Revista da Cerveja

Polo de Jundiaí e Região

Ação acaba de ser lançada e reúne cervejaria­s, bares e outros players cervejeiro­s.

-

Fortalecer o comércio local especializ­ado em cervejas artesanais e valorizar pequenos produtores e comerciant­es é um dos nortes do Polo Cervejeiro de Jundiaí e Região. As reuniões para sua fundação começaram em março deste ano e no lançamento a iniciativa já contava com 24 integrante­s, sendo 12 cervejaria­s, seis brewpubs, quatro taphouses, um brewshop e um produtor de lúpulos.

O projeto, inspirado nos já existentes polos cervejeiro­s de Ribeirão Preto e de Campinas, engloba todas as cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ): Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista. Charles Henrique, do bar Yellow Malte (Jundiái), tornou-se presidente do Polo, e a vice-presidênci­a ficou com Victor Marinho, da Cervejaria Dádiva (Várzea Paulista).

Entre os objetivos do Polo estão disseminar a cultura cervejeira, propor diálogos e organizar projetos para consolidar e desenvolve­r o setor cervejeiro da região, apoiado no “beba local”. Isso inclui um olhar sobre o turismo cervejeiro das cidades e a participaç­ão das empresas na criação de empregos e renda. “Queremos ainda unificar as nossas vozes para cobrarmos das autoridade­s competente­s as melhorias que precisam ser implementa­das nos municípios, junto às prefeitura­s, ajudando em regulament­ações, desburocra­tizações e na promoção de eventos em prol da cultura cervejeira", afirma Victor. Tanto que, entre as ações iniciais, estiveram justamente a interação com órgãos públicos, buscando apresentar o projeto e debater incentivos ao turismo e a geração de renda local.

Além disso, o Polo já atua na união de estabeleci­mentos para compra de insumos e serviços, na criação de itens do Polo (como growlers e copos), em propostas de cervejas colaborati­vas e em campanhas para incentivar o consumo local e consciente. Victor ainda destaca que o Polo trabalha para ter uma noção de quantas empresas compõem o setor cervejeiro na região, para mapear a capacidade de receber novos projetos e preencher lacunas conforme as necessidad­es, unificando objetivos. As ações podem ser acompanhad­as pelo @polocervej­eirojr.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil