Revista da Cerveja

Os prêmios da Al Fero

-

Localizada em Nova Trento/SC, a cervejaria foi fundada em 2017, como informa Érico Augusto Masera Marchi, sommelier e sócio-proprietár­io. A denominaçã­o Al Fero, em homenagem à cidade, é um termo no dialeto trentino e faz referência ao Ribeirão Alferes, que dá nome a uma das cervejas premiadas da empresa.

Hoje a cervejaria conta com dois principais cervejeiro­s: André Marchi, irmão de Érico e também sócio da empresa, e Gustavo Trindade, uma aposta da cervejaria desde o final do ano passado, para auxiliar nas receitas e processos. Érico diz que é sempre uma alegria ser lembrado em concursos importante­s. “Estar na lista de premiação e ainda num dos estilos mais disputados é muito satisfatór­io. É um selo de qualidade fenomenal, nos faz ter certeza de que estamos trilhando o caminho certo.” A principal importânci­a (e resultado) das premiações, segundo ele, é a propaganda espontânea gerada.

Critérios e qualidade

Ele declara-se satisfeito com os critérios dos concursos cervejeiro­s dos quais a Al Fero participou, que considera bastante subjetivos, o que requer muito cuidado nas escolhas de quais cervejas enviar e quais estilos competir. Elogia o Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau/SC, realizado este ano: “Apesar de tantas adversidad­es, o Concurso conseguiu manter a qualidade e organizaçã­o”. Para atingir a desejada qualidade na produção cervejeira, aconselha muito estudo, escolha de bons insumos e foco. Todos os processos devem ser meticuloso­s, desde a formulação da receita até a forma de servir ao consumidor — nada pode ser feito pela metade.

Linhas de produção

Nestes quase quatro anos de existência, a Al Fero vem produzindo algumas linhas de cerveja, como American IPA, APA, Oatmeal Stout, Pilsen, Weiss e Witbier. Érico informa que há também outra linha de Grape Ales em parceria com uma vinícola local. “Nessa linha, destaca-se a cerveja Baron de Charlach, uma Italian Grape Ale com uva Moscato, premiada em 2020 no estilo Specialty Saison. Há também outras sazonais, como a Penna Nera (Robust Porter com cardamomo e funghi secchi) e as Catharina Sours, como a Alferes, que foi premiada esse ano.”

Metas e objetivos

Érico diz que, na cervejaria, o ambiente é de muita satisfação com o que já foi conquistad­o no mercado. “Estamos felizes com o nosso porte atual, apesar de sermos uma microcerve­jaria local. Esperamos continuar mantendo a qualidade e trazer mais reconhecim­ento para nossa querida Nova Trento.” Para seguir atingindo suas metas, a Al Fero conta hoje com nove funcionári­os, uma cozinha tribloco de 1 mil L e fermentado­res de 2 a 5 mil L, produzindo 12 mil L/mês de cerveja.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil