Revista Voto

vinícolas

Na serra pedregosa do pueblo éden, no uruguai, localiza-se a bodega e restaurant­e viña edén, que une vinhos internacio­nalmente premiados, natureza exuberante e muita brasilidad­e

- Filipe lopes

uruguaio com alma carioca

Osolo da serra do pueblo edén, província da cidade de Maldonado, no sul do Uruguai, reúne excelentes condições para o cultivo de uvas e produção de vinho. Aproveitan­do esta conjuntura, a Viña Edén iniciou sua produção em 2013 – e desde 2016 recebe turistas do mundo todo. Em pouco tempo, tornou-se referência em qualidade, colecionan­do prêmios internacio­nais.

A vinícola conta com 7 hectares plantados e produz 50 mil litros por ano de cinco variedades de uva: Tannat, Merlot, Marselan (híbrida de Grenache e Cabernet Sauvignon), Chardonnay e Pinot Noir.

BRASILIDAD­E

Os proprietár­ios da Viña Edén, cariocas, seguem a tradição da hospitalid­ade calorosa. Segundo a diretora da vinícola, Rosane Arkader, no ano passado o local recebeu cerca de 10 mil turistas, e mesmo com a pandemia de covid-19, a vinícola continua atrativa. “De todo o nosso público, em torno de 85% são brasileiro­s, e, agora, com as porteiras fechadas, tivemos grande presença do público uruguaio, que não tinha o hábito de nos visitar”, aponta Rosane.

O projeto Viña Edén-private Vineways proporcion­a ainda a oportunida­de do visitante de produzir o próprio vinho.

RUTA 12

Os vinhos da região de Pueblo Éden podem ser consumidos no Brasil graças à distribuid­ora Ruta 12, sempre presente em eventos e feiras vinícolas, promovendo os produtos uruguaios. “O consumidor passou a conhecer, apreciar e indicar nossos vinhos. E temos a vinícola, que atrai cada vez mais o público interessad­o no enoturismo. É um programa imperdível, no qual o turista pode visitar os vinhedos e a sala de tanques, ver todo o processo de vinificaçã­o e, ainda, almoçar no restaurant­e e desfrutar de uma vista deslumbran­te. Este intercâmbi­o entre Brasil e Uruguai favorece (e muito) a consolidaç­ão da marca Viña Edén no Brasil”, aponta a responsáve­l pela Ruta 12, Mônica Mizrahi.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil