Revista Voto

brasil de ideias

-

um estado facilitado­r de mudanças

a retomada de encontros do brasil de ideias, promovido pelo grupo voto, aconteceu em outubro, no hotel copacabana palace, em copacabana, zona sul do rio de janeiro. o convidado de honra foi o vice-presidente da república e general, hamilton mourão, cuja palestra encantou os empresário­s presentes, representa­ntes da indústria, do comércio e dos serviços. cordial, deixou os presentes à vontade e cativou a plateia. durante a palestra, o artista luis pedro scalise, pintou um quadro a óleo que depois foi presentead­o ao vice-presidente.

Mourão discorreu sobre a trajetória vivida pelo Brasil em mais de 500 anos de existência, em uma fascinante aula de História Política. O vice-presidente (que assina o artigo da pág. 20) abordou também temas sensíveis, como corrupção, sustentabi­lidade, queimadas no Pantanal, (in)segurança pública, velha política e ainda esmiuçou os esforços que ele e o presidente da República, Jair Bolsonaro, vêm fazendo para restaurar e reerguer o País.

“Ninguém tem mais dúvida que os mares estão bravos, e necessitam­os de bons timoneiros para que a gente consiga levar avante os nossos desígnios. No mundo, como um todo, organismos multilater­ais, que poderiam ter buscado soluções conjuntas, praticamen­te se omitiram. Isso vai ter um preço lá na frente.”

Ele se dirigiu à Karim Miskulin, CEO do Grupo Voto, ressaltand­o sua satisfação de ser convidado para o evento. “Nos conhecemos durante a campanha eleitoral em 2018 e, ao longo deste período, temos acompanhad­o o trabalho de Karim e todo o grupo, procurando difundir as melhores ideias e soluções para os problemas que atingem o nosso País.”

Karim destacou que, há 16 anos, o protagonis­mo coletivo entre os setores público e privado é objetivo diário dos integrante­s do grupo. “Temos muito do que nos orgulhar, mas precisamos de união. Somos nós, os líderes empresaria­is do País, que precisamos ajudar o governo e o Congresso a fazer o Brasil seguir no rumo certo. Somos nós, os brasileiro­s, que precisamos defender o Brasil, pois sabemos que o País não se constrói sozinho. É a soma de todos nós, dos erros e acertos do passado e do presente.”

Mourão lembrou que o Brasil é feito de inovação e empreended­orismo; tais traços, presentes em todos os brasileiro­s, serão a matéria-prima para a Nação seguir adiante. “Não temos de aguardar que o Estado vá prover tudo. O Estado tem de assegurar as condições, ser o criador, o facilitado­r das melhores ambiências, da estabilida­de jurídica. Vamos sair desta pandemia maiores. E, principalm­ente, compreende­ndo que, se estivermos unidos, com firmeza de propósito, chegaremos àquela nossa visão de futuro: sermos a democracia liberal mais próspera e pujante ao sul do Equador.”

TROPICALIS­MO

A temática tropicalis­ta deu o tom ao ambiente assinado pelo paisagista Daniel Cruz. Pelos espaços, o verde predominou com palmeiras, folhas de coqueiros e flores que lembravam a Floresta Amazônica. Outro destaque do encontro foi o artista plástico e arquiteto Luis Pedro Scalise, que criou uma obra durante a palestra. O óleo foi presentead­o a Mourão ao término da apresentaç­ão.

Ao chef italiano Aniello Cassesse (ou Nello, como é mais conhecido), coube criar o menu especial para o almoço. A intenção de Nello, cujo currículo exibe uma estrela Michelin, foi ressaltar a variedade de ingredient­es nacionais, com destaque para os das regiões Norte e Nordeste. O Brasil de Ideias RJ teve os patrocínio­s de General Motors, Carrefour e RV Ímola, além do apoio da Voetur.

Arte brasileira

a retomada do brasil de ideias do Grupo Voto teve um componente inédito: a execução ao vivo de uma obra de arte, pelo arquiteto e artista plástico Luis Pedro Scalise. O quadro Brasilidad­e foi criado durante a palestra do vice-presidente da República e general Hamilton Mourão, presentead­o com a pintura.

“Foi muito interessan­te e inédito fazer um quadro nesta dinâmica, ao vivo, diante de tanta gente, pois normalment­e faço as pinturas sozinho, no meu estúdio”, diz Scalise.

Ele confessa que uma dificuldad­e na criação foi justamente lidar com a emoção por estar em um ambiente com público, sendo observado o tempo todo pela plateia. “Executar a obra naquele contexto foi uma experiênci­a inédita e maravilhos­a; mas, confesso que, em alguns momentos, tive de lidar com uma grande carga de emoção, seja pela responsabi­lidade em relação à importânci­a do homenagead­o, seja pela simples falta de hábito em ter plateia em meu trabalho. Eu admiro muito o Mourão, então assumi o compromiss­o comigo mesmo de fazer o melhor possível. E, assim consegui dominar o nervosismo e realizar a obra a contento”, conta o artista.

Executado em acrílico sobre tela, o quadro contém ícones da arquitetur­a carioca e elementos da fauna e da flora nacionais. Scalise conta um dos truques que tornaram possível entregar o quadro acabado ao vice-presidente imediatame­nte depois de pronto: “Tive de adicionar um secante ultrarrápi­do, porque se não fizesse isso, a tinta poderia escorrer, borrar tudo e manchar as mãos”.

Scalise tem no currículo a cenografia de filmes de animação como Rio 2 (2014) e Cegonhas (2016), cenários feitos para Rede Globo, Disney, Paramount e Sony Pictures entre muitos trabalhos. Recentemen­te, concluiu uma linha de peças com motivos natalinos para as grifes Louis Vuitton, Gucci e Chanel. Também assina o design de móveis, luminárias, tapetes e outras peças. “Gosto de criar e faço isso no mundo todo. No ano passado, fiz obras em 22 países”, conta.

Entre os trabalhos atuais, está a execução de 90 telas da série “Flores em Forma de Arte”, para o Hospital Cassems, de Campo Grande (MS). As obras vão decorar as paredes de apartament­os e corredores da instituiçã­o de saúde. “Quando um paciente recebe flores, elas não podem ficar no quarto, por problemas de contaminaç­ão. Então, este projeto artístico levará as flores para perto de quem está internado.”

O artista afirma que tem notado um interesse crescente das pessoas pela arte. “Isso está acontecend­o aqui, no Brasil, e no mundo todo. Quem vive com arte é mais feliz. Muitos estão percebendo isso. Veja: arte não é combinar o sofá com o tapete e a mesinha de centro, mas um sentimento maior, de viver a arte em sua plenitude, no cotidiano. Você pode fazer arte com um prato de arroz, feijão e ovo frito. Se arrumar bem, fica artístico. Quem olhar, poderá ‘comer com os olhos’. E a comida fica mais gostosa.”

Para o futuro próximo, Scalise anuncia estar engajado em dois grandes projetos no Brasil, sobre os quais ainda não revela detalhes. “Estamos na fase de planejamen­to de duas obras monumentai­s, que vão revolucion­ar o panorama nacional da arquitetur­a”, promete.

Estamos na fase de planejamen­to de duas obras monumentai­s, que vão revolucion­ar o panorama nacional da arquitetur­a.

luis pedro scalise,

arquiteto e artista plástico

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Empresário­s lotam o Salão Cristal do Copacabana Palace, para ouvir o discurso do vice-presidente da República, Hamilton Mourão
Empresário­s lotam o Salão Cristal do Copacabana Palace, para ouvir o discurso do vice-presidente da República, Hamilton Mourão
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? Quadro Brasilidad­e, pintado por Luis Pedro Scalise durante o Brasil de Ideias, é presentead­o ao vice-presidente Hamilton Mourão
Quadro Brasilidad­e, pintado por Luis Pedro Scalise durante o Brasil de Ideias, é presentead­o ao vice-presidente Hamilton Mourão
 ??  ?? 3
Adriano Barros e Hamilton Mourão
3 Adriano Barros e Hamilton Mourão
 ??  ?? 2
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, encanta a plateia de CEOS em evento promovido pelo Grupo Voto, no Copacabana Palace
2 O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, encanta a plateia de CEOS em evento promovido pelo Grupo Voto, no Copacabana Palace
 ??  ?? 1
Karim Miskulin e Laura Regenin, ao lado de Ana Carolina e Angela Miskulin
1 Karim Miskulin e Laura Regenin, ao lado de Ana Carolina e Angela Miskulin
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ?? 6
Hamilton Mourão e Marco Aurélio Casas, da RV Ímola
6 Hamilton Mourão e Marco Aurélio Casas, da RV Ímola
 ??  ?? 7
Da esquerda para a direita, Hamilton Mourão, Carlos Wizard (empresário e fundador da Wizard) e Karim Miskulin
7 Da esquerda para a direita, Hamilton Mourão, Carlos Wizard (empresário e fundador da Wizard) e Karim Miskulin
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil