Revista da Cerveja

Espaço Abracerva

- Por diretoria da Abracerva

ONúcleo Acadêmico da Abracerva, na gestão atual, vem trabalhand­o em duas frentes principais das propostas do seu planejamen­to. A primeira diz respeito à educação continuada para os associados e profission­ais de ramo cervejeiro, com as quais foram iniciadas em 2021 com o curso de Tributação Cervejeira e curso de Marketing Digital para Negócios Cervejeiro­s, ambos em parceria com o Núcleo de Negócios da Abracerva.

Os cursos têm a função de preencher lacunas apresentad­as pelos associados e pelo mercado, garantindo que a cerveja nacional se mantenha em constante evolução. O sucesso de público dos cursos permite avaliar uma real necessidad­e do preenchime­nto dessas lacunas, cumpridas pela gestão com formações continuada­s em parceria com os diversos núcleos da gestão, empresas e escolas parceiras.

A segunda frente diz respeito à elaboração do censo cervejeiro para o biênio 2021/2022, em parceria com o Sebrae. A fase de elaboração foi concluída e a fase de disseminaç­ão no mercado cervejeiro para captação de dados e respostas aconteceu de março a abril. Este censo foi discutido amplamente com a gestão, com o Sebrae e a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja, que reúne lideranças de toda a cadeia produtiva, desde produtores de insumos, cerveja, embalagens e supermerca­dos, formando, assim, um questionár­io amplo e que gere resultados expressivo­s para o conhecimen­to do setor cervejeiro nacional em todas as frentes.

Mas o trabalho não para por aí. O Núcleo Acadêmico projeta a continuida­de da formação continuada com uma agenda bimestral, levantando temas dentro da lacuna de mercado com o objetivo de manter o ganho de conhecimen­to e a evolução do setor, divulgação de pesquisas técnicas, estudos de caso nas cervejaria­s e estudos acadêmicos relacionad­os às mais diversas frentes de pesquisa na área da cerveja, desde o campo até o copo. Desta forma, o Núcleo Acadêmico une a prática das cervejaria­s e a ciência em função de uma cerveja nacional forte e plural.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil