Revista da Cerveja

68. Cerveja em hotéis

- Foto: Lipe Borges

A cerveja artesanal está se tornando uma hóspede ilustre em vários lugares, inclusive hotéis. Mostrando que não é uma passageira em trânsito ou de poucos dias, fincou raízes nos seus espaços de endereços mais buscados pelos clientes, como restaurant­es, bares e até brasseries para os mais esperados momentos de

happy hour e degustaçõe­s gastronômi­cas, como você vai ver aqui.

Belga Hotel Pedacinho da Bélgica no Rio

Em pleno Rio de Janeiro, o Belga Hotel está sediado num prédio histórico e tombado, de 1927, com 25 apartament­os para hospedagem, abrigando no térreo a Belga Brasserie, inaugurada em 2017. Desde janeiro do ano passado, ela tem os seus próprios rótulos artesanais, com três estilos, feitos pela cervejaria Belgarioca — além de, aproximada­mente, 30 rótulos de cervejas belgas em garrafa, revela Mervyn Scheepers, belga que é gerente geral da casa. A proposta do lugar é a de desenvolve­r o conceito “brasserie”, pouco conhecido aqui no Brasil: “É uma ‘taverna contemporâ­nea’, onde se preza a boa gastronomi­a. Brasserie, palavra francesa para ‘casa de brassagem’, ou seja, o lugar onde se faz a cerveja. A cultura brasileira para o consumo de boas cervejas continua crescendo e apostamos nessa tendência. Além do mais, uma casa belga que não tem sua própria cerveja não seria completame­nte autêntica”, declara Mervyn.

Proposta da casa

Mervyn e o carioca Daniel Bastos, ambos técnicos cervejeiro­s pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB-SP), fundaram a cervejaria Belgarioca justamente para atender à proposta do Belga Brasserie de ter as suas próprias cervejas. São elas: Atomium, single Trappist, Caribelga, Tripel, e Standard de Liège, Saison. Mervyn acrescenta que a ideia é ter uma “taverna contemporâ­nea”, com mesa farta e boa cerveja, abrindo desde a manhã até a noite, servindo café da manhã, almoço, cervejas e petiscos. “Numa brasserie, você pode sempre entrar, nem que seja apenas para tomar uma água”, diz. A carta de cervejas é elaborada pelo cervejeiro Mervyn, visando a harmonizaç­ão com o cardápio do chef executivo do hotel, Alexandre Binard. Para os belgas, essa relação de comida com cerveja significa uma experiênci­a gastronômi­ca completa e inovadora, algo como se sentir um pouco na Bélgica sem sair do Rio de Janeiro. O retorno do público, diz, é excelente: “A cada dia que passa, a procura aumenta na nossa Brasserie, pessoas interessad­as em ter novas experiênci­as, turistas querendo completar o passeio com uma surpresa gastronômi­ca, beer geeks querendo degustar uma cerveja belga servida na taça, o autêntico estilo belga de servir cerveja, ou os chocólatra­s à procura de uma sobremesa com chocolate belga”.

Rua do Andradas, 129, Centro, Rio de Janeiro/RJ F: (21) 2263-9086 | belgahotel.com.br facebook/belgahotel | @belgahotel­rj

Intercity Teresópoli­s

Ares (e sabores) da Serra

Projetado no RJ para atender os visitantes da Copa do Mundo de 2014, na Serra do Rio de Janeiro, o hotel tem na sua gerência geral Andressa Costa, formada em hotelaria, que trabalha há 14 anos na rede Intercity e há um ano no hotel de Teresópoli­s/RJ. Ela informa que a relação com a cerveja artesanal começou há dois anos, em parceria com a Rota Cervejeira RJ. “Não temos chopeira, trabalhamo­s com aproximada­mente 20 rótulos”, informa. A decisão de incluir as artesanais no cardápio foi para facilitar a vida dos clientes: “As cervejas artesanais ao alcance rápido é um ‘algo a mais’, uma comodidade para nossos hóspedes conhecerem e se interessar­em pelas cervejaria­s e, assim, prolongare­m suas estadias para visitá-las”.

Ibis SP Morumbi

Aberto a experiênci­as

Aberto a experiênci­as

Com mais de 10 anos de existência, o hotel vem trabalhand­o desde 2019 com cervejas artesanais, possuindo hoje uma carta com mais de 50 rótulos, como começa informando a subgerente Fernanda Kaori Maruyama. “A decisão pelas cervejas artesanais foi para proporcion­ar novas experiênci­as aos nossos clientes”, diz, acrescenta­ndo que todas as terças e quintas-feiras tem happy hour com música ao vivo. Marcas como Avós (SP), Bodoque (RS), Bold (CE), Brooklyn (EUA), DeBron (SC), Doktor Bräu (MG), Infected (SP), Maniacs (PR), Oceânica (RJ), Ravache (RJ), Schornstei­n (SC) e Zalaz (MG) já passaram pelo espaço, sendo a própria Fernanda quem define a carta de cervejas e os pratos do cardápio. “Harmonizam­os com lanches, pizzas e porções servidas aqui. A ideia é proporcion­ar experiênci­as. O consumo de artesanais é bem alto, temos grande aceitação”, diz, acrescenta­ndo que o espaço é aberto, sem cobrança de entrada.

Cervejas serranas

A gerente considera que o hotel trabalha com um bom consumo de cervejas, embora não tenha uma linha própria. “Trabalhamo­s com Brew Point, Colonus, Enseada, Guapa, Madame Machado, entre outras [todas cervejas do RJ]. Os clientes adoram e entendem como um diferencia­l. Brew Point e Madame Machado têm mais saída. A Colonus vem surpreende­ndo também.” Andressa informa que a carta de cervejas foi uma sugestão da Rota Cervejeira RJ, e o espaço também já realizou alguns eventos de harmonizaç­ão. Considera muito importante a união hotel/cervejas artesanais, principalm­ente para a movimentaç­ão da cadeia turística, dos atrativos e da gastronomi­a da região serrana como um todo. “O diferencia­l é poder oferecer mais opções ao cliente que vem à Serra querendo comer e beber bem”, conclui.

Rua Rui Barbosa, 611, Bairro Agriões, Teresópoli­s/RJ F: (21) 2741-4000 | intercityh­oteis.com.br

Leque de opções

Rodrigo Araújo Aguiar, que também trabalha no hotel há 11 meses, garante que o lugar é especial pelo seu leque de opções, como happy hour com ambiente alegre, descontraí­do e atrativo, a pizzaria Sponta Container e sua localizaçã­o que dá acesso a vários lugares de São Paulo. “Temos mais de 50 rótulos de cervejas artesanais de ótima qualidade.” Segundo ele, o lugar oferece uma gama de opções para o cliente escolher qual vai combinar melhor com seu pedido, “pois tem ótimas opções de petiscos e lanches preparados na hora pela nossa cozinha”. As que possuem mais saída, segundo ele, são: Doktor Bräu AnestesIPA, Brooklyn Lager, Debron IPA e Doktor Bräu Soro na Veia. Nas harmonizaç­ões, destaca Soro na Veia com saladas e carnes brancas, AnestesIPA e Debron com pratos mais gordurosos e Brooklyn Lager com frutos do mar e saladas.

Av. Roque Petroni Júnior, 800, São Paulo/ SP | F: (11) 3738 3821 | @ibismorumb­i

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil