Revista da Cerveja

Escolhas e dicas

- Por chef Paulo Machado

Sopa paraguaia - “Apesar do nome, trata-se de um bolo de milho salgado que leva queijo, leite, ovos, cebola e fermento. Existem versões diferentes sobre sua origem — parece ser uma derivação do ensopado espanhol ou de um lanche da tarde paraguaio chamado ‘jakaru’. Seja qual for, o fato é que a sopa paraguaia é deliciosa e muito típica da região. Pode ser consumida quente ou fria.”

Caribeu - “Também conhecido como guisadinho, o caribéu é uma receita muito popular na região mais alta do Pantanal, ou seja, em áreas onde se tem o hábito de comer mais carne de sol (charque). Isso porque a altitude diminui significat­ivamente a quantidade dos rios e, consequent­emente, a disponibil­idade de peixes. Por outro lado, aumenta a oferta de terras, o que estimula a produção de gado. Foi das fazendas sem refrigeraç­ão, onde se utilizava muito charque e mandioca, que nasceu este guisado, um dos pratos mais simples e saborosos do Pantanal. Também há receitas que levam abóbora. O caribéu pode ser acompanhad­o de arroz branco. É o prato preferido da minha mãe, a artista plástica Lúcia Barbosa.”

Furrundum - “Doce tradiciona­l das cozinhas pantaneira e tropeira, bem como do Vale do Paraíba, onde também é conhecida como ‘furrundu’. Em Cuiabá, é amplamente vendido nas lojas de doces. Furrundum é um doce de mamão verde com rapadura, aromatizad­o com canela, cravo e, geralmente, gengibre ralado, o que entrega sua herança portuguesa. O fato de ser popular até hoje parece ter explicação no aproveitam­ento da fruta ainda verde, já que o mamão maduro é alimento certo para os pássaros do Pantanal. Tem como companheir­o inseparáve­l um pedaço de queijo fresco ou meia cura produzido nas fazendas. O furrundum esquentado fica muito bom com sorvete.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil