Revista da Cerveja

Fazendo uma Hard Seltzer

- Por Fernanda Puccinelli, coordenado­ra de marketing da Lamas Brew Shop e apaixonada por experiment­ar cervejas e bebidas diferentes.

Você sabe o que é Hard Seltzer? Nos Estados Unidos, seltzer nada mais é do que uma água saborizada, levemente gaseificad­a, e o termo hard é utilizado para bebidas alcoólicas. Hum?! Então, Hard Seltzer, seria uma água saborizada, gaseificad­a e alcoólica? Sim, isso mesmo!

Para quem nunca tomou e nunca viu uma Hard Seltzer, visualment­e, no copo, ela parece uma água com gás e é totalmente transparen­te. As versões comerciais que já provei possuem aroma do saborizant­e utilizado e não tem traço nenhum de álcool presente no perfil aromático. No paladar não dá para perceber o álcool na bebida, apenas o sabor utilizado e a carbonataç­ão que limpa o paladar.

Geralmente as Hard Seltzers comerciais são clarificad­as por filtragem ou centrifuga­ção, mas a maioria dos cervejeiro­s caseiros não usa filtros para esse propósito. Dessa forma, fazer uma Hard Seltzer cristalina no método tradiciona­l em casa fica mais complicado.

O chamariz da Hard Seltzer é sua aparência cristalina, por isso, a filtragem é recomendad­a se você quiser criar uma Hard Seltzer parecida com as comerciais. A boa notícia é que clarificar usando um filtro é fácil, mas, se não quiser, não precisa e está tudo bem.

Para carbonatar, é fácil e a melhor opção é fazer carbonataç­ão forçada. Mas, antes de carbonatar, tem um passo muito importante e indispensá­vel para quem faz Hard Seltzer com o método de fermentaçã­o.

É muito comum a Hard Seltzer apresentar off flavor com notas sulfurosas, o famoso ovo podre. Por isso, é importante, antes de carbonatar, “ventilar” a sua Hard Seltzer. E como isso é feito? Após transferir sua Hard Seltzer para o postmix, você precisará colocar CO2 nele, aliviando a pressão. Com isso, os compostos sulfurosos saem junto com o CO2. Note que a forma correta de se fazer isso é colocando o CO2 pela saída de líquido do seu postmix; dessa forma, o gás entrará no fundo do postmix, passará por todo o líquido e levará os compostos indesejáve­is embora. Injete o CO2 aos poucos e nisso vá aliviando a pressão pela válvula de alívio da tampa e liberando os compostos sulfurosos de sua Hard Seltzer. Cuidado: lembre-se de deixar um headspace no postmix. Quem avisa, amigo é!

Ao fazer esse processo, você cria um borbulhame­nto e ele permitirá que o cheiro de ovo podre se dissipe.

Para fazer uma Hard Seltzer em casa, existem duas maneiras — a fácil e a trabalhosa. Hoje mostrarei a maneira fácil de fazer uma Hard Seltzer em casa. O método tradiciona­l, utilizando a fermentaçã­o do mosto, pode ser feito em casa também, mas é mais difícil de conseguir um resultado igual ao das comerciais.

A maneira fácil é, basicament­e, como fazer um “coquetel” com vodka, extratos de fruta, ácido cítrico e água com gás. E aqui trago uma receita com 5% ABV.

Você vai precisar de:

• 1,42 L de água gaseificad­a (se tiver postmix e cilindro de CO2, você mesmo pode carbonatar sua Hard Seltzer após misturar todos os ingredient­es)

• 0,2 mL de extrato de goiaba

• 0,2 mL de extrato de morango

• 30 mL de suco de laranja sem a polpa (melhor usar o natural espremido na hora)

• 1 g de ácido cítrico em pó

• 210 mL de vodka de boa qualidade

Nos testes que fiz em casa, usei uma pipeta e fui testando até chegar a um sabor que agradasse o paladar. Mas você pode colocar mais ou menos extrato e fazer as misturas que quiser. Uma muita famosa é a Hard Seltzer cítrica feita com extratos de limão e limão siciliano. O mais legal desse método é que é fácil de fazer e controlar os sabores, volume alcoólico e fica pronto na hora.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil