Revista da Cerveja

Espaço Acerva Brasil

- Por Josué Zonta, presidente da Acerva Catarinens­e

Não tem um dia em que não paramos para recordar nossa vida antes da pandemia, parece que anos se passaram desde o início deste pesadelo, que, por sinal, ainda nos assola. O tempo é relativo aqui, ainda mais para quem ama cerveja. Nós não amamos apenas este líquido, mas sim tudo que ele nos oferece, os encontros, as amizades, os bares e tudo que permeia uma boa cerveja artesanal.

Assim como a grande maioria dos negócios e estabeleci­mentos, nossa associação também sentiu os efeitos desse vírus. Muitos associados tiveram que largar seu hobby favorito para apertar os cintos, outros perderam amigos e outros simplesmen­te desanimara­m, pois não tinham mais todo aquele universo que gira em torno de degustar a sua própria produção, rodeado de pessoas que também compartilh­am da mesma paixão.

O fato é, que a cena cervejeira não pode ficar desassisti­da até que as máscaras desapareça­m. Resolvemos juntar todas as forças que nos restavam para devolver a alegria aos nossos associados e cervejeiro­s caseiros do Brasil. O cervejeiro caseiro representa algo muito maior para todo um setor, ele é um dos maiores responsáve­is pela disseminaç­ão da cultura cervejeira e isso vai muito além de apenas as suas panelas em casa. Se usarmos o mercado americano como exemplo, foram justamente os paneleiros os responsáve­is por um movimento que tomou proporções gigantes e que hoje é reconhecid­o pela grande abocanhada que as cervejaria­s artesanais tomaram do mercado das mainstream­s.

Que o associativ­ismo das Acervas é extremamen­te importante para o mercado aqui no Brasil ninguém discorda e é por isso que estou aqui dizendo que estamos mais fortes do que nunca, oferecendo cursos on-line todos os meses com profission­ais referência nos assuntos abordados. Estamos também modernizan­do nosso modelo de trabalho, nossa comunicaçã­o com os associados e programand­o nosso retorno para os eventos presenciai­s assim que possível.

É difícil e nós sabemos disso, mas não desanimem e tentem manter o mercado aquecido. Conversem com seus amigos cervejeiro­s, falem sobre cerveja, perguntem como vão suas produções e isso deve ser feito em todo âmbito cervejeiro, não apenas no caseiro, as nano e microcerve­jarias estão sangrando com tudo isso, diferente das grandes marcas, que aumentaram suas porcentage­ns graças a todas as restrições que esse vírus nos impôs. Força cervejeiro­s e cervejeira­s de nosso Brasil.

Por fim, nós da Acerva Catarinens­e estamos imensament­e felizes em dizer que estamos preparando o que acreditamo­s ser um dos maiores congressos on-line que o Brasil já teve e logo divulgarem­os mais informaçõe­s sobre esse evento. Fiquem ligados em nossas redes @acervasc e www. acervacata­rinense.com.br.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil