Revista da Cerveja

Bebendo em Sorocaba

- Foto: Divulgação Cervejário Beer Store

Roteiro de Bares, por Edson Carvalho

Quando estive em Sorocaba, em meados de 2015, a cena cervejeira na região já era intensa. Várias cervejaria­s e bares trabalhand­o para promover a cultura da cerveja artesanal na cidade. Não é de espantar, afinal, Sorocaba está entre as maiores cidades do estado de São Paulo.

Como faz alguns anos que passei por lá, resolvi pedir ajuda ao Pedro Conte, da Cervejaria Pineal (@cervejaria­pineal), para entender o que mudou e quais lugares a galera anda frequentan­do.

O espaço aqui é curto para citar todos os lugares que me foram indicados, então escolhi alguns que me chamaram mais atenção. Mas fica a dica: sempre que estiver em uma cidade conhecendo bares e cervejaria­s, pergunte aos locais sobre quais outros lugares seria legal conhecer.

Lembrando que ainda estamos numa pandemia, então não se esqueça de continuar apoiando os bares e cervejaria­s da sua cidade, sempre seguindo as regras e orientaçõe­s relacionad­as à prevenção da Covid-19.

Vamos começar nosso tour pelo Taproom da Cervejaria Bamberg (Av. Antônio Castanharo, 555, Parque do Jataí II, Votorantim/SP). Tá, eu sei que ele fica em Votorantim e não em Sorocaba, mas as duas cidades são literalmen­te coladas uma na outra, e a Bamberg tem muita importânci­a no fomento da cerveja artesanal local que não dava para eu deixar de fora.

O Taproom fica na fábrica e abre às sextas e sábados com estrutura de mesas na parte de fora, food trucks e música. O rock and roll é uma paixão do Alexandre Bazzo, proprietár­io e cervejeiro, então já sabe o que vai ouvir quando estiver por lá. De segunda a quinta, se alguém chegar no bar da fábrica e quiser beber algo, também é possível, mas sem o espaço que montam no final de semana. O foco são cervejas inspiradas em estilos alemães, com uma variedade incrível, mostrando que a Alemanha é muito mais que Pilsen e Weissbier.

Bem pertinho da Cervejaria Bamberg, a 4 km e já em Sorocaba, está o Cervejário Beer Store (R. Antônio Perez Hernandez, 125, Mercadão Campolim). Eles ficam no Mercadão Campolim e são donos de uma carta gigante de cervejas. Só de garrafas e latas, giram em torno de 200 a 250 rótulos, e nas torneiras, 20 no total, oferecem cervejas frescas brasileira­s e importadas.

Mas apesar do nome, o Cervejário não vive só de cerveja. Eles montaram uma das melhores cartas de destilados da cidade. Scotch, single malt, bourbon e cachaça artesanal são algumas das opções. Eu particular­mente gosto muito de tomar cerveja acompanhad­a de uma dose de algum bom destilado.

Ainda no bairro Parque Campolim, vamos para o Beer Caps (Rua Francisco Neves, 93, 01, Parque Campolim). O bar fica em uma esquina tranquila da cidade e ostenta uma grande e bela árvore que se integra ao ambiente.

Construíra­m um deque bem charmoso sob a sombra dessa árvore, tornando esse ambiente muito concorrido. Eu mesmo, quando passei por lá em 2015, me sentei ali para provar umas cervejas. O foco deles sempre foi valorizar os produtores regionais no conceito “farm to table”, tanto nas torneiras de chope, com cervejas locais, quanto na cozinha. Um clássico é o sanduíche de pastrami, produzido em um açougue tradiciona­l da cidade de Itapetinin­ga/SP. Conversei com um dos proprietár­ios e ele já me garantiu que estão vindo com mais novidades em breve.

A menos de 3 quilômetro­s dali, a gente chega ao Rino Beer Growler & Craft (R. Mascarenha­s Camelo, 1070, Vila Santana). A ideia de abrir o Rino veio do Milton Gagliardi e das suas filhas Vivian e Talita, todos curiosos e grandes apreciador­es de cervejas artesanais. Investiram nas torneiras trazendo algumas cervejas clássicas de fora do Brasil, como Founders, Fuller’s, Delirium, Brooklyn, Weihenstep­haner entre cervejaria­s locais e do resto do Brasil.

Construíra­m um parklet em frente ao bar e hoje é o espaço mais procurado da casa pelos clientes para sentar e relaxar curtindo uma boa cerveja.

Continuand­o nosso tour em Sorocaba, vamos para o Frater’s Pub (R. Prof. Toledo, 648, Centro). O Renan Martuscell­i, proprietár­io, é um apaixonado por cervejas e, em 2016, abriu um espaço dedicado à venda de growlers (Local Growler). Os anos se passaram e ele percebeu que poderia ampliar e oferecer mais experiênci­as para os seus clientes, e então abriu o Frater’s Pub, que fica exatamente ao lado do Local Growler.

No Frater’s, aberto esse ano (2021), ele instalou 12 torneiras, sendo metade com cervejas locais e a outra metade variando entre nacionais de outras partes do Brasil e importadas. Para acompanhar as cervejas, investiu em porções no estilo comida de boteco e lanches. O pub fica no centro de Sorocaba.

E, para finalizar com caneco de ouro nosso rolê cervejeiro por Sorocaba, vamos pedir um belo pint de

Sinergy (Rua Aparecida José Nunes de Campos, 53, Jardim do Paço). A premiada cervejaria montou um taproom anexo à fábrica com 12 torneiras, sendo que uma delas é dedicada à água gratuita para os clientes — afinal, hidratação também é importante.

Na mesma pegada da Bamberg, aqui também colocam mesas na frente do bar e chamam food trucks para fazer a vez da cozinha. Contam também com um espaço kids para os pais deixarem as crianças se divertindo enquanto eles também se divertem

Por conta da pandemia, os serviços oferecidos pelos bares e cervejaria­s podem sofrer alterações, então tente se informar antes com cada local para ver como estão operando.

Pronto, agora, quando estiver por Sorocaba e região, já sabe onde beber bem conhecendo os bares e cervejaria­s locais.

Sáude e até o próximo bar!

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil