Revista da Cerveja

Harmonizaç­ão para a Páscoa

- Foto: Nicolly Lacerda

Com o chef Junior Neves e o sommelier Everton Nishii

De Curitiba/PR, ele é formado sommelier pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB) e atualmente é sócio d’O Bar do Açougueiro, casa especializ­ada em carnes, chope artesanal e drinks, e de duas lojas do Mr Hoppy — Beer e Burger.

Osommelier diz que sempre se interessou por cervejas mais fortes e de qualidade. Formado em Engenharia Civil, durante 10 anos trabalhou em construtor­as até que, em 2017, surgiu a oportunida­de de abrir um bar, área na qual ele já tinha interesse há tempos. “Após conhecer alguns amigos que fabricavam cervejas na panela, me interessei ainda mais pelos sabores e diferencia­is que a cerveja arte

sanal pode oferecer. Depois da abertura do meu primei- ro bar, vi a necessidad­e de me aprofundar no mundo da cerveja. Consultei alguns amigos e vários me indicaram fazer o curso de sommelier.” De lá pra cá, abriu bares da Mr Hoppy em Água Verde, Goiânia e Jardim Botânico e, por fim, O Bar do Açougueiro.

Papel da harmonizaç­ão

Para ele, a harmonizaç­ão tem trazido algumas conquis- tas para a cultura cervejeira. Primeiro, consegue levar a cerveja para dentro das cozinhas mais requintada­s, que normalment­e estão muito ligadas à harmonizaç­ão com vinhos. Segundo, consegue desassocia­r a ideia de que a cerveja esteja somente ligada ao bar. “Com isso, ela agrega ainda mais pessoas para conhecer este vasto mundo que é o da cerveja e, consequent­emente, fortalecer a sua cultura.”

Avaliação e perspectiv­as

Everton vê positivame­nte o movimento cervejeiro no Brasil, “sempre se apresentan­do com muita força e cresciment­o, com um longo caminho ainda para chegar a um patamar desejado por produtores”. Mas, registra, ainda percebe, entre alguns produtores, a ausência de parcerias que poderiam proporcion­ar o cresciment­o da cultura cervejeira, tendo como resultado atingir uma fatia maior da população, “que ainda tem um certo preconceit­o com a cerveja artesanal”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil