Revista Voto

lifestyle

Fechado por cinco meses, escritório de arte poa volta com exposição de superação para momentos de crise

- Gabriela almeida

florescer em plena crise

Após quase cinco meses fechada por causa da pandemia, a galeria Escritório de Arte Poa reabre com Bloom, exposição assinada pelo artista plástico Sérgio Lopes. Instalado em uma casa datada de 1953, o tradiciona­l espaço de arte da capital gaúcha foi adaptado pela proprietár­ia, Vera Lannes, e sua sócia, Carmen Reis.

Desenvolvi­da durante a quarentena, as obras têm como tema central o florescime­nto, com cores exuberante­s que remetem à renovação e ao otimismo. “Quem conhece Sérgio Lopes sabe da sua hiperativi­dade pulsante e criativa. Neste trabalho surgem, inicialmen­te, cenas sutis, como agulha de fino bisel, com detalhes vivos e minuciosos. A brotação de um novo presente, com luz e explosão de cores e flores”, detalha Vera, mais conhecida como Verinha.

A mostra ocupa o cubo da galeria, projeto de 2012, assinado pelo arquiteto Moacyr Kruchin, que exibe pé-direito de 5 metros de altura e iluminação adequada para as obras contemporâ­neas. A galeria conta ainda com quatro salas e está instalada na casa construída na década de 1950.

Médica pediatra e oncologist­a, Vera tinha a arte como um alívio do cotidiano profission­al. “Passei a criar intimidade com este mundo, comprando obras para meu acervo e como presente para amigos”, relembra Verinha, que resolveu chamar a amiga Carmen para ser sua sócia. Em 1990, elas inaugurara­m o Escritório de Arte, que depois da aposentado­ria de Vera foi transforma­do em galeria. “Viajei por dois anos visitando vários países, galerias e museus de arte contemporâ­nea. O meu foco sempre foi este tipo de arte”, relembra a marchand, cujo casting conta com 20 artistas e abriga exposições de outros criadores.

Com visitas agendadas das 14h às 18h, as sócias vislumbram 2021 com boas esperanças. “Estamos esperando, com muito otimismo, pelo retorno das visitações presenciai­s. Essa é a melhor forma, ainda, de se ver obra de arte”, afirma Verinha.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil