lugar. Um

Garrafas, latas, tampinhas… Lixo. Não! Com um pouquinho de criativida­de, é possível reutilizar as embalagens das cervejas dando uma nova função a elas. Aliás, tem tanto rótulo lindo de cerveja que dá até pena de jogar fora. Por isso, convidamos a empresária curitibana Janaina Pinho, que tem gosto pelo mundo artesanal — da cerveja e dos trabalhos manuais —, para trazer algumas dicas de reutilizaç­ão.

dia, em uma das minhas sessões, minha psicóloga sugeriu que eu fizesse algo que ocupasse algum espaço do meu tempo.”

Depois de algumas tentativas com outros hobbies, surgiu o artesanato: “Ele me ganhou de forma integral e inimagináv­el. A satisfação de pegar nas mãos matéria-prima crua, sem nenhum formato ou lógica, e transformá-la em algo feito por você, imaginado e desenvolvi­do, é extremamen­te gratifican­te”, diz. Sobre a reutilizaç­ão de garrafas de cerveja, a paranaense acha incrível a possibilid­ade de decorar a casa usando algo que remete carinho e afeição: a cerveja.

Do It Yourself — Faça Você Mesmo

DIY é uma sigla para o termo “Do It Yourself”, que, traduzindo, quer dizer “Faça Você Mesmo”. Esse movimento se resume em construir, reparar ou customizar objetos dispensand­o a ajuda de um profission­al. O intuito é valorizar a criativida­de, utilizando itens que normalment­e há em casa — exatamente o que fez Janaina, para ensinar como reutilizar as embalagens de cerveja. “Usei exatamente o que eu tinha em casa, nem mais, nem menos, já que, durante a pandemia da Covid-19, comércios não essenciais estão fechados. Utilizei restos de material escolar dos filhos, fitas, barbantes,

cola, tesoura e, o mais importante, latas bonitas e garrafas imponentes. Somente com eles já é possível fazer um excelente material. Divirta-se! É isso que importa.”

Porta-lápis

“Com uma lata da sua escolha, tire a tampa superior com um abridor de latas. Pinte a lata com tinta guache comum, para que a cola consiga aderir melhor ao metal. Depois, cubra com tecido, papel ou EVA — nesse caso, usei sobras de EVA de glitter de um trabalho da minha filha. Amarre com um barbante ou tira de couro pra dar um efeito e está pronto.”

Porta-flores com latas

“Abra as latas na parte de cima com um abridor de latas. Preencha-as com terra ou pedra, para que pesem. Retire as plantinhas de dentro dos vasinhos originais e coloque no topo da lata. Ajeite a terra e ornamente com pedrinhas claras, se quiser. E está feito!”

Candelabro­s

“Pegue uma ou mais garrafas do mesmo tamanho e espessura. Amarre um barbante no gargalo e cole a ponta com cola rápida. Siga enrolando o barbante de forma parcial ou total, conforme o seu gosto. Coloque as velas no topo e está feito. Que falte luz para utilizar essas lindezas!”

Vaso de flor com garrafa

“Para usar como vaso de flor, a garrafa pode ser pintada por completo, parcialmen­te ou ter apenas algum ornamento em volta. Eu gosto de mostrar que é uma garrafa de cerveja. Simples!”

Moldura de espelho com tampinhas

“Com espelhos de moldura plástica larga, cubra ou pinte as partes que ficarão expostas com cor escura ou da sua preferênci­a. Use cola rápida ou quente para unir as tampinhas e está feita uma nova moldura.”

Descanso de panelas ou canecos

“Junte a quantidade pretendida de tampinhas. Use martelo e prego fino e faça dois furos de cada lado (delicadame­nte) com mais ou menos a mesma distância. Por fim, una as tampinhas com arame.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil